Análise | Helldivers 2 - Pela democracia conjunta!




Definição da palavra democracia no dicionário Priberam:
(de·mo·cra·ci·a)

1. Governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente.
2. Partido democrático.
3. O povo, em oposição a aristocracia.

Pedido (democrático) de alteração do terceiro ponto para: 
Os Helldivers, em oposição a praticamente tudo que se mexa!



Futuros cadetes, bem-vindos a Helldivers 2!



Para quem nunca ouviu falar de Helldivers 2, este é um jogo de cooperação na terceira pessoa no qual somos soldados incutidos de salvar a super terra de uma invasão de inimigos. E no fundo é isto. Apesar de inspirado no filme Startroopers de 1997 (!), a história é do mais básico que pode existir, mas tal não reduz minimamente a experiencia. É algo a ter em consideração, porque o propósito deste jogo não é realmente proporcionar um modo single-player de excelência. Apesar de ser possível jogar a solo, isso torna esta experiência muito pouco gratificante, inclusive os modos de dificuldade mais avançados são quase impossível de superar desta maneira. A equipa do estúdio Arrowhead conseguiu aqui uma fórmula simples mas extremamente eficaz na maneira como obriga os jogadores a cooperarem entre si para ultrapassar as missões.

A boa noticia é que Helldivers 2 começou com uma base de jogadores enorme, e ao que tudo indica parece estar para aumentar, o que trouxe alguns problemas (já falaremos sobre isso).



A jogabilidade tem dois momentos distintos. Temos o modo pré-missão, onde andamos pela nossa nave, podendo consultar o mapa galáctico para ver o rumo das invasões e  podemos usar as várias moedas existentes, para comprar os diversos upgrades disponíveis. Aqui dividimos a nossa atenção entre a evolução da nossa nave para termos alguns melhoramentos durante as missões, o nosso equipamento e os utensílios que podemos chamar da nossa nave (como os diferentes air-strikes e sentrys) no decorrer do nosso espalhar de balas democrático! As 4 moedas existentes são adquiridas de diferentes modos e mesmo os super-créditos (que podem ser adquiridos através de dinheiro real) estão, de uma forma saudável, disponíveis durante as missões, fazendo que a necessidade de investir dinheiro real no jogo, para já, não seja propriamente necessária.  

E após todos os preparativos, está na altura de encher os inimigos de balas de liberdade!


É aqui que a diversão começa, mas com um senão. Depois de um tutorial extremamente básico, somos enviados para a primeira missão com pouca noção do que é para fazer. Acredito que, para quem vá começar agora este jogo como novo recruta dos vídeo-jogos, Helldivers 2 não seja dos títulos mais amigáveis, sendo necessário um background mais calejado para ter a intuição para sobreviver ao caos que rapidamente somos submetidos.



Mas é aqui também que Helldivers se destaca. É que o Gameplay torna-se dos mais divertidos que tenho memória. As expressões que o nosso personagem grita e todo o humor sarcástico presente dão um toque fenomenal à experiencia. Lançarmos um bomba nuclear e vermos o cogumelo de fumo aparecer enquanto corremos na direção oposta com incontáveis inimigos a apontar para os nossos calcanhares é delicioso.

Um pormenor interessante em Helldivers 2 e que ajuda inclusive a diluir alguma monotonia que o jogo pudesse trazer é a presença de Game Masters. Ou seja, durante as partidas, no estúdio da Arrowhead há pessoas focadas em olhar para o que está a acontecer no mapa geral da galáxia e que vão "mexendo uns cordelinhos" para ajudar ou dificultar a vida dos jogadores. Como um Dungeon Masters em jogos de tabuleiros de  Dungeon And Dragons, é interessante saber que temos uma sombra genuína a ver os nossos movimentos e a tecer o rumo do jogo em tempo real, algo deveras original.

E, para ainda auxiliar essa camuflagem, existe uma positiva variedade entre inimigos, cenários e ambientes atmosféricos à medida que vamos aumentando a dificuldade das missões, o que motiva o jogador a tentar ultrapassar os diferentes níveis de dificuldade (existem nove). Infelizmente senti que, em termos de armamento, já é bastante o oposto. Apesar de existirem diversas armas, só meia dúzia estão num nível interessante,  e as restantes são, basicamente, cópias inferiores dessas.



Graficamente não é excelente, mas todos os pormenores estão bem delineados, e convenhamos, o quão bonito é disparar uma bala para uma pata de um inseto gigante e ver a perninha a voar três ou quatro metros ou mesmo um olho de um robot perder a cor vermelha enquanto cai morto no chão não tem preço! 
Já a vertente sonora peca na questão musical. A sonoridade de disparos e inimigos está em sintonia com a jogabilidade, mas em termos de músicas só me vêm à memória dois momentos, quando se aproximam inimigos e quando chamamos a nave para nos extrair da missão. Não havendo uma variedade extra, temo que ambas se tornem irritantes com a continuação de horas investidas no jogo.



Mas há um problema que realmente assola este título. Infelizmente todo o mediatismo que Helldivers 2 recebeu trouxe uma enchente de jogadores, o que causou problemas nos servidores, entre problemas de conexão, servidores completamente cheios e missões que não dão os pontos de experiência supostos. Além disso, várias complicações em otimizações gráficas (principalmente em jogadores de PC, mas também alguns utilizadores da PlayStation 5 sentirem problemas) trouxeram um sabor agridoce ao arranque do jogo. Apesar de acreditar que eventualmente estas situações irão ficar resolvidas não deixa de ser um ponto a salientar, pois infelizmente é cada vez mais "normal" jogos serem lançados sem estarem devidamente polidos e apresentam logo demasiados bugs iniciais, algo que, como todos os jogadores, tenho que condenar.



Conclusões

Posso afirmar que estamos perante um dos melhores jogos coop lançados nos últimos anos. A diversão imposta é algo soberbo, e acredito que com a aposta do estúdio em ir acrescentando conteúdo adicional ao longo do tempo, se jogarem as armas certas (Arrowhead posso sugerir um training ground na nave para testar as armas se faz favor?), poderão manter a base de jogador bastante alta... e eu estarei lá para espalhar democracia!


O Melhor:

  • Jogabilidade fantástica, com destaque para o Gore do jogo
  • A necessidade de cooperação entre jogadores muito bem delineada com resultados excelentes
  • Espalhar democracia e liberdade!

O Pior:
  • Playlist musical curtíssima;
  • Poucas armas principais que possam ser comparáveis
  • Todos os problemas iniciais, não só nos servidores como nas otimizações.


Pontuação do GameForces – 8.5/10


Título: Helldivers 2
Desenvolvedora: Arrowhead Game Studios
Publicadora: Arrowhead
Ano: 2024

NotaEsta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PlayStation 5, através de um código gentilmente cedido pela Sony, via LastLap


Autor da Análise: Filipe Martins 




Análise | Helldivers 2 - Pela democracia conjunta! Análise | Helldivers 2 - Pela democracia conjunta! Reviewed by Filipe Martins on fevereiro 21, 2024 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.