Infernax [PC] - Castlevania do Século XXI



Alguma vez imaginaram a possibilidade de experienciar uma espécie de mistura entre a jogabilidade presente nos jogos mais antigos da série Castlevania, a dificuldade e mecânica dos mais recentes Souls-Like, umas pitadas de RPG e escolhas que alteram a narrativa pelo meio? Não? Então têm de experimentar Infernax!

Em Infernax, somos colocados na pele de um conde, cujo nome é escolhido pelo jogador, na qual tem como missão defender os reinos dos mais variados demónios que os assombram. Para tal, teremos de derrotar diversos demónios gigantes a fim de conseguirmos abrir uma porta que nos levará ao verdadeiro problema. Tudo isto, numa aventura 2D que mistura diversos puzzles de plataformas com um combate bastante simples, mas desafiante.

O títulos conta com dois modos de jogo. O primeiro caracteriza-se como o “modo clássico”, no qual apenas teremos uma vida e caso morramos, teremos de fazer Load Game. Já no “modo casual”, teremos duas vidas onde após as gastarmos o jogo faz Load Game, contudo, não perdemos o nosso ouro e experiência. Em qualquer altura do jogo podemos alterar a dificuldade do clássico para o casual, contudo, o contrário não conseguimos fazer.




No que se refere à jogabilidade, esta foi formulada no sentido de ser simples de interiorizar, mas difícil de dominar e suplantar os desafios impostos. A nossa personagem, durante toda a aventura, faz-se acompanhada por um mace e um escudo, este último sempre à sua frente em posição de defesa, como tal, todos os ataques à distância, objectos arremessados ou ataques de fogo, serão defendidos e reflectidos respectivamente. Quanto aos ataques, a nossa personagem começa a aventura com apenas um tipo de ataque (este bastante semelhante ao de Alucard em Castlevania Symphony of the Night), contudo à medida que vamos avançando na história vamos desbloqueando outros ataques deste género e habilidades. Para além desses ataques, a nossa personagem consegue também utilizar magias e poções.

Ao longo do mapa vamos encontrando bastantes inimigos, estes bastante variados e bem animados. Vale salientar que o jogo apresenta também um aspecto bastante interessante no qual, de dia os monstros são mais fracos e em menor quantidade, porém de noite a quantidade deles aumenta e surgem alguns até bastante difíceis de derrotar. Sempre que derrotamos um inimigo, para além de grandes quantidades de sangue e tripas, recebemos experiência e por vezes também moedas. Estes podem ser utilizados para melhorar a nossa personagem nos "Save Points" (quantidade de vida, dano por ataque e mana) e para comprar armaduras, armas e magias nas diversas lojas.


Como missão principal temos, como previamente mencionado, derrotar os diversos bosses que se encontram dentro de castelos espalhados pelo mapa (algo um pouco cliché para ser sincero). Para além dessa premissa principal, o jogo apresenta também diversas missões secundárias. Estas podem tanto ajudar monetariamente, como alterar o desenrolar da história através de escolhas, que apesar de parecerem sem importância, todas irão alterar o rumo da história e até o final do jogo. A interacção com os NPCS é incrível e não existem duas personagens com a mesma personalidade.

Tanto a banda sonora como a parte gráfica apresenta características 16Bits, algo que nos faz levar aos tempos dos Arcades. Apesar desta modalidade gráfica de certa forma "antiquada" estar presente durante todo o jogo, o seu ambiente é lindo e deixa-nos mesmo de boca aberta sempre que entramos numa nova zona do mapa. Não existe um único cenário do jogo que seja aborrecido, existe sempre alguma coisa a acontecer de fundo e extremamente bem animado.




Quanto à parte sonora, a música que nos acompanha durante esta aventura é excelente e bastante variada (esta vai alterando dependendo da zona do mapa onde estamos e se está de dia ou de noite), potenciando a nossa imersão e sentimento de estarmos a vivenciar a aventura.

Fica a faltar, a nosso ver, uma forma de "Fast-Travel" para nos conseguirmos movimentar mais depressa, uma vez que a nossa personagem anda muito devagar. Outro aspecto onde o jogo peca imenso é no mapa, este não apresenta qualquer tipo de legenda e é bastante confuso à primeira vista.


Conclusões

Infernax consegue trazer o melhor de cada género numa aventura, ainda que cliché, bastante bem conseguida. Revela-se como uma experiência que conta com uma jogabilidade desafiadora e ao mesmo tempo capaz de entreter toda a gente. Com bastantes missões secundárias e escolhas que alteram o desenrolar da história, este é sem dúvida um jogo que trás imensas horas de jogo e diversão.

Não se deixem enganar pelo aspecto gráfico que o jogo aparenta, Infernax é sem dúvida um jogo obrigatório para os fãs da época 16Bits e que espera ansiosamente por um desafio à altura dos seus dotes!

O melhor:

  • Uma banda sonora e ambientação lindos e bastante bem trabalhados;
  • Jogabilidade desafiadora e bastante interessante;
  • Variedade enorme de inimigos e cenários;
  • A possibilidade de alterar o desenrolar da história através de escolhas.

O Pior:

  • A ausência de alguma forma de movimentar a nossa personagem mais rápido pelo mapa;
  • Uma história um pouco clichê;
  • Mapa sem legendas e pouco trabalhado.


Pontuação do GameForces: 8/10



Título: Infernax
Desenvolvedora: Berzerk Studio
Publicadora: The Arcade Crew
Ano: 2022


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo, através de um código Steam gentilmente cedido pela The Arcade Crew.

Autor da Análise: Carlos Cabrita


Infernax [PC] - Castlevania do Século XXI Infernax [PC] - Castlevania do Século XXI Reviewed by Carlos Cabrita on março 07, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.