Google Stadia - Uma Nova Plataforma




As gerações de videojogos sempre se caracterizaram pelo hardware, o mercado actual e a tecnologia disponível. Durante anos consecutivos diversas foram as vozes a afirmar que “esta geração é a última”. Muito devido pela dificuldade dos produtores conseguirem equilibrar o custo de criar um jogo, versos as suas receitas, associado à disseminação de técnicas de modelação e programação transversais às diversas plataformas.  Contudo, apesar de haver um decréscimo de unidades vendidas a nível global de todas as plataformas de uma geração, o mercado continua em crescimento, em termos macro económicos, o que leva às maiores companhias continuarem a lançar hardware.

Reconhecendo esta saturação do mercado, seria necessário uma perspectiva nova com vista a abranger mais mercado e conseguir massa critica para uma plataforma rentável. A Google, ao apresentar o Google Stadia, procurou aproveitar a abertura de uma experiência totalmente via stream. Ainda que a tecnologia esteja nos passos iniciais. e a infra-estrutura de uma significativa parte da comunidade gamer não esteja preparada para esta experiência, a consola está “aqui à porta”. Naturalmente existem diversas condicionantes que irão ditar o sucesso ou não desta plataforma, mas de momento podemos contar com o as seguintes caracteristicas:

  • A consola/serviço será lançada dia 19 de Novembro.
  • A lista de países onde estará disponível incluem os seguintes: Estados Unidos; Canadá; Reino Unido; Espanha; França; Itália; Alemanha; Suécia; Dinamarca; Noruega; Finlândia; Bélgica; Irlanda; Holanda. Ainda não há data para o lançamento em Portugal ou no Brasil.
  • O preço de lançamento será 129€ (Founder’s Edition + 3 meses do serviço), com uma mensalidade de 9,99€ nos meses consequentes. Mais concretamente, para o Stadia Pro, com resoluções até 4K a 60 fps.
  • Existirá também um serviço base, a ser anunciado pela Google, com stream a 1080p, Full HD, com som stereo.
  • A lista de jogos no lançamento será a seguintes:

    1. Assassins Creed Odyssey
    2. Destiny 2
    3. Gylt (EXCLUSIVO)
    4. Just Dance 2020
    5. Kine
    6. Mortal Kombat XI
    7. Red Dead Redemption II
    8. Samurai Showdown
    9. Thumper
    10. Tomb Raider
    11. Rise of the Tomb Rider
    12. Shadow of the Tomb Rider

  • Conforme indicado pela Google, numa primeira fase, será necessário ter o Chrome Cast com vista a garantir o stream a 4K. No entanto, a empresa já garantiu que posteriormente, qualquer equipamento com acesso ao Chrome terá esta possibilidade (PC, smartphone, TV, etc.).
  • Os subscritores deste serviço terão direito a descontos exclusivos na compra de novos jogos, conforme já acontece com outros serviços de subscrição (PS Plus e Xbox Live Gold).
  • Os utilizadores neecssitam, nesta primeira fase de uma ligação de internet de 35 megabits por segundo (4K), sendo o mínimo recomendado de 10Mbps (720p).
  • O comando Stadia poderá ser comprado em separado, com um preço de 69 euros e vai ser lançado em três cores.


Autor do Artigo: Carlos Silva
Google Stadia - Uma Nova Plataforma Google Stadia - Uma Nova Plataforma Reviewed by Carlos Silva on novembro 13, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.