Site Português Responsável pelos Leaks de Pokémon Sword/Shield

Esta manhã, foi publicado um comunicado conjunto entre a Nintendo e The Pokémon Company, denunciando um website português como a fonte dos leaks de diversos Pokémons não anunciados semanas antes do lançamento de Pokémon Sword/Shield.

“No início de novembro, a Nintendo identificou um número de fotografias tiradas a partir da jogabilidade que revelavam múltiplos Pokémons novos e por anunciar de Pokémon Sword e Pokémon Shield”, pode ler-se no comunicado. “Estes Pokémons foram leaked por um crítico do website português FNintendo, que recebeu uma cópia antecipada do jogo para efeitos de análise. Tanto ele como a FNintento falharam na gestão de material confidencial, o que resultou numa clara quebra do acordo de confidencialidade entre a Nintendo e o meio de comunicação. Como consequência, a Nintendo não irá trabalhar mais com a FNintendo.”

A comunicação termina com a Nintendo a garantir que vai sempre proteger a sua propriedade intelectual e as suas marcas, e que “leaks prejudicam não só a Nintendo, bem como milhares de empregados que trabalham no duro para trazer jogos, e milhões de fãs pelo mundo fora que antecipam novidades e surpresas.”



A FNintendo já publicou uma resposta oficial. “Queremos aproveitar esta oportunidade para admitir abertamente aos nossos leitores que a FNintendo foi responsável pela disseminação online de algumas dessas fotos”, pode ler-se no comunicado do website. “A Nintendo ofereceu-nos uma cópia do jogo para fins de análise, com diretrizes claras de embargo, com as quais concordámos. Essa cópia foi enviada para um dos nossos colaboradores, que partilhou indevidamente as fotografias referidas. Após a investigação, a FNintendo terminou o seu relacionamento com esse colaborador.”

“Reconhecemos que é inadmissível violar as diretrizes de embargo e que não lidámos com os materiais para análise com o cuidado devido. Respeitamos plenamente a decisão da Nintendo de cancelar o contrato de confidencialidade entre as nossas empresas em resultado dessa quebra de confiança e aceitamos que não receberemos mais produtos da Nintendo nem seremos convidados a participar nos seus eventos. Queremos pedir desculpas à Nintendo e à The Pokémon Company, bem como aos nossos leitores, por dececioná-los.”, conclui o comunicado.

É a primeira vez que uma publicação portuguesa se vê envolvida numa situação de quebra de acordo de confidencialidade destas proporções. Tanto a Nintendo como a The Pokémon Company já vieram informar que, exceptuando o corte de ligações com o site em questão, não projectam cortes nas ligações a outros meios de informação portugueses. Esta posição reflecte uma clara confiança na capacidade jornalística, na honestidade e na qualidade dos mais diversos meios de comunicação portugueses que cobrem a apaixonante indústria dos videojogos.

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Site Português Responsável pelos Leaks de Pokémon Sword/Shield Site Português Responsável pelos Leaks de Pokémon Sword/Shield Reviewed by Filipe Castro Mesquita on fevereiro 11, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.