[Análise] Out of Line [NSW]


Out of Line, desenvolvido pela Nerd Monkeys e publicado pela Hatinh Interactive, é o novo jogo português que anda nas bocas do mundo!

Se este nome te diz algo é provavelmente porque Out of Line foi o vencedor dos prémios PlayStation no ano de 2017. Este grande jogo 2D, caracterizado pela interessante mistura de plataformas e puzzles, teve um grande crescimento desde este reconhecimento e vê agora, finalmente, concretizado o seu lançamento oficial.



Apresentando-se com uma história enigmática, seguiremos as façanhas de San, um pequeno personagem, num gigante mundo mecânico. A nossa aventura começa com San a receber da sua companheira de aventura um utensílio bem específico e que estará presente durante toda a jornada da nossa personagem: um cubo de energia amarelo, com a capacidade de transformar-se numa lança.

A aventura em si apresenta um começo conturbado, mas rapidamente e após recebermos a nossa lança, iremos nos encontrar num mundo gigante muito similar a uma fábrica. Um mundo belo e desenhado à mão, caracterizando-se por um cenário envolvente, onde encontramos uma natureza a tentar resistir ao avançar dos tempos, fazendo com que nos encontremos num cenário ambíguo de "máquina contra natureza".



Sendo este um jogo de puzzles, teremos como presença assídua e focal a nossa arma. Esta ajudará a travar engrenagens, servir de alavanca para abrir portas ou até para completar circuitos eléctricos, fazendo enormes plataformas mexerem-se. Naturalmente todos estes elementos com o objectivo de ajudar-nos a prosseguir na nossa aventura.

Aliás, perspectivando, o objectivo fundamental é mesmo esse: avançar no mapa ultrapassando todos os puzzles que nos vão aparecendo pelo caminho, sendo que estes vão aumentando a sua complexidade ao longo da jornada. Com o desenrolar da aventura novas dinâmicas são desbloqueadas e assim a dificuldade dos enigmas vai sendo cada vez mais aprimorada.



Existe também uma componente que simula alguma cooperatividade neste jogo, nomeadamente quando teremos de alinhar as nossas ações com personagens muito parecidas com San, ou até com aranhas mecânicas que nos vão ajudar a electrificar algumas engrenagens deste mundo.

Outras ajudas vão surgindo no nosso caminho, mas a uma distância maior do começo da aventura. A título de exemplo e sem querer entrar em possíveis spoilers do enredo, existirá uma personagem que parece ser San em adulto, que também se torna uma peça fulcral nos puzzles que vão aparecendo.



Como objetivo secundário e com vista a tentar alargar esta curta aventura, é possível ir adquirindo cubos de energia azuis durante a nossa caminhada, mas não sendo estes relevantes para a história, podem ser percepcionados como um complemento à mesma.

Sim, a aventura não é muito longa, mas conseguimos ao longo da mesma perceber que o nosso herói vai desenvolvendo as suas habilidades, tanto com a sua fiel lança como crescendo como personagem. Este aspecto transmite um óptimo sentimento de evolução progressiva e recompensadora para o jogador.

Visualmente deslumbrante este jogo desenhado à mão com aguarelas é completamente arrebatador e com certeza um dos jogos mais cativantes feitos em Portugal nos últimos tempos. De igual forma, a banda sonora acompanha o visual do jogo, revelando-se relaxante e trazendo o necessário entusiasmo para cada uma das partes deste jogo. Podemos confirmar que efectivamente toda a componente audiovisual funciona em perfeita harmonia e com vista a transmitir sensações bem especificas ao jogador.




Conclusões

Out of Line tem um equilíbrio incrível entre todas as suas componentes de puzzles, plataformas e aventura. Com um grafismo a fazer inveja aos maiores estúdios da indústria, está aventura desenhada com aguarelas traz um ambiente relaxante, mas sempre imersivo para a história de San. Sendo um jogo relativamente curto tem a dimensão correcta para aquilo que nos pretende transmitir, incluindo um final que apela à interpretação de cada um.

Tendo já jogado e participado nos testes de outro jogo da Nerd Monkeys como o Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa, analisado por mim aqui no site, posso dizer com toda a certeza que este é um salto gigante de qualidade a todos os níveis para este estúdio!



O Melhor:
  • Incrível visual desenhado em aquarelas;
  • Banda sonora a transmitir imersividade no jogo;
  • Dificuldade crescente na aventura.

O Pior:

  • Poderia ter uma história mais longa.




Pontuação do GameForces – 8/10


Título: Out of Line
Desenvolvedora: Nerd Monkeys
Publicadora: Hatinh Interactive
Ano: 2021


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nerd Monkeys.




Autor da Análise: Bruno Neves
[Análise] Out of Line [NSW] [Análise] Out of Line [NSW] Reviewed by Bruno Neves on julho 12, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.