Resident Evil Requiem
A Capcom levantou o embargo sobre a demo jogável de Resident Evil Requiem, mostrada à imprensa durante o Summer Game Fest.. Com isso, surgiram novos detalhes sobre o título, incluindo uma das maiores novidades: o jogo poderá ser jogado tanto na primeira como na terceira pessoa, sendo possível alternar livremente entre estas duas perspetivas durante a campanha.
Esta abordagem representa a junção das direções que a Capcom seguiu nas últimas entradas principais — Resident Evil 7: Biohazard e Resident Evil Village, que introduziram a câmara na primeira pessoa — com os estilos clássicos reimaginados nos remakes de Resident Evil 2, Resident Evil 3 e Resident Evil 4.
Segundo a antevisão do IGN, será possível mudar entre as duas perspetivas a qualquer momento através do menu de pausa. A demo, jogada numa PS5 Pro, decorre imediatamente após o final do trailer de revelação, com a protagonista Grace Ashcroft a tentar escapar de uma ala médica.
Outro destaque é a introdução de um novo inimigo do tipo "stalker", seguindo os passos de figuras icónicas como Mr. X e Lady Dimitrescu. O IGN descreve-o como visualmente semelhante à criatura do filme Barbarian, destacando ainda o impacto do medo sentido por Grace. "Combinado com o medo palpável de Grace, fugir deste novo monstro misterioso é ainda mais aterrador e quase me fez lembrar a primeira vez que joguei Amnesia: The Dark Descent", pode ler-se na antevisão. De lembrar que Resident Evil Requiem tem data de lançamento a 27 de fevereiro de 2026.
Silent Hill 1 Remake
E continuando nos jogos de terror, depois de já ter anunciado que continuaria a colaborar com a Bloober Team após o sucesso do remake de Silent Hill 2 lançado no ano passado, a Konami confirmou que o estúdio vai também reimaginar o jogo original da PlayStation.
O anúncio foi feito durante a transmissão Konami Press Start, que terminou com os logótipos das duas empresas, seguidos do logótipo de Silent Hill e da indicação de que o projeto está “em desenvolvimento”. A confirmação chegou também através da conta oficial da série no Twitter: “Estamos atualmente a trabalhar com a Bloober Team num remake de SILENT HILL, originalmente lançado para a PlayStation em 1999.”
Apesar de não terem sido reveladas plataformas ou data de lançamento, é quase certo que o jogo terá uma versão para PS5. Dado que o projeto foi anunciado apenas com um ecrã de título e a menção de que está em produção, presume-se que ainda se encontre numa fase bastante inicial de desenvolvimento.
Resonance: A Plague Tale Legacy
Anunciado oficialmente durante a Xbox Games Showcase, Resonance: A Plague Tale Legacy é o novo jogo da série da Asobo Studio e servirá como uma prequela dos títulos anteriores. O jogo está confirmado para a PS5 e tem lançamento previsto para 2026.
A existência do projeto já tinha sido alvo de um leak dias antes da apresentação oficial, através de uma publicação no Threads por parte da editora Focus Entertainment. Embora a publicação fosse antiga, alguns fãs conseguiram aceder-lhe antes do tempo, revelando assim antecipadamente o novo capítulo da série A Plague Tale. Podes ver o trailer de revelação completo:
EDENS ZERO

Já podes dar início à tua aventura no universo de EDENS ZERO, graças à demo disponível na PS5. Esta versão de demonstração inclui os momentos iniciais da campanha e permite-te transferir o progresso para o jogo completo, caso decidas comprá-lo, garantindo assim que não perdes tempo nem esforço.
Segundo a descrição oficial, trata-se de “um RPG de ação em 3D baseado no manga e anime de ficção científica EDENS ZERO, da autoria de Hiro Mashima, criador de Fairy Tail e Rave Master”. A história acompanha Shiki Granbell e os seus amigos numa aventura intergaláctica.
O jogo apresenta gráficos 3D em estilo anime, fiéis ao material original, e promete um sistema de progressão com grande profundidade. O comunicado de imprensa acrescenta: “À medida que avanças na história, a tua coleção de equipamento vai aumentando. Para além de alterações visuais e estatísticas, poderás ainda evoluir através de uma árvore de habilidades para cada personagem, o que diversifica e enriquece a ação.”
O lançamento de EDENS ZERO está agendado para 15 de julho.
Persona 4 Revival
Está confirmado: Persona 4 Revival é o tão aguardado remake de Persona 4. O anúncio foi feito durante a Xbox Games Showcase, através de um breve trailer de revelação que volta a apresentar a pacata cidade de Inaba, cenário icónico do jogo original.
Para já, ainda não há qualquer janela de lançamento confirmada, mas é provável que o título só chegue em 2026, no mínimo. A boa notícia é que, ao contrário do que aconteceu com Persona 3 Reload, que foi inicialmente promovido como exclusivo das consolas Xbox, Persona 4 Revival foi desde logo confirmado para a PS5. Ora vejam o teaser trailer:
Clair Obscur: Expedition 33 - Atualização

Já se encontra disponível para download na PS5 a atualização 1.300 de Clair Obscur: Expedition 33, após um ligeiro atraso face ao lançamento no PC. O patch ocupa cerca de 1,5GB na consola da Sony.
Esta atualização tem como principal objetivo reajustar a dificuldade do modo História, tornando-o mais acessível para quem prefere uma experiência mais narrativa. Para os jogadores mais experientes, foram também adicionados modificadores de dano causado e saúde dos inimigos, permitindo personalizar ainda mais os desafios enfrentados.
A par das alterações à dificuldade, o modo História passa a contar com janelas de parry e esquiva mais amplas, e os danos recebidos por parte dos inimigos são agora reduzidos para metade.
Apesar de ser o modo mais fácil, Expedition 33 podia ainda representar um desafio considerável, e tudo indica que o estúdio Sandfall Interactive pretende agora garantir que o jogo se torna verdadeiramente acessível a um público mais vasto.
As notas completas do patch podem ser consultadas no site oficial.
Gears of War Reloaded
É o momento que muitos fãs da PlayStation esperam desde os tempos da Xbox 360: Gears of War Reloaded está a correr a 4K e 60fps na PS5 Pro.
As imagens foram partilhadas pelo IGN como parte do fim de semana de beta atualmente em curso, mostrando secções de jogabilidade no modo multijogador online, mais precisamente no mapa Gold Rush — um clássico que regressa neste remake.
Apesar do estilo artístico industrial e sombrio da série, com os seus modelos de personagens robustos a dividir opiniões, é impossível negar que o desempenho é fluido e a resolução impressiona. Ainda assim, nota-se que o jogo continua a carregar uma herança tecnológica muito ligada a 2006. Mas melhor que nós dizermos, vejam por vocês mesmo:
Stellar Blade
Stellar Blade continua a surpreender, agora com uma performance impressionante no PC. O aclamado título da Shift Up chegou recentemente ao Steam e não só teve uma receção calorosa, como estabeleceu um novo recorde para jogos single-player publicados pela Sony na plataforma. No dia de lançamento, o jogo atingiu os 99.980 jogadores em simultâneo, ultrapassando os picos de títulos como Ghost of Tsushima, God of War (2018), Marvel’s Spider-Man Remastered, Horizon Zero Dawn, The Last of Us Part I e God of War Ragnarök. Embora Helldivers 2 continue a liderar de forma isolada no topo da tabela com mais de 450 mil jogadores, este é um feito notável para um jogo a solo, especialmente considerando o elevado perfil das propriedades que deixou para trás.
Desde então, o número de jogadores simultâneos continuou a crescer, ultrapassando os 152 mil, com tendência para aumentar ainda mais nas próximas horas — em particular com o mercado chinês agora a entrar em horário pós-laboral. Tudo indica que poderá atingir ou mesmo ultrapassar a marca dos 200 mil jogadores, consolidando ainda mais o seu estatuto como um dos lançamentos mais fortes da Sony no PC.
Este sucesso ganha ainda mais destaque tendo em conta que a estratégia da Sony para o mercado de PC tem sido alvo de debate. Apesar de uma receção inicial entusiasta, os números dos lançamentos mais recentes estavam a revelar uma quebra de interesse, agravada por problemas técnicos em alguns ports. O desempenho de Stellar Blade poderá representar um novo fôlego nesta aposta, demonstrando que há ainda um público muito recetivo às experiências PlayStation fora do ecossistema da consola.
A Shift Up continua também a apoiar o jogo com novos conteúdos e atualizações. Seja para quem está agora a descobrir o jogo, ou para quem regressa para explorar tudo o que há para oferecer, Stellar Blade está claramente a viver um dos seus melhores momentos.
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
A Konami confirmou oficialmente que o aguardado remake de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater contará com um modo online, mas não será o regresso de Metal Gear Online que muitos fãs esperavam. Em vez disso, a versão PS5 irá incluir um novo modo multijogador chamado Fox Hunt.
Apesar de ser totalmente focado em jogabilidade online, Fox Hunt será uma experiência bastante diferente, desenhada em torno da mecânica de camuflagem que define o ADN de Snake Eater. O conceito remete para um jogo de "escondidas" em contexto competitivo, onde os jogadores terão de mover-se silenciosamente e eliminar os adversários sem serem detetados.
A editora não revelou ainda muitos pormenores sobre este novo modo, tendo apenas partilhado o seguinte: “Infelizmente, ainda não podemos explicar os detalhes do jogo neste momento, mas estamos a trabalhar intensamente em Fox Hunt. Esperamos poder revelar mais informações concretas à medida que o desenvolvimento avança.” Esta declaração sugere que o modo poderá não estar disponível no lançamento, previsto para o final de agosto de 2025.
Durante a mesma apresentação, foram ainda mostrados alguns dos conteúdos bónus que acompanharão o jogo, como o icónico mini-jogo Snake vs. Monkey, inspirado em Ape Escape. No entanto, a variante de Bomberman, também revelada, será exclusiva das versões para Xbox Series X|S.
Fica assim confirmado que o remake de Snake Eater não se limitará a uma atualização gráfica, apostando também em novas experiências multijogador para expandir a longevidade do clássico. Se Fox Hunt será uma adição memorável ou apenas uma curiosidade experimental, resta agora esperar por mais detalhes — e, claro, pelo veredito final dos fãs, mas entretanto podem ver o trailer:
Heading Out
O estilizado Heading Out prepara-se para chegar à PS5, prometendo uma experiência única de condução em estilo banda desenhada. Desenvolvido pelos estúdios Serious Sim e Crunching Koalas, este é um jogo que aposta menos no destino e mais na viagem — e tudo indica que será uma viagem memorável.
Descrito como uma aventura que mistura corridas de alta velocidade com narrativa imersiva, Heading Out inspira-se nos filmes de culto americanos sobre road trips, transportando o jogador por uma América mítica e intemporal, onde se corre não só contra o tempo, mas também contra os próprios medos.
Visualmente, o jogo destaca-se por um estilo cel-shaded com uma paleta monocromática marcante, remetendo para títulos como Initial D ou Auto Modellista, mas com uma identidade muito própria. O foco não está apenas na condução: as decisões do jogador influenciam diretamente o rumo da narrativa, sendo necessário ponderar bem cada estrada escolhida — uma escolha errada pode significar ficar sem combustível antes de alcançar o próximo destino.
Já disponível no PC, onde foi recebido de forma bastante positiva, o jogo poderá agora conquistar um novo público na consola da Sony. Ainda sem data de lançamento confirmada, Heading Out já pode ser adicionado à lista de desejos na PlayStation Store, ficando os interessados automaticamente notificados assim que estiver disponível.
Notícias PlayStation da Semana 14 Junho 2025
Reviewed by Filipe Martins
on
junho 14, 2025
Rating:

Sem comentários: