Notícias PlayStation da Semana – 5 Fev. 2022

PlayStation Adquire Bungie Por 3.6 Mil Milhões de Dólares (via blog.playstation.com & gamesindustry.biz)
 
A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou a aquisição da Bungie, o adorado estúdio que esteve na origem da série Halo e, mais recentemente, produtora da série Destiny. Esta aquisição realiza-se por 3.6 mil milhões de dólares, e servirá para a PlayStation poder usufruir da capacidade e conhecimentos da produtora na conceção e manutenção de jogos enquanto serviços contínuos.

Esta notícia foi oficialmente anunciada através de uma publicação no blog oficial da PlayStation, com assinatura de Jim Ryan, CEO da SIE. Ryan afirmou que a Bungie “terá todo o apoio da Sony Interactive Entertainment para fazer o que sabem fazer melhor – contruir mundos incríveis que cativam milhões de pessoas.” Ryan acrescentou ainda: “A perícia de classe mundial da Bungie na produção multiplataformas e jogos de serviços contínuos vai ajudar-nos a alcançar a nossa visão de expandir a PlayStation para centenas de milhões de jogadores. A Bungie é uma grande inovadora e desenvolveu ferramentas incríveis que ajudarão os Estúdios PlayStation a atingir novos picos sob a liderança de Hermen Hulst.”
 
Na sequência deste anúncio, Jim Ryan conversou com a gamesindustry.biz, revelando mais contornos da aquisição e clarificando as intenções com a mesma. Começando pela autonomia da Bungie, que recentemente se havia desvinculado da sua pareceria com a Activision, o CEO da SIE explica que foi um dos “aspetos mais simples e diretos” sobre os quais chegou a acordo com Pete Parsons, CEO da Bungie. “A primeira coisa que quero dizer inequivocamente é que a Bungie permanecerá uma produtora e editora independente. (…) Vai operar autonomamente dentro da organização da Sony Interactive Entertainment, e continuarão a lançar jogos noutras plataformas.”
 

De seguida, Ryan aborda como a Bungie e a PlayStation se complementam nas suas forças. “Somos como duas peças do mesmo puzzle que se podem juntar. Eles fazem jogos imersivos massivos que não têm fim. Já o forte da PlayStation, como sabem, reside nas suas histórias a solo ricas em narrativa.” E é precisamente aqui que o saber fazer da Bungie pode ser valioso para a estratégia da PlayStation, que pretende alargar os seus horizontes para outras vertentes da indústria dos videojogos.
 
“Já há registos anteriores em que falo sobre aumentar o tamanho da comunidade PlayStation, e expandir para lá do que é o historial nas nossas consolas. Isto pode assumir diversas formas. Uma delas é definitivamente a possibilidade de se poder aproveitar em diferentes lugares e de diferentes modos os jogos maravilhosos que temos feito ao longo dos últimos 25 anos.” Ryan depois acrescenta: “Temos um plano agressivo no que diz respeito a jogos enquanto serviços contínuos. E a oportunidade de trabalhar, e particularmente de aprender, com as pessoas brilhantes e talentosas da Bungie… isto vai acelerar consideravelmente a viagem na qual nos encontramos.”
 
Quando confrontado com a ideia de que esta aquisição se deve à recente cadeia de aquisições de elevada notoriedade, como foi o caso da Activision-Blizzard pela Microsoft, ou da Zynga pela Take-Two, Jim Ryan nega que esta tenha sido uma resposta a esses eventos. “Estas conversas têm decorrido ao longo de vários meses, e são certamente prévios à atividade que temos visto este ano. Na nossa perspetiva, isto é mesmo sobre fazer o que achamos ser mais correto para a PlayStation, e o que sentimos ser o mais acertado para levar a PlayStation a sítios onde nunca esteve.”


Para terminar, e ainda acerca do assunto das aquisições, Jim Ryan foi perentório: “Devem esperar mais, absolutamente. Não ficamos por aqui, nem de perto. Com a PlayStation, temos um longo caminho a percorrer. Pessoalmente, irei passar muito do meu tempo com Pete [Parsons] e a equipa da Bungie, para ajudar a garantir que tudo corre bem e que autonomia significa mesmo autonomia. Mas para outros lados da nossa organização, temos muitas mais movimentações a fazer.”
 
Fica consumada a primeira aquisição da PlayStation deste ano, com Ryan a garantir que mais estarão para vir. A Bungie passa, então, a fazer parte da família de Estúdios PlayStation para ajudar no desenvolvimento de jogos enquanto serviços contínuos. A produtora retém, no entanto, toda a sua independência para produzir e lançar jogos noutras plataformas, sugerindo fortemente que nenhum dos seus jogos já lançados ou por lançar se tornará exclusivo das consolas da Sony.
 
De recordar que o último título lançado pela Bungie foi Destiny 2 em 2017, jogo que, entretanto, se tornou free-to-play, que já chegou à PlayStation 5, e que no dia 22 de fevereiro receberá uma nova expansão chamada The Witch Queen.
 

Nova State of Play Revela Novidades de Gran Turismo 7 (via youtube.com & Last Lap)
 
A SIE transmitiu mais um episódio da State of Play, dedicando cerca de 30 minutos a Gran Turismo 7. Esta próxima entrada na aclamada série de simuladores de corrida chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 4 de março de 2022.
 
Esta apresentação começou com Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony Digital, a apresentar Gran Turismo 7 como o título de celebração dos 25 anos da série e, acima de tudo, como o pináculo da mesma. “Achamos que este é o GT mais completo até agora. Desenhámos GT7 de modo que aqueles que nunca tenham contactado com a cultura automóvel até agora possam entrar neste profundo e rico mundo de carros,” explica Yamauchi. “O nosso objetivo foi criar um simulador de condução que todos os jogadores possam apreciar. Quer sejam fãs acérrimos de Gran Turismo ou novos na série, Gran Turismo 7 será divertido para todos.”
 
Passando a aspetos mais concretos do jogo, é indicado que Gran Turismo 7 contará, no lançamento, com mais de 400 veículos de marcas de automóveis de todo o mundo, 34 localizações e mais de 90 circuitos reais ou criados para o jogo. Com o decorrer do tempo, mais circuitos e veículos serão adicionados através de atualizações do jogo.
 
Quanto a novidades deste jogo, teremos o novo “World Map” a partir do qual se pode aceder a várias funcionalidades de Gran Turismo 7, tal como o GT Café, a Brand Central, o concessionário de carros usados ou ainda o novo Legend Cars. Foi também revelado que, para além dos modos competitivos online, este título verá o regresso do modo de ecrã dividido que permitirá que dois jogadores joguem lado a lado.


Outro aspeto destacado durante esta State of Play foi o sistema meteorológico do jogo. Yamauchi explicou que o jogo simulará o processo de formação das nuvens baseando-se numa vasta quantidade de dados meteorológicos, de temperatura, de humidade e de pressão do ar específica a cada região. Tudo isto afetará os cenários de corrida, por exemplo, na luz ou nas temperaturas atmosférica e das superfícies. Tudo isto irá, por sua vez, afetar a corrida, influenciando realisticamente, por exemplo, a aderência dos pneus à pista.
 
Quanto à versão PlayStation 5 de Gran Turismo 7, esta apresentação foi destacando algumas funcionalidades específicas desta em relação à versão PS4. Primeiro, foi confirmada a implementação de ray-tracing, de modo que as superfícies dos carros produzam reflexos realistas. Os gatilhos adaptativos do DualSense ajudarão a imersão ao, por exemplo, levar os jogadores a sentir o bloqueio dos pneus aquando de uma travagem. O feedback háptico e o áudio 3D também foram referidos como fatores potenciadores da imersão na experiência de corrida.
 
Outra grande novidade aqui apresentada foi a possibilidade de personalização dos nossos veículos, tanto no que diz respeito à afinação do seu desempenho, como em relação ao aspeto, através de várias centenas de itens aplicáveis e mais de 1200 cores. Gran Turismo 7 incluirá ainda um modo de fotografia, no qual poderemos colocar o nosso carro em mais de 2500 localizações em todo o mundo, e modos de replay, que nos permitem rever corridas de maneiras distintas.
 
Assim, ficamos a saber muito mais acerca de Gran Turismo 7 e com o que poderemos contar quando o jogo chegar à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 4 de março deste ano.
 

Ghostwire: Tokyo Recebe Vídeo de Apresentação e Data de Lançamento (via youtube.com & Last Lap)
 
A SIE lançou um vídeo de apresentação de 20 minutos para Ghostwire: Tokyo, proporcionando aos jogadores um vislumbre do que esperar deste título. Adicionalmente, e ainda antes da estreia do vídeo, ficou confirmado o lançamento deste exclusivo PlayStation 5 temporário para o dia 25 de março de 2022.
 
Ghostwire: Tokyo é um thriller de ação-aventura jogado na perspetiva da primeira pessoa e com várias temáticas paranormais, algo que se pode constatar no vídeo lançado. Neste, pudemos ver o nosso protagonista Akito em ação, enfrentando hordas de criaturas monstruosas nas ruas desertas de Tóquio. Todo o combate aqui mostrado parece explosivo, com a apresentação a focar, eventualmente, os poderes elementares que teremos nas mãos, bem como algumas armas mais tradicionais que poderemos usar.
 
Os poderes de Akito vêm através da sua comunhão com um espírito chamado K.K., com o qual terá de cooperar para prevalecer sobre a ameaça que recaiu sobre Tóquio e que fez desaparecer toda a sua população. O vídeo mostra ainda que haverá momentos em que K.K. e Akito se encontram separados, nos quais teremos de ser mais furtivos e cuidadosos no momento de atacar inimigos.
 
Estes poderes serão ainda úteis em secções de exploração da cidade de Tóquio. Akito terá à sua disposição uma pulsão que permitirá fazer uma leitura das ruas que tem diante de si. Terá também a possibilidade de se impulsionar na vertical de modo a explorar os telhados dos edifícios da capital nipónica.
 
Assim, ficamos a saber mais acerca deste intrigante e arrepiante jogo de ação na primeira pessoa, que será exclusivo temporário da PlayStation 5. Ghostwire: Tokyo chegará no dia 25 de março deste ano.
 

Anunciada Chegada de GTA V na PlayStation 5, e Confirmada a Produção de um Novo GTA (via rockstargames.com)
 
A Rockstar Games anunciou a data de lançamento do aclamado Grand Theft Auto V e de GTA Online na PlayStation 5, o que acontecerá no dia 15 de março deste ano. Adicionalmente, a Rockstar anunciou também que o próximo jogo da série já está em produção.
 
Estes anúncios chegam-nos através de uma publicação no site da própria Rockstar, onde podemos encontrar também mais detalhes sobre esta nova versão de GTA V. “Grand Theft Auto V e GTA Online para a PlayStation 5 (…) apresentarão novos modos gráficos com resoluções até 4K, até 60 fotogramas por segundo, opções de HDR e ray-tracing, bem como os avanços tecnológicos das consolas da nova geração com tempos de carregamento mais rápidos, áudio 3D imersivo, feedback háptico, e muito mais.” A publicação explicita ainda que será possível transferir o progresso da anterior geração de consolas para a nova, tanto no que diz respeito ao modo de história, como à componente online do jogo.
 
Adicionalmente, uma versão separada de GTA Online será lançada em simultâneo com GTA V, e será gratuita na PlayStation 5 nos primeiros três meses. Para esta versão, foram prometidas algumas melhorias, como a opção de passar à frente do prólogo do modo de história (que antes era um requisito antes de se poder envergar no modo online), a implementação de um novo tutorial específico e a oportunidade de escolher entre um negócio ilícito, para novos jogadores entrarem neste modo de forma mais equilibrada.
 
Para terminar a publicação, a Rockstar anunciou finalmente que está a trabalhar num novo Grand Theft Auto. “Com a longevidade sem precedentes de GTA V, sabemos que muitos de vocês nos têm perguntado acerca de uma nova entrada na série Grand Tehft Auto,” pode ler-se no final da publicação. “Em cada novo projeto que embarcamos, o nosso objetivo é sempre ir significativamente para lá do que fizemos antes – e é com prazer que confirmamos que a produção da próxima entrada na série Grand Theft Auto está a decorrer e a andar bem.”
 
Assim, ficamos não só a saber da data de chegada de Grand Theft Auto V e de Grand Theft Auto Online à PlayStation 5, como recebemos a confirmação de que um novo GTA está a ser produzido. GTA V e GTA Online chegarão à PS5 no dia 15 de março de 2022.
 

Anunciados Jogos PS Now Para Fevereiro de 2022 (via blog.playstation.com)
 
A atualização da biblioteca de jogos da PS Now correspondente ao mês de fevereiro de 2022 já se encontra disponível. No total, foram 4 os novos títulos adicionados ao serviço de streaming da PlayStation:
 
Grand Theft Auto: Vice City – The Definitive Edition (Rockstar Games) é a versão remasterizada do clássico jogo de ação em mundo aberto originalmente lançado na PS2. No papel de Tommy Vercetti, temos de estabelecer uma base de operações de narcotráfico em Vice City, enquanto tentamos descobrir os responsáveis pelo insucesso do nosso primeiro negócio na cidade. Com um elenco de personagens memoráveis, um grau de liberdade impecável numa cidade rica em atividades, e o trabalho de remasterização mais bem conseguido da trilogia recentemente relançada, este é um jogo ao qual é sempre um prazer regressar.
 
Little Big Workshop (HandyGames) é um jogo de gestão e simulação no qual teremos de gerir uma fábrica, os seus trabalhadores e as suas tarefas. O nosso objetivo é construir uma pequena fábrica e ir investindo de forma que esta se vá desenvolvendo, garantindo que se resolve todos os problemas que surjam e que os trabalhadores permanecem saudáveis. Com um grau de liberdade bem conseguido, um grande leque de opções de desenvolvimento da fábrica, e com uma vertente artística animada, este jogo pode ser uma boa surpresa para os fãs deste género.
 
Through the Darkest of Times (Paintbucket Games) é um sombrio jogo de estratégia passado durante a Segunda Guerra Mundial. O nosso objetivo é assumir a liderança de um grupo de resistência civil, de modo a organização ações de sabotagem e de divulgação de informação acerca do governo nazi que domina a Alemanha do ano 1933. Com uma narrativa opressiva estruturada em quatro capítulos, uma profundidade estratégica interessante, e consequências impactantes para as nossas ações e decisões, este é um jogo bastante atraente para os mais aficionados por este período histórico e por jogos deste género.
 
Death Squared (SMG Studio) é um jogo de puzzles cooperativo para até quatro jogadores. O nosso objetivo será trabalhar em conjunto de modo a conseguir trazer um pequeno robô até ao final de um nível, resolvendo problemas ambientais e escapando a perigos colocados perante nós. Com mais de 150 níveis disponíveis, quebra-cabeças desafiantes e gratificantes, e uma direção artística animada e colorida, este é um título independente que poderá agradar a vários jogadores, sobretudo se for jogado com entes-queridos.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Dying Light 2: Stay Human [PS4 & PS5] (Techland) é o RPG de ação na primeira pessoa passado numa das últimas povoações humanas após um apocalipse zombie. No papel de um errante chamado Aiden, teremos de encontrar a nossa irmã perdida enquanto desvendamos os segredos desta povoação e sobrevivemos à miríade de criaturas monstruosas. Com um enorme e meticuloso mundo aberto para explorar que é afetado pelas nossas decisões, um divertido sistema de navegação baseado em parkour, e a possibilidade de jogar a solo ou em cooperação, este é um dos primeiros lançamentos promissores do ano, no qual fãs de vários géneros poderão encontrar horas de diversão.
 
Life is Strange Remastered Collection [PS4] (Deck Nine) é a versão remasterizada dos jogos de aventura Life is Strange e Before the Storm. No papel de Max teremos de usar os nossos recém-adquiridos poderes de manipulação do tempo para desvendar vários mistérios em Arcadia Bay, e no papel de Chloe poderemos explorar melhor o passado recente desta cidade antes dos eventos do primeiro jogo. Com duas narrativas emocionantes, bons sistemas de escolha e consequência, uma vertente visual aprimorada e uma jogabilidade melhorada, esta coleção de jogos narrativos é uma recomendação fácil para quem ainda não mergulhou nesta fascinante série.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 5 Fev. 2022 Notícias PlayStation da Semana – 5 Fev. 2022 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on fevereiro 05, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.