[Análise] F1 2020 [PS4]




Com o aparecimento do vírus Covid-19, levando o mundo a atravessar uma Pandemia, diversas foram as medidas tomadas para impedir o alastramento do vírus. Entre elas, o cancelamento de eventos desportivos. Isto levou a que a Fórmula 1 tivesse de cancelar o início a temporada de 2020 e, ao invés de começar no habitual mês de março, começou no dia 3 de julho. Contudo, isto não impediu a produtora Codemasters de realizar um dos melhores jogos da franquia F1. 

Os jogos da Fórmula 1 possuem um estatuto elevado e semelhante a outros títulos desportivos como FIFA, NBA 2K e NFL. A produtora conseguiu tomar o maior proveito do tempo em que vivemos para produzir aquele que é o melhor jogo da F1 alguma vez criado. Em semelhança com o título do ano passado, F1 2019, o F1 2020 possui novidades e melhorias que tornam o jogo difícil de não adorar, levando inclusive a conquistar o primeiro lugar do top de vendas físicas no Reino Unido, retirando a liderança de The Last of Us 2. 

Ao contrário dos jogos anteriores, o número de circuitos foi alargado para 22, incluindo agora o Grand Prix da Holanda e do Vietname. No que diz respeito às equipas, todas estão presentes, desde a Mercedes à Williams Racing. O mesmo acontece com os pilotos, todos eles presentes, permitindo aos fãs correrem contra alguns dos melhores pilotos da Fórmula 1 como Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc entre outros durante o modo de carreira. Além dos carros atuais, os clássicos também estão presentes permitindo-nos voltar atrás no tempo experienciar alguns dos carros mais famosos na Fórmula 1.


O modo carreira (Carrer Mode), existente em todos os jogos anteriores da Fórmula 1, também faz parte deste novo jogo, seguindo a mesma fórmula dos jogos anteriores, mas com um melhoramento no campeonato de F2. Anteriormente, o jogador não tinha a possibilidade de escolher as corridas nas quais pretendia competir enquanto fazia parte da F2, sendo limitado a algumas corridas pré-definidas pelo jogo, que lhe servia de introdução. Agora é nos dada a possibilidade de ajustar as corridas que pretendemos participar e a duração do campeonato. Isto é uma excelente forma de habituar os novos jogadores às mecânicas do jogo e aprender a mexer e dominar uma máquina tão potente como um carro da Fórmula 1. Depois de concluir o campeonato da F2, os jogadores entram para o F1, escolhendo a equipa pela qual querem correr e competir no campeonato habitual. Dentro do campeonato da F1 temos diversos objetivos que devem ser concluídos para satisfazer os nossos managers. 

Os restantes modos que estamos habituados a ver estão também presentes, destacando-se o Modo Grand Pix, que nos permite realizar uma GP especifica, com carros da F1 2020, 2019 ou com os clássicos. Também os modos time trial que nos permite testar a nossa rapidez num circuito especifico, Multiplayer que nos apresenta a oportunidade de correr contra outros jogador e o modo Split Screen para aqueles que querem competir com os seus amigos no mesmo local e que voltou graças a uma alta demanda por parte dos fãs. 


Uma das grandes novidades do jogo é o Podium Pass e as Pitpoints. Pela primeira vez na história dos jogos da F1, surge a opção de comprarmos itens, tais como capacetes, Emotes, luvas e pinturas para os carros numa loja que muda diariamente e semanalmente. A compra destes itens é feita através das Pitpoints, que corresponde à unidade monetária dentro do jogo. Da primeira vez que iniciamos o jogo somos recompensados com 11000 Pitcoins, o que permite aos jogadores experimentar esta nova loja e até mesmo comprar a versão VIP do novo Podium Pass. 

O Podium Pass é o equivalente aos battle passes que estamos habituados a ver em jogos como “Fortnite” e “Call of Duty: Modern Warfare”. Sendo composto por 30 tiers, conseguiremos subir de tier em tier à medida que vamos jogado e concluindo certos desafios. Este pass tem duas versões: a versão gratuita e a versão VIP. Na versão gratuita, recebemos alguns itens em determinadas tiers, mas não em todas, já a versão VIP, que custa 9000 PitCoins, dá a possibilidade aos jogadores de receberem os itens gratuitos e os pagos em cada tier existente. 


Apesar de todas estas novidades, a cereja no topo do bolo é o novo modo de jogo My Team. Em F1 2020, os jogadores podem finalmente assumir o papel de condutor e manager da sua equipa de sonho, sendo constantemente submetidos a desafios dentro e fora da pista. Ao iniciar uma carreira neste novo modo de jogo, começamos por criar e personalizar uma equipa, escolhemos um nome, um logo, um fato e o design do carro, dando aos jogadores a possibilidade de se expressarem. Infelizmente não é possível personalizarmos todos os detalhes do carro, apenas as cores, visto que os designs dos carros são pré-definidos pela Codemasters. 

Após a criação da nossa equipa, tal como todas as equipas da F1, precisamos de um patrocinador, um segundo condutor para a equipa e um motor, que nos vão acompanhar ao longo da jornada. Iniciamos a temporada com um dos piores carros no paddock sendo, desta forma, os jogadores desafiados a tornarem-se os melhores managers. Para isso devem acumular a maior quantidade de dinheiro para desenvolverem melhorias no carro tornando-os mais velozes, investir em diferentes departamentos e contratar condutores melhores. O dinheiro é acumulado através dos patrocínios e dos desafios oferecidos pelos mesmos. 

Por fim, temos também a possibilidade de personalizar a temporada à nossa maneira, ou seja, podemos escolher competir nos 22 grandes prémios ou diminuir o número de circuitos, criando uma temporada mais curta onde escolheremos quais os circuitos nos quais iremos competir. 

Na pista somos constantemente postos à prova, queremos ser os melhores e para isso precisamos de um carro melhor. Antes da corrida, temos três treinos onde podemos conhecer melhor a pista, a qualifying que vai determinar em que lugar começamos na corrida e, finalmente, a corrida. 

A condução neste jogo, tal como nos outros, não muda muito. Poderá ser fácil como difícil, dependendo das settings que o jogador escolher. A única mudança drástica na condução é o novo botão “ERS” que serve como turbo, permitindo-nos fazer ultrapassagens mais facilmente. Outra alteração que a Codemasters quis implementar no jogo foi a ocorrência mais comum de erros por parte da inteligência artificial. 




Conclusões 
Este é, sem dúvidas, o melhor e o mais completo jogo da franquia da F1. Nota-se um esforço claro por parte da Codemasters para oferecer a melhor experiência aos jogadores, existindo uma grande evolução nos modos de carreira com o surgimento do modo My Team que dá a oportunidade aos jogadores de gerirem as suas equipas e conquistar o campeonato a sua maneira. Além das novidades, tudo o que resultou no título do ano passado em termos de jogabilidade permaneceu e foi ampliado neste jogo



O Melhor: 
  • Novo modo de Jogo: My Team 
  • Personalização Minuciosa dos carros 
  • Jogabilidade Melhorada sendo acessível e desafiante 


O Pior 

  • Grandes tempos de espera nos Loading Screens 



Pontuação do GameForces – 9.0/10


Título: F1 2020
Desenvolvedora: CodeMasters
Publicadora: CodeMasters
Ano: 2020


Autor da Análise: Bernardo Lourenço 







[Análise] F1 2020 [PS4] [Análise] F1 2020 [PS4] Reviewed by Carlos Silva on julho 18, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.