Atualizado a 6 de dezembro de 2024
Ainda se lembram de quando as caixas da PS5 se gabavam de suporte a resoluções 8K? Entretanto, essa indicação visual foi removida, mas o desejo
(ou, pelo menos, a curiosidade) de ver jogos de consola a atingir os 8K
permaneceu. Tecnicamente, The Touryst quebrou essa barreira, sendo renderizado
a 8K e 60FPS na PS5 base. Contudo, o sistema operativo da PS5 ainda não é
compatível com resoluções superiores a 4K (situação que se alterará numa
atualização futura, conforme a própria Sony prometeu em 2020). Assim sendo, no
momento da publicação, apenas poderão visualizar os vossos jogos em 3840x2160.
Portanto, é na PS5 Pro que esta barreira será ultrapassada –
ao mesmo tempo que jogos em resoluções inferiores beneficiarão de melhores
taxas de fotogramas e nível de detalhe. São melhorias notórias mas, custando a
PS5 Pro quase o dobro do valor de uma PS5 Slim Digital Edition, nunca foi tão
importante perceber a magnitude destes ganhos de performance antes de saltar
para uma nova consola.
Por isso, compilamos neste artigo todos os jogos PS5 Pro Enhanced, ou seja, os títulos com melhorias confirmadas para a PlayStation 5 Pro, bem com uma descrição da performance que podem esperar nos mesmos. As informações variarão significativamente entre si, dado que pretendemos reproduzir fielmente os detalhes avançados pelos desenvolvedores. Os jogos que surgem na lista sem informação adicional têm versões PS5 Pro Enhanced confirmadas oficialmente, mas as suas melhorias não foram especificadas por enquanto. Por seu lado, os jogos que terão versões Enhanced disponíveis no lançamento da PS5 Pro estarão sublinhados.
Naturalmente, mais títulos receberão suporte confirmado no
futuro; por isso, levem em consideração a data de atualização do artigo quando
procurarem algum jogo específico.
Jogos PS5
- Alan Wake 2
- Quality Mode: 30FPS, com ray-tracing. Resolução de exibição de 4K, com upscale a partir de 2176x1224.
- Performance Mode: 60FPS. Resolução de exibição de 4K, com upscale a partir de 1536x864. Apresenta as mesmas configurações aproximadas do Quality Mode da PS5 base.
- A estabilidade da imagem, o nevoeiro, a iluminação volumétrica e a precisão das sombras foram melhoradas.
- Albatroz
- Apex Legends
- Arma Reforger
- Assassin's Creed Mirage
- Assassin’s Creed Shadows
- Tecnologia de iluminação por ray-tracing melhorada. Sistema de renderização aprimorada e um aprofundamento do fotorrealismo do jogo, tornados possíveis por PSSR e a GPU mais poderosa.
- Avatar: Frontiers of Pandora
- 60 FPS Quality Mode - O jogo rodará a 60 FPS usando o Quality Mode na Playstation 5 Pro.
- O jogo contará com maior contagem de FPS e maior resolução de renderização. A integração de tecnologia PSSR também contribuirá para melhor qualidade e performance.
- Bad Cheese
- Baldur’s Gate 3
- Quality Mode: 4K nativo (2160p) a 30FPS.
- Performance Mode: com upscale (via PSSR) de 1440p para 2160p a 60FPS.
- Modo de ecrã dividido (multiplayer local) proporcionará taxas de fotogramas de 30 ou 60FPS dependendo do jogador estar a usar Quality ou Performance Mode respetivamente.
- Call of Duty: Black Ops 6
- Dead Island 2
- Dead Rising Deluxe Remaster
- Suporte a ray-tracing.
- Demon’s Souls
- Diablo IV
- Dragon Age: The Veilguard
- Performance Mode (60FPS) e Fidelity Mode (30FPS) com parâmetros visuais melhorados, resolução superior e qualidade de imagem melhorada.
- Oclusão de ambiente por ray-tracing será ativada no Performance Mode (previamente exclusiva de Fidelity Mode).
- Dragon’s Dogma 2
- Utilizará o poder da PS5 Pro, PSSR e da tecnologia ray-tracing, e permitirá taxas de fotogramas melhoradas.
- Dwarf Journey
- Dying Light 2: Stay Human
- Equilibrado: 4K upscaled a 60 FPS. Agora com resolução base aumentada (1512p) e ainda iluminação, reflexos Screen Space e Sub Surface Scattering melhorados.
- Resolução: 4K nativo a 30 FPS. Agora com melhores sombras de contacto, iluminação global, reflexos Screen Space e Sub Surface Scattering.
- Desempenho: 4K upscaled com VRR, até 120 FPS. Agora com resolução base aumentada (1440p), melhores sombras de contacto, iluminação global, reflexos Screen Space, Spot Shadows, Sub Surface Scattering e qualidade de nevoeiro.
- Qualidade: 4K upscaled a 30 FPS com Ray Tracing. Agora com resolução base aumentada (1440p), melhores sombras de contacto, iluminação global e Sub Surface Scattering.
- Dying Light: The Beast
- Dynasty Warriors: Origins
- EA Sports College Football 25
- EA Sports FC 25
- EA Sports F1 24
- Modo de Qualidade: face ao equivalente da PS5, acrescenta Ray Tracing na pista com utilização da PSSR.
- Modo de Desempenho: 4K/120Hz
- Modo de Resolução: 8K/60Hz
- Melhorias globais:Resposta de luz mais realista nos modos Ray Traced, elementos de pista melhorados, tais como placas de patrocinadores e superfícies refletoras, metais melhorados, como cercas, luzes e pórticos e resposta pura da luz de superfície da pista.
- Elemental War Clash
- Empire of the Ants
- Enlisted
- Entropy Survivors
- Everspace 2
- Fears to Fathom: Ironbark Lookout
- Final Fantasy VII Rebirth
- Enhanced Mode: 60FPS, com a mesma resolução de Graphics Mode da PS5 (4K). Combina assim as características do Performance Mode e Graphics Mode pré-existentes para proporcionar uma nova experiência visual.
- Fortnite
- God of War Ragnarök
- Novo modo gráfico que ativa as funcionalidades de Favor Quality a 60FPS.
- O modo High Frame Rate terá uma framerate desbloqueada em monitores com variable refresh rate.
- O modo Favor Performance da PS5 base está melhorado na PS5 Pro.
- PSSR está disponível como upscaler, em adição a Temporal Anti-Aliasing
- Gran Turismo 7
- Modo experimental 8K/60FPS, com um nível sem precedentes de detalhe e nitidez.
- Modo 4K com ray tracing, em que as superfícies dos carros refletirão outros carros e até mesmo os seus próprios componentes.
- Helldivers 2
- Hitman World of Assassination
- Hogwarts Legacy
- Grafismo mais nítido e rico. Modo Fidelity terá aplicação de ray-tracing melhorada, com novos reflexos e sombras em todos os ambientes.
- Horizon Forbidden West
- Nível de qualidade visual equivalente ou superior ao Quality Mode da PS5 base, agora a 60FPS.
- Melhorias nas sombras, profundidade de campo, shaders de
pele e cabelo, nuvens e god rays.
- Horizon Zero Dawn Remastered
- Gama de componentes gráficas melhoradas que tiram partido do poder da PS5 Pro, ao mesmo tempo que proporcionam elevada fidelidade a taxas de fotograma rápidas.
- Hunting Simulator 3
- Isonzo
- Killing Floor 3
- Kingdom Come: Deliverance II
- Lies of P
- Quality Mode com um aumento em mais de 30% da taxa de fotogramas. Performance Mode com resolução 4K nativa.
- Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
- Lords of the Fallen
- Aumento de densidade de pixéis de 40% em relação à versão PS5 base, resultando numa imagem mais nítida e com mais detalhes.
- Lost Islands
- Madden NFL 25
- Marvel Rivals
- Marvel’s Spider-Man 2
- Modo Performance Pro: 60FPS, com o mesmo nível de detalhe gráfico do Fidelity Mode da PlayStation 5 padrão e com todas as funcionalidades ray-tracing ativadas (reflexos, água e interiores de janelas).
- Modo Fidelity Pro: 30FPS, com novas funcionalidades ray-tracing. A densidade de pedestres e trânsito estará aumentada em certos locais, e o cabelo das personagens será mais detalhado. Estas funcionalidades podem ser ajustadas individualmente para alcançar taxas de fotogramas superiores, especialmente com para os utilizadores que usam “VRR” ou “120 Hz Display Mode”:
- RT Key Light Shadows : Off (Performance) / On (Fidelity default). Se ativada, usa ray-tracing para calcular as sombras do sol a media-longa distância.
- RT Reflections & Interiors: Medium (Performance) / High (Fidelity). A opção Medium renderiza ray-tracing a metade da resolução global de renderização, enquanto High configura ray-tracing para corresponder à resolução de renderização total. A opção High também melhorará a fluidez das animações nos reflexos e interiores.
- RT Ambient Occlusion : Off (Performance) / Medium / High (Fidelity). Determina a informação adicional de oclusão de ambiente gerada a partir de ray-tracing.
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Novo Modo Performance Pro, que combina a resolução 4K e ray-tracing do Fidelity Mode com os 60FPS de Performance Mode.
- Marvel’s Spider-Man: Remastered
- Novo Modo Performance Pro, que combina a resolução 4K e ray-tracing do Fidelity Mode com os 60FPS de Performance Mode.
- Marvel's Wolverine
- MechWarrior 5: Clans
- METAL GEAR SOLID Δ: SNAKE EATER
- Experiência mais fluida com melhores taxas de fotogramas. Árvores e vegetação mais vívidas.
- Monster Hunter Wilds
- Morels The Hunt 2
- Modo 4K 60FPS.
- Mortal Kombat 1
- My Little Universe
- Naraka: Bladepoint
- NBA 2K25
- No Man’s Sky
- Modos de apresentação 4K/60FPS e 8K/30FPS, com recurso a PSSR.
- Aumento de qualidade gráfica: iluminação melhorada, com reflexos de elevada qualidade e maior qualidade na oclusão de ambiente em ambos os modos. Estas melhorias também estão disponíveis em PSVR2.
- Off The Grid
- Oniriam
- Outbreak: Shades of Horror Chromatic Split
- Paladin's Passage
- Palworld
- Planet Coaster 2
- Professional Spirits Baseball 2024-2025
- Promise Mascot Agency
- Quantum Error
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- Modo Performance Pro: 60FPS, com o mesmo nível de detalhe gráfico do Fidelity Mode da PlayStation 5 padrão e com todas as funcionalidades ray-tracing ativadas (reflexos, água e interiores de janelas).
- Modo Fidelity Pro: 30FPS, com “novas funcionalidades ray-tracing”. A densidade de pedestres e trânsito estará aumentada em certos locais, e o cabelo das personagens será mais detalhado. Estas funcionalidades podem ser ajustadas individualmente para alcançar taxas de fotogramas superiores, especialmente com para os utilizadores que usam “VRR” ou “120 Hz Display Mode”:
- RT Reflections: Medium (Performance) / High (Fidelity). A opção Medium renderiza ray-tracing a metade da resolução global de renderização, enquanto High configura ray-tracing para corresponder à resolução de renderização total. A opção High também melhorará a fluidez das animações nos reflexos.
- RT Ambient Occlusion : Off (Performance) / Medium / High (Fidelity). Determina a informação adicional de oclusão de ambiente gerada a partir de ray-tracing.
- [REDACTED]
- Resident Evil 4 Remake
- Taxa de fotogramas aumentada, resolução de exibição 4K, ambientes mais detalhados e efeitos visuais mais naturais.
- Resident Evil Village
- Modo 120FPS.
- Retrieval
- Resolução mais nítida graças à tecnologia PSSR, ambientes mais detalhados, e reflexos ray-traced com maior fidelidade. Adicionalmente, os jogadores beneficiarão de taxas de fotogramas mais elevadas e estáveis.
- Rise of the Ronin
- Taxa de fotogramas e nível de detalhe gráfico melhorados.
- Rogue Flight
- Silent Hill 2
- Slitterhead
- Smells Like a Mushroom
- Spine: This is Gun Fu
- Starship Troopers: Extermination
- Star Wars: Jedi Survivor
- Resoluções básicas visivelmente mais altas nos modos Qualidade e Desempenho.
- O Modo Qualidade mantém uma resolução 4K e elementos ray-traced, mas agora foi melhorado de 1800p para 2160p.
- O Modo Desempenho agora é executado numa resolução mais alta de 1800p (em vez de 1200p) e inclui oclusão e reflexos raytraced, enquanto continua a alcançar os 60 fps.
- Star Wars: Outlaws
- Stellar Blade
- 4K a 50 ou mais FPS, com maior nível de detalhe.
- Com a opção high framerate, poderão desfrutar de 80FPS.
- Stunt Paradise
- Test Drive Unlimited: Solar Crown
- The Callisto Protocol
- Modos 8K/30FPS e 4K/60FPS, ambos com ray-tracing.
- The Crew Motorfest
- Imagem mais nítida graças a PSSR, com mais objetos em exibição – decalques, vegetação, multidões – a 60FPS.
- The Finals
- The First Descendant
- Expansão de Ray Tracing, que resultou em iluminação e sombras mais realistas e naturais em comparação com a PS5 base. Resolução aumentada, melhor qualidade de imagem e taxa de fotogramas melhorada.
- The Last of Us Part I
- Novo modo PS5 Pro com 60FPS e resolução interna de 1440p e upscale para 4K por PSSR.
- Os modos originais da PS5 base estarão disponíveis e proporcionarão uma experiência ainda mais fluida, bem como uma maior taxa de fotogramas.
- The Last of Us Part II Remastered
- Novo modo PS5 Pro com 60FPS e resolução interna de 1440p e upscale para 4K por PSSR.
- Os modos originais da PS5 base estarão disponíveis e proporcionarão uma experiência ainda mais fluida, bem como uma maior taxa de fotogramas.
- The Midnight Town Stories: Adam's Diary
- Towers of Aghasba
- Truck Driver: The American Dream
- UFC 5
- UFL
- Unreal Kingdoms
- Until Dawn
- War Thunder
- Warframe
- Warhammer 40,000: Darktide
- Warhammer 40,000: Space Marine 2
- Quality Mode: 1080p-2160p com PSSR, a 30FPS.
- Performance Mode: 1080p-1440p com upscale via PSSR para 4K, a 60FPS.
- World of Warships: Legends
Jogos PSVR2:
- Arken Age
- Aumento de resolução de 15% no modo 90FPS mode e de 25% no modo 60/120.
- cyubeVR
- Kayak VR: Mirage
- Texturas "Cinematic" (8K) em vez de "Epic" (4K).
- Dynamic Resolution entre 90-100% em vez de 60-90%.
- Subside
Em adição aos jogos desta lista, poderão contar com melhorias em mais de 8000 jogos PS4 retrocompatíveis através do PS5 Pro Game Boost, a versão PS5 Pro da tecnologia de PS5 Game Boost. Do mesmo modo, há jogos da PlayStation 5 que, mesmo sem novos patches de performance, apresentam melhor performance na PS5 Pro. Um exemplo apontado pela comunidade é Metaphor: ReFantazio, cujos problemas de flutuação de taxa de fotogramas são praticamente resolvidos na nova consola.
Sem comentários: