Death Stranding 2: On the Beach - Formato Físico Completo
Num panorama cada vez mais dominado pelo digital, a Sony continua a destacar-se como uma das editoras que ainda valoriza verdadeiramente as edições físicas dos seus jogos. Embora a Nintendo mantenha algum esforço neste campo — especialmente com os títulos first-party —, a proliferação de cartões com códigos de download para a Switch 2, especialmente em lançamentos third-party, tem levantado críticas legítimas.
Do outro lado da moeda, a Microsoft tem sido apontada por distribuir discos praticamente vazios, especialmente em versões PS5 de jogos seus, agravando ainda mais o estado atual das edições físicas.
Nesse contexto, é refrescante ver um lançamento como Death Stranding 2: On the Beach a ser feito "como deve ser". Apesar de contar com um patch de dia um, este não é necessário para completar o jogo. Segundo a análise do grupo Does It Play — especializado em verificar a jogabilidade offline em discos físicos —, a totalidade do novo jogo de Hideo Kojima pode ser jogada diretamente a partir do Blu-ray, sem necessidade de ligação à Internet.
Embora o jogo mantenha elementos online — como a construção partilhada de infraestruturas —, estes não são obrigatórios para concluir a campanha. A própria análise refere:
"Pode-se jogar totalmente offline, embora isso exija que o jogador forneça todos os recursos para construir e manter estruturas. Os pedidos de ajuda visíveis serão apenas de NPCs, o que torna a experiência ligeiramente mais difícil. Ainda assim, o jogo mantém-se bem equilibrado."
Existem apenas dois troféus que requerem ligação à Internet para serem desbloqueados. No resto, Death Stranding 2 oferece uma experiência completa fora da caixa — algo que já não é garantido na indústria atual.
A atitude da Sony e da Kojima Productions foi amplamente elogiada por esta abordagem, mostrando que, mesmo em 2025, ainda é possível fazer lançamentos físicos com respeito pelo consumidor.
Despedimentos na industria
A Xbox continua a ser palco de turbulência na indústria, com mais uma onda de cortes que levou ao cancelamento de vários projetos e ao encerramento de estúdios. Entre os afetados está Romero Games, o estúdio fundado pelo lendário designer de DOOM, John Romero, que viu o seu novo jogo cancelado e as portas do estúdio fecharem-se.
Segundo o site Insider Gaming, o projeto agora cancelado seria publicado pela Bethesda, subsidiária da Microsoft, e estava previsto para múltiplas plataformas, incluindo a PS5. Tratava-se de um first-person shooter ainda não anunciado, que aparentemente estava a progredir dentro dos prazos e com resultados positivos.
Num comunicado oficial, a Romero Games esclareceu:
"Isto não reflete, de forma alguma, o trabalho da nossa equipa, o desempenho ou a qualidade do projeto. Cumprimos todos os marcos no prazo, recebemos elogios consistentes e superámos facilmente todas as avaliações internas. Estamos incrivelmente orgulhosos do trabalho desenvolvido e da equipa talentosa por trás dele — a melhor com quem já trabalhámos."
Apesar do empenho da equipa, o projeto foi cancelado devido a uma "decisão estratégica ao mais alto nível da editora", fora do controlo do estúdio. A empresa lamentou não ter tido forma de evitar este desfecho.
O impacto foi imediato: mais de 100 funcionários ficaram sem trabalho, e vários membros da equipa confirmaram publicamente que o estúdio foi completamente dissolvido. O artista Christoph Redl foi um dos primeiros a confirmar que perdeu o emprego. Em publicações nas redes sociais, outros ex-funcionários afirmaram que toda a equipa foi dispensada e que estão devastados com o encerramento do estúdio sediado em Galway, na Irlanda.
A decisão faz parte de uma ampla reestruturação interna da Microsoft, que levou à eliminação de mais de 9.000 postos de trabalho em várias divisões, sendo a área Xbox uma das mais afetadas. Entre os jogos cancelados encontram-se também Everwild e Perfect Dark, ambos projetos first-party com visibilidade significativa.
Embora exista alguma esperança de que a Romero Games possa obter novo financiamento e retomar operações no futuro, neste momento o estúdio encontra-se oficialmente encerrado.
Where Winds Meet
Foi confirmado que Where Winds Meet será exclusivo da PlayStation 5 durante, pelo menos, seis meses — uma informação que surgiu no final do novo trailer do jogo. Esta notícia levanta algumas questões sobre a atual estratégia da Sony no que toca a exclusividades e ao posicionamento das suas propriedades nas várias plataformas.
A revelação surge pouco depois de se saber que Helldivers 2, um jogo first-party da própria Sony, será lançado em breve na Xbox Series X|S. Esta decisão levanta dúvidas sobre o valor estratégico de garantir exclusividades temporárias, quando a própria Sony está a lançar os seus títulos noutros ecossistemas concorrentes.
A situação também reacende o debate em torno das alegações de exclusividade "secreta" relacionadas com Black Myth: Wukong. No caso de Where Winds Meet, a Sony está a promover o jogo de forma clara e transparente, indicando em que plataformas estará disponível e durante quanto tempo será exclusivo. Então por que razão haveria a mesma Sony de manter em segredo quaisquer acordos de exclusividade no caso do projeto da Game Science?
Para já, Where Winds Meet ainda não tem data de lançamento para PS5. O jogo encontra-se já disponível para PC e dispositivos móveis na China. A editora NetEase prepara uma fase final de testes jogáveis marcada para 25 de julho, e os interessados podem inscrever-se online.
Situado na era dos Dez Reinos da história da China, o jogo foca-se no conflito entre duas dinastias rivais. A ação é fortemente inspirada pelo cinema Wuxia, com guerreiros que demonstram habilidades sobre-humanas. Para dar mais autenticidade aos combates, a equipa de desenvolvimento contou com o apoio do coreógrafo de Hong Kong Stephen Tung. Vejam o mais recente trailer:
Project Code M
A Novect, o estúdio responsável pela aclamada visual novel The House in Fate Morgana, revelou o seu próximo projeto: Project Code M. O novo título será publicado pela veterana Aksys Games e está confirmado para a PlayStation 5, embora ainda não tenha uma janela de lançamento definida.
O jogo apresenta um conceito intrigante e original: o jogador terá de assumir dois papéis — o de investigador e o de assassino — para descobrir a verdade por detrás de uma série de homicídios. O trailer de anúncio já se encontra disponível e levanta o véu sobre esta proposta narrativa ousada.
A história decorre na Tóquio contemporânea, com foco na zona histórica de Shitamachi, incluindo bairros como Asakusa e Yoshiwara, e mergulha no submundo do crime japonês. Como assassino, o jogador deverá montar armadilhas, encurralar a vítima e executar o crime, sendo que o estilo de homicídio variará consoante a situação. Por outro lado, no papel de investigador, terá de procurar pistas, interrogar testemunhas e reconstruir os eventos com precisão.
Após o sucesso da versão Nintendo Switch de The House in Fate Morgana — que alcançou uma impressionante pontuação de 96 no Metacritic —, as criações da Novect têm gerado um entusiasmo renovado. Com Project Code M agora confirmado para PS5, a expectativa é que o jogo seja disponibilizado em todas as lojas digitais da PlayStation, ao contrário do título anterior, que permanece ausente de algumas regiões. Vejam o trailer:
Novo Jogo de Terror a Caminho
O estúdio britânico Firesprite, detido pela Sony, está a trabalhar num novo projeto AAA para a PlayStation 5 — e promete algo verdadeiramente ambicioso. Conhecido pelo desenvolvimento de Horizon Call of the Mountain (lançamento de estreia do PSVR2) e pelo roguelike de terror The Persistence, o estúdio sediado em Liverpool está agora a recrutar para esta nova produção.
Num anúncio de emprego para o cargo de Cinematic Producer, o estúdio refere que este novo projeto terá “grande foco na atmosfera, narrativa, agência do jogador e imersão”, procurando explorar “território inovador em tecnologias de nova geração”. A descrição completa do anúncio — que poderia ter beneficiado de uma revisão de texto — é a seguinte:
“Este é um projeto AAA ambicioso, com um forte enfoque na atmosfera, narrativa, agência do jogador e imersão em território inovador com tecnologias de hardware de nova geração.”
O anúncio destaca ainda a importância da colaboração entre as equipas cinemáticas, exigindo candidatos com forte compreensão de narrativa, produção cinematográfica e processos de pós-produção em videojogos. Este projeto tem alegadamente, o nome misterioso de Heartbreak, que segundo rumores será um survival horror. Alguns fãs especulam que poderá tratar-se de uma sequela de Until Dawn, o popular jogo narrativo de terror lançado na PS4 em 2015.
No entanto, o entusiasmo em torno da marca Until Dawn pode já ter esfriado. A adaptação cinematográfica recente triplicou o seu orçamento, mas arrecadou apenas 53,2 milhões de dólares — longe de ser um sucesso retumbante. Já o remake lançado para PS5 em 2024 teve receção morna e o estúdio responsável, Ballistic Moon, acabou por encerrar.
Ainda assim, caso a Firesprite traga uma nova abordagem ousada ao universo de Until Dawn, poderá haver espaço para surpreender os jogadores. Resta saber se o público está preparado para regressar a esse tipo de experiência quase uma década depois do original.
Notícias PlayStation da Semana 05 Julho 2025
Reviewed by Filipe Martins
on
julho 05, 2025
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