Notícias PlayStation da Semana 05 Julho 2025


 



Death Stranding 2: On the Beach - Formato Físico Completo





Num panorama cada vez mais dominado pelo digital, a Sony continua a destacar-se como uma das editoras que ainda valoriza verdadeiramente as edições físicas dos seus jogos. Embora a Nintendo mantenha algum esforço neste campo — especialmente com os títulos first-party —, a proliferação de cartões com códigos de download para a Switch 2, especialmente em lançamentos third-party, tem levantado críticas legítimas.

Do outro lado da moeda, a Microsoft tem sido apontada por distribuir discos praticamente vazios, especialmente em versões PS5 de jogos seus, agravando ainda mais o estado atual das edições físicas.

Nesse contexto, é refrescante ver um lançamento como Death Stranding 2: On the Beach a ser feito "como deve ser". Apesar de contar com um patch de dia um, este não é necessário para completar o jogo. Segundo a análise do grupo Does It Play — especializado em verificar a jogabilidade offline em discos físicos —, a totalidade do novo jogo de Hideo Kojima pode ser jogada diretamente a partir do Blu-ray, sem necessidade de ligação à Internet.

Embora o jogo mantenha elementos online — como a construção partilhada de infraestruturas —, estes não são obrigatórios para concluir a campanha. A própria análise refere:

"Pode-se jogar totalmente offline, embora isso exija que o jogador forneça todos os recursos para construir e manter estruturas. Os pedidos de ajuda visíveis serão apenas de NPCs, o que torna a experiência ligeiramente mais difícil. Ainda assim, o jogo mantém-se bem equilibrado."

Existem apenas dois troféus que requerem ligação à Internet para serem desbloqueados. No resto, Death Stranding 2 oferece uma experiência completa fora da caixa — algo que já não é garantido na indústria atual.

A atitude da Sony e da Kojima Productions foi amplamente elogiada por esta abordagem, mostrando que, mesmo em 2025, ainda é possível fazer lançamentos físicos com respeito pelo consumidor.




Despedimentos na industria 





A Xbox continua a ser palco de turbulência na indústria, com mais uma onda de cortes que levou ao cancelamento de vários projetos e ao encerramento de estúdios. Entre os afetados está Romero Games, o estúdio fundado pelo lendário designer de DOOM, John Romero, que viu o seu novo jogo cancelado e as portas do estúdio fecharem-se.

Segundo o site Insider Gaming, o projeto agora cancelado seria publicado pela Bethesda, subsidiária da Microsoft, e estava previsto para múltiplas plataformas, incluindo a PS5. Tratava-se de um first-person shooter ainda não anunciado, que aparentemente estava a progredir dentro dos prazos e com resultados positivos.

Num comunicado oficial, a Romero Games esclareceu:

"Isto não reflete, de forma alguma, o trabalho da nossa equipa, o desempenho ou a qualidade do projeto. Cumprimos todos os marcos no prazo, recebemos elogios consistentes e superámos facilmente todas as avaliações internas. Estamos incrivelmente orgulhosos do trabalho desenvolvido e da equipa talentosa por trás dele — a melhor com quem já trabalhámos."

Apesar do empenho da equipa, o projeto foi cancelado devido a uma "decisão estratégica ao mais alto nível da editora", fora do controlo do estúdio. A empresa lamentou não ter tido forma de evitar este desfecho.

O impacto foi imediato: mais de 100 funcionários ficaram sem trabalho, e vários membros da equipa confirmaram publicamente que o estúdio foi completamente dissolvido. O artista Christoph Redl foi um dos primeiros a confirmar que perdeu o emprego. Em publicações nas redes sociais, outros ex-funcionários afirmaram que toda a equipa foi dispensada e que estão devastados com o encerramento do estúdio sediado em Galway, na Irlanda.

A decisão faz parte de uma ampla reestruturação interna da Microsoft, que levou à eliminação de mais de 9.000 postos de trabalho em várias divisões, sendo a área Xbox uma das mais afetadas. Entre os jogos cancelados encontram-se também Everwild e Perfect Dark, ambos projetos first-party com visibilidade significativa.

Embora exista alguma esperança de que a Romero Games possa obter novo financiamento e retomar operações no futuro, neste momento o estúdio encontra-se oficialmente encerrado.


Where Winds Meet 





Foi confirmado que Where Winds Meet será exclusivo da PlayStation 5 durante, pelo menos, seis meses — uma informação que surgiu no final do novo trailer do jogo. Esta notícia levanta algumas questões sobre a atual estratégia da Sony no que toca a exclusividades e ao posicionamento das suas propriedades nas várias plataformas.

A revelação surge pouco depois de se saber que Helldivers 2, um jogo first-party da própria Sony, será lançado em breve na Xbox Series X|S. Esta decisão levanta dúvidas sobre o valor estratégico de garantir exclusividades temporárias, quando a própria Sony está a lançar os seus títulos noutros ecossistemas concorrentes.

A situação também reacende o debate em torno das alegações de exclusividade "secreta" relacionadas com Black Myth: Wukong. No caso de Where Winds Meet, a Sony está a promover o jogo de forma clara e transparente, indicando em que plataformas estará disponível e durante quanto tempo será exclusivo. Então por que razão haveria a mesma Sony de manter em segredo quaisquer acordos de exclusividade no caso do projeto da Game Science?

Para já, Where Winds Meet ainda não tem data de lançamento para PS5. O jogo encontra-se já disponível para PC e dispositivos móveis na China. A editora NetEase prepara uma fase final de testes jogáveis marcada para 25 de julho, e os interessados podem inscrever-se online.

Situado na era dos Dez Reinos da história da China, o jogo foca-se no conflito entre duas dinastias rivais. A ação é fortemente inspirada pelo cinema Wuxia, com guerreiros que demonstram habilidades sobre-humanas. Para dar mais autenticidade aos combates, a equipa de desenvolvimento contou com o apoio do coreógrafo de Hong Kong Stephen Tung. Vejam o mais recente trailer:





Project Code M





A Novect, o estúdio responsável pela aclamada visual novel The House in Fate Morgana, revelou o seu próximo projeto: Project Code M. O novo título será publicado pela veterana Aksys Games e está confirmado para a PlayStation 5, embora ainda não tenha uma janela de lançamento definida.

O jogo apresenta um conceito intrigante e original: o jogador terá de assumir dois papéis — o de investigador e o de assassino — para descobrir a verdade por detrás de uma série de homicídios. O trailer de anúncio já se encontra disponível e levanta o véu sobre esta proposta narrativa ousada.

A história decorre na Tóquio contemporânea, com foco na zona histórica de Shitamachi, incluindo bairros como Asakusa e Yoshiwara, e mergulha no submundo do crime japonês. Como assassino, o jogador deverá montar armadilhas, encurralar a vítima e executar o crime, sendo que o estilo de homicídio variará consoante a situação. Por outro lado, no papel de investigador, terá de procurar pistas, interrogar testemunhas e reconstruir os eventos com precisão.

Após o sucesso da versão Nintendo Switch de The House in Fate Morgana — que alcançou uma impressionante pontuação de 96 no Metacritic —, as criações da Novect têm gerado um entusiasmo renovado. Com Project Code M agora confirmado para PS5, a expectativa é que o jogo seja disponibilizado em todas as lojas digitais da PlayStation, ao contrário do título anterior, que permanece ausente de algumas regiões. Vejam o trailer:





Novo Jogo de Terror a Caminho





O estúdio britânico Firesprite, detido pela Sony, está a trabalhar num novo projeto AAA para a PlayStation 5 — e promete algo verdadeiramente ambicioso. Conhecido pelo desenvolvimento de Horizon Call of the Mountain (lançamento de estreia do PSVR2) e pelo roguelike de terror The Persistence, o estúdio sediado em Liverpool está agora a recrutar para esta nova produção.

Num anúncio de emprego para o cargo de Cinematic Producer, o estúdio refere que este novo projeto terá “grande foco na atmosfera, narrativa, agência do jogador e imersão”, procurando explorar “território inovador em tecnologias de nova geração”. A descrição completa do anúncio — que poderia ter beneficiado de uma revisão de texto — é a seguinte:

“Este é um projeto AAA ambicioso, com um forte enfoque na atmosfera, narrativa, agência do jogador e imersão em território inovador com tecnologias de hardware de nova geração.”

O anúncio destaca ainda a importância da colaboração entre as equipas cinemáticas, exigindo candidatos com forte compreensão de narrativa, produção cinematográfica e processos de pós-produção em videojogos. Este projeto tem  alegadamente, o nome misterioso de Heartbreak, que segundo rumores será um survival horror. Alguns fãs especulam que poderá tratar-se de uma sequela de Until Dawn, o popular jogo narrativo de terror lançado na PS4 em 2015.

No entanto, o entusiasmo em torno da marca Until Dawn pode já ter esfriado. A adaptação cinematográfica recente triplicou o seu orçamento, mas arrecadou apenas 53,2 milhões de dólares — longe de ser um sucesso retumbante. Já o remake lançado para PS5 em 2024 teve receção morna e o estúdio responsável, Ballistic Moon, acabou por encerrar.

Ainda assim, caso a Firesprite traga uma nova abordagem ousada ao universo de Until Dawn, poderá haver espaço para surpreender os jogadores. Resta saber se o público está preparado para regressar a esse tipo de experiência quase uma década depois do original.

Notícias PlayStation da Semana 05 Julho 2025 Notícias PlayStation da Semana 05 Julho 2025 Reviewed by Filipe Martins on julho 05, 2025 Rating: 5

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