[Análise] Cotton Reboot [PS4]



O que têm em comum bruxas, fadas, tiros, bombas, diamantes e até rebuçados? A resposta à adivinha é simples: Cotton Reboot!!!

Cotton viu pela primeira vez a luz do dia nas arcadas da Sega em 1991 com o nome Cotton: Fantastic Night Dreams. Neste título é-nos apresentada a história de Cotton, uma bruxa montada na sua vassoura que, com a ajuda de Silk (a sua fiel fada trajada somente com um bikini), procura encontrar o maior número de rebuçados possiveis. Simples assim. Efectivamente o enredo não é algo de relevo neste título, mas à semelhança de muitos outros shoot 'em ups, este aspecto não interessa verdadeiramente! Procuramos acima de tudo uma jogabilidade, resposta de controlo e sentimento de recompensa equilibrados para a experiência proposta! Mas vamos por partes.




O título apresenta-se de uma maneira bastante intuitiva: disparamos tiros e bombas a numerosos inimigos, distintos e bem coloridos por sinal, que por seu lado respondem com variados ataques. Tudo isto decorre durante os (infelizmente pouquíssimos) sete cenários, que prosseguem numa típica perspetiva de shooter lateral, mas havendo inclusive momentos em que a ação se desenrola num movimento vertical. Efectivamente para uma experiencia tão aprimorada, sentimos falta de mais alguns níveis para usufruir desta antes do ponto de saturação!

A jogabilidade é bastante fluida seja nos ataques, seja na movimentação da personagem, sendo que navegamos facilmente durante os níveis sentindo somente um ligeiro acréscimo de dificuldade nos bosses no final de cada ronda. Isto denota um nível de dificuldade ligeiro e adequado a novatos no género. Mesmo selecionando o modo difícil nas opções não nos foi complicado passar todos os cenários, o que nos parece demonstrar que os criadores se focaram mais no factor de diversão dos jogadores, do que propriamente numa experiencia desafiante.





Algo original da saga Cotton é que os inimigos ao serem destruídos transformam-se em diamantes, diamantes esses que servem múltiplos propósitos. Alem de serviram para o típico aumento da nossa pontuação, ao dispararmos contra eles, estes refletem e duplicam os nossos tiros. Ao serem atingidos, vão ainda mudando de cor, com cada uma representando uma melhoria diferente. Desta forma, será inclusive possível aumentar os nossos tiros ou as nossas bombas (o nosso ataque secundário), sendo esta a única maneira de conseguirmos tornarmo-nos mais poderosos.

O cenário apresenta-se com gráficos baseados num conceito de arte pixelizada, representando fielmente todas as versões anteriores do jogo, mas com uma palete de cores mais delicada e actual. Também na vertente audiovisual, a música retro acompanha-nos alegremente durante os momentos do jogo, enquadrando bem com os efeitos sonoros de toda a ação.




De notar que o jogo apresenta adicionalmente o Modo X68000. Aqui somos brindados com uma justa homenagem à primeira portabilidade das máquinas árcades, para um computador caseiro. Ainda em 1993 e para o velhinho Sharp X68000. Este modo certamente trará alguma nostalgia a jogadores mais old school!



Conclusão

Cotton Reboot é um bom shoot ´em up para quem quer passar um bocadinho tempo a desanuviar do stress do dia, ou para quem gosta de se esmerar e estar sempre em primeiro lugar do ranking (visto que o score é visível online). Gostariamos, principalmente, que a experiencia fosse um pouco mais extensa, pois os somente 7 niveis não se revelaram suficientes para saciar a nossa sede! 



O Melhor:
  • Controlo suave da nossa personagem e das suas ações;
  • Musicalidade bastante interessante e envolvente.


O Pior:
  • Poucos cenários;
  • Jogabilidade extremamente fácil (mesmo em modo difícil).



Pontuação do GameForces – 7/10



Título: Cotton Reboot
Desenvolvedora: Sucess
Publicadora: Sega, Hudson Soft, Electronic Arts, Datam Polystar, Sunsoft, Sucess
Ano: 2021


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PS4, através de um código gentilmente cedido pela agencia PR Hound



Autor da Análise: Filipe Martins
[Análise] Cotton Reboot [PS4] [Análise] Cotton Reboot [PS4] Reviewed by Carlos Silva on julho 31, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.