Todas as Novidades Saídas do Summer Game Fest Kickoff


Haverá melhor altura do ano para os fãs de videojogos do que a temporada da E3? A antecipação do que poderá ser anunciado, o entusiasmo com uma revelação surpreendente, e a celebração desta indústria de entretenimento sem igual… Estes são alguns dos fatores que nos fazem esquecer os problemas da vida ou as nossas responsabilidades para ficarmos colados aos ecrãs à espera de ver qual o nosso próximo jogo preferido, ou qual será a próxima experiência marcante pela qual passaremos.

Curiosamente, em 2021 esta temporada arranca com um evento paralelo à E3 – falamos da Summer Game Fest, organizada pelo apresentador Geoff Keighley. Nesta tarde, tivemos o arranque oficial deste evento, com uma série de anúncios exclusivos e de revelações interessantes. Vejamos então tudo o que foi anunciado nas duas horas da Summer Game Fest Kickoff!
 

O primeiro jogo focado nesta tarde foi Tiny Tina’s Wonderlands (Gearbox), um spin-off do aclamado looter shooter Borderlands. Trata-se de um jogo inspirado no universo Borderlands, mas com um twist de fantasia, onde as personagens podem usar magias, para além de armas de fogo. A atriz Ashley Burch explicou que a personagem que protagoniza, Tiny Tina, será uma espécie de Dungeon Master da narrativa bem-humorada do jogo. Tiny Tina’s Wonderlands chegará no início de 2022.
 
A seguir, as atenções viraram-se para Metal Slug Tactics (Dotemu), um jogo de estratégia com um estilo visual pixelizado inspirado na histórica série de side-scroller shooters. Num trailer que misturou sequências cinemáticas animadas e um vislumbre de jogabilidade, vimos várias personagens em ação, e a participar em combates por turnos, em terrenos divididos em grelhas. Nenhuma data de lançamento foi anunciada, nem quais as plataformas para as quais Metal Slug Tactics será lançado.
 
Logo depois, tivemos uma aparição especial de Hideo Kojima. O produtor indicou que se encontra a trabalhar num novo projeto, e, sem revelar qualquer detalhe, explicou que o seu próximo título será algo radicalmente diferente daquilo que fez até aqui. Para terminar a sua intervenção, Kojima remeteu-nos para um trailer de Death Stranding: Director’s Cut (Kojima Productions), onde pudemos ver o protagonista Sam Bridges a parodiar situações de Metal Gear Solid. Esta versão definitiva do jogo de ação na terceira pessoa está a caminho da PlayStation 5, chegando à nova consola da Sony em breve.
 

Seguidamente, tivemos Jurassic Park Evolution 2 (Frontier Developments). Num belíssimo trailer cinemático, pudemos ver alguns dos ambientes e criaturas que certamente estarão presentes neste novo simulador de construção e gestão de um verdadeiro parque jurássico. Jurassic Park Evolution 2 chegará ainda em 2021, e será lançado para a PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Steam e Epic Games Store.
 
Depois, foi a vez de Sable (Shedworks) se mostrar. Trata-se de, um jogo de exploração e plataformas em 3D com um estilo visual animado. Neste assumiremos o papel do titular Sable, que parte numa jornada que serve como ritual de passagem. Numa mota voadora ou a pé, os jogadores explorarão vários cenários vibrantes e viverão o que promete ser uma aventura diferente. Sable será lançado no dia 23 de setembro deste ano, para PC e para a Xbox Series X|S.
 
Imediatamente depois, tivemos Lost Ark (Smilegate RPG), um MMORPG free to play de fantasia. Num misto de sequências cinemáticas e sequências de ação, vimos várias personagens a utilizar um amplo leque de ataques diferentes contra uma miríade de criaturas, denotando um sistema de combate de ação em tempo real. Lost Ark chegará à Steam no decorrer do outono deste ano.
 
De seguida, passamos a um trailer de apresentação da Temporada 4 de Call of Duty: Warzone (Activision), o popular jogo gratuito de battle royale da aclamada série de shooters na primeira pessoa. Este trailer mostra alguns dos novos conteúdos (por exemplo, novos mapas). Esta quarta temporada chegará já no dia 17 de junho, através de uma atualização gratuita para o jogo.
 
A palavra foi passada depois à produtora Innersloth, que nos apresentou alguns dos próximos conteúdos a chegar a Among Us. Num curto, mas bem-humorado trailer, foi revelado que um quinto mapa está em desenvolvimento, e que novas cores e novos itens de personalização serão introduzidos. O mais interessante foi a revelação de um novo modo de jogo “Hide & Seek”, e a possibilidade de modificar o jogo para incluir novos papéis para além dos de impostor e inocente, como os de xerife ou cientista.
 

Shuhei Yoshida, chefe da PlayStation Indies, foi o próximo convidado a aparecer no evento, e a revelar um novo jogo – Chicory: A Colourful Tale. Trata-se de um jogo em 2D com estilo visual a fazer lembrar livros de desenhos, onde os jogadores utilizarão poderes que permitem pintar o mundo à sua volta para resolver puzzles, explorar e interagir com várias personagens. O jogo foi lançado agora tanto para a PlayStation 4 como para a PlayStation 5, estando já disponível para aquisição.
 
Yoshida não se ficou por aqui, remetendo-nos depois para Salt and Sacrifice (Ska Studios), um RPG de ação em 2.5D com um combate que assenta no estilo souls-like e a sequela de Salt and Sanctuary. Os jogadores assumirão o papel de um guerreiro que caça feiticeiros, tendo de enfrentar monstruosas e implacáveis criaturas pelo caminho, tanto a solo como em cooperação com outro jogador. Salt and Sacrifice chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 durante o ano de 2022.
 
Solar Ash (Heart Machine) foi o jogo que se seguiu, com um novo trailer que mostra uma nova sequência de jogabilidade, onde a nossa protagonista trepa um edifício para montar uma gigantesca criatura voadora, atacando-a em ponto estratégicos para a derrotar. Este jogo, cujas animações e gráficos impressionam sempre que vemos algo de novo, chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 ainda este ano.
 
Depois, recebemos o trailer de lançamento de Chivalry 2 (Torn Banner Studios). Trata-se de um título multijogador online com combates medievais ao estilo de hack ‘n slash. Ao colocar em campo até 64 jogadores simultaneamente, os combates assumem-se caóticos e em grande escala. Chivalry 2 já se encontra disponível para aquisição na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Epic Games Store.


Após um curtíssimo teaser da próxima personagem jogável do competitivo hero shooter na primeira pessoa Valorant (Riot Games), foi apresentado um novo mapa para o shooter multijogador competitivo Escape From Tarkov (Battlestate Games). Este chama-se Streets of Tarkov, e os jogadores poderão atravessar interiores de edifícios, garagens e várias ruas desertas de uma cidade.
 
Seguiu-se o anúncio de Two Point Campus (SEGA), um simulador de construção e de gestão de um campus universitário, dos mesmos criadores de Two Point Hospital. O curto trailer sugere que o jogo manterá o estilo visual e artístico colorido e animado do jogo anterior, bem como o sentido de humor que já é imagem de marca desta série de jogos. O jogo chegará à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e Steam no próximo ano.
 
Na que foi a primeira parceria anunciada esta tarde, foi revelado que o aclamado MOBA Smite estabeleceu uma parceria com a famosa série televisiva Stranger Things. Esta parceria significa que várias personagens e monstros dessa série (como Eleven, Hopper ou o Demogorgon) poderão ser utilizados para participar em combates de arena. Estas personagens, bem como um novo mapa alusivo à série, chegam a Smite no dia 13 de julho deste ano.
 
Variando o ritmo do evento, Geoff Keighley apresentou uma nova editora, chamada Prime Matter. O que se seguiu foi um curto vídeo que introduz os jogadores aos 12 títulos que esta editora tem para publicação. Esses jogos são:
  • Payday 3 (Starbreeze Studios): jogo cooperativo na primeira pessoa onde grupos de jogadores terão de trabalhar em conjunto para concretizar vários assaltos;
  • Crossfire: Legion (Blackbird Interactive): um jogo de estratégia em tempo real que tem como pano de fundo uma guerra futurista;
  • King’s Bounty II (1C Entertainment): um RPG de estratégia, onde os jogadores escolhem a sua personagem e terão de explorar o mundo e comandar exércitos;
  • The Last Oricru (GoldKnights): um RPG de ação na terceira pessoa com elementos cooperativos que mistura elementos medievais com ficção científica;
  • Encased (Crystal Games): um RPG isométrico onde os jogadores mergulharão num mistério complexo e repleto de segredos;
  • Gungrave G.O.R.E (IGGYMOB): um shooter na terceira pessoa, que coloca os jogadores no papel de um pistoleiro que enfrentará várias criaturas mosntrusoas;
  • The Chant (Brass Token): um thriller psicológico jogado na terceira pessoa, cuja narrativa andará à volta da espiritualidade e de cultos;
  • Codename: Final Form (Reikon Games): um shooter na primeira pessoa futurista com elementos de cyberpunk, onde os jogadores poderão jogar a solo ou em cooperação;
  • Dolmen (Massive Work Studio): um RPG de ação que mistura elementos futuristas com terror inspirado em H. P. Lovecraft, como modos a solo e multijogador;
  • Echoes Of The End (Myrkur Games): um jogo de ação e aventura na perspetiva de terceira pessoa e passado num mundo de fantasia;
  • Scars Above (Mad Head Games): um jogo de ação e aventura com elementos de ficção científica, onde teremos de sobreviver num planeta desconhecido e hostil;
  • Um novo Painkiller (Saber Interactive): será o renascer de uma série de shooting na primeira pessoa com elementos de terror.

Depois, tivemos a estreia de The Anacrusis (Stray Bombay), um jogo shooter cooperativo na primeira pessoa, onde vários jogadores terão de se juntar e colaborar para enfrentar hordas de inimigos alienígenas abordo de uma nave espacial massiva. O jogo chegará à Xbox One, Xbox Series X|S, à Steam e à Epic Games Store, chegando também ao Game Pass quando for lançado no outono deste ano.
 
A seguir tivemos a segunda colaboração entre o mundo dos jogos e outras formas de arte, com o anúncio de que Rocket League (Psyonix) irá voltar a associar-se à saga Fast & Furious. Desta vez, vários carros do novo filme, Fast 9, poderão ser usados neste título de futebol com carros. Este novo conteúdo chegará já no dia 17 de junho.
 
Seguiu-se Vampire: The Masquerade – Blood Hunt (Sharkmob), um battle royale free to play passado no universo de Vampire: The Masquerade. A partir da perspetiva da terceira pessoa, os jogadores terão de assumir o papel de uma criatura da noite, e usar poderes sobrenaturais para participar em combates sangrentos e derrotar outros seres monstruosos e humanos. Este jogo sairá na Steam ainda no decorrer de 2021.
 
Mantendo a senda do terror, temos Dark Pictures: House of Ashes (Supermassive Games). Este é um novo jogo de terror interativo, cuja história andará à volta de um grupo de soldados que se encontra preso numas catacumbas assombradas e recheadas de implacáveis monstros. Dark Pictures: House of Ashes chega à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC no dia 22 de outubro deste ano.
 
Agora para os fãs de JRPGs, temos Tales of Arise (Bandai Namco). Este jogo apresenta uma já esperada vertente artística inspirada em animações japonesas, com o trailer a mostrar vislumbres da narrativa e de um sistema de combate em tempo real que poderemos encontrar quando o jogo chegar à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Steam no dia 10 de setembro deste ano.
 

Num anúncio algo apressado, foi indicado que Sky: Children of the Light (Thatgamecompany), um jogo de aventura social semelhante a Journey, chegará à Nintendo Switch no dia 29 de junho. Foi também indicado que uma temporada dedicada a Le Petit Prince, que incluirá vários itens cosméticos alusivos ao livro de Antoine de Saint-Exupéry, começará pouco depois, no dia 6 de julho.
 
O jogo que se seguiu foi Planet of Lana (Wishfully), um jogo de plataformas e aventura em 2D, com uma vertente visual colorida e estilizada desenhada à mão. Parece acompanhar a aventura de um rapaz e de uma pequena criatura sua amiga, terão de resolver alguns puzzles ambientais para descobrir o que está por trás de um estranho evento na sua terra. O jogo chegará à Xbox One, Xbox Series X|S e a PC em 2022.
 
Overwatch 2 (Activision-Blizzard) foi de seguida apresentado pelo seu diretor criativo, Aaron Keller. Este revelou que os combates passarão a ser de 5v5, aumentando assim a componente estratégica. Foram também mostradas algumas imagens de designs atualizados de personagens jogáveis na próxima entrada desta aclamada série de  hero shooters. Mais nenhuma informação foi avançada sobre o jogo.
 
A seguir, foi mostrado um resumo de uma livestream onde Geoff Keighley experimentou s Dungeons & Dragons: Dark Alliance (Tuque Games), juntamente com Jeff Hattem, produtor do jogo, o ator Hannibal Buress e a wrestler Ember Moon. Este jogo é um um RPG cooperativo com temáticas de fantasia, onde cada personagem terá as suas capacidades especiais e onde diversas armas poderão ser utilizadas para defrontar criaturas e inimigos imponentes, cada qual com capacidades distintas. O jogo chegará no próximo dia 22 de junho à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Steam, ficando disponível no Game Pass assim que for lançado.
 
Depois, tivemos um pequeno trailer relacionado com Paladins (Evil Mojo Games), um multijogador hero shooter onde os jogadores fazem equipas para competirem entre si. Este trailer revela uma parceria entre o jogo e a série animada Gen:Lock, com várias personagens da última a passarem a ser incluídas em Paladins em julho de 2021.
 

O jogo seguinte foi o exclusivo Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin (Capcom). Foi mostrado um novo trailer da história do jogo, onde vemos várias novas sequências cinemáticas do conflito entre a humanidade e alguns dos monstros deste universo. Nenhuma informação particularmente nova foi revelada neste trailer, para além de alguns itens bónus para quem pré-reservar o jogo e da comercialização de algumas figuras Amiibo. Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin chegará exclusivamente à Nintendo Switch no dia 9 de julho deste ano.
 
A isto seguiu-se um momento musical, com a banda Weezer a cantar a sua música “Tell Me What You Want”, enquanto imagens do jogo Wave Break (Funktronic Labs) passavam no plano de fundo. Trata-se de um jogo de arcada onde os jogadores terão de fazer skate com barcos, realizando manobras complicadas numa campanha a solo ou em modos multijogador. Wave Break chega amanhã, dia 11 de junho, à Steam e à Nintendo Switch.
 
O próximo jogo foi Endless Dungeon (AMPLITUDE Studios), o dungeon crawler isométrico passado em ambientes futuristas. O novo trailer hoje apresentado foca-se na jogabilidade, mostrando algumas das habilidades e algumas das estratégias que os jogadores poderão implementar à medida que vão enfrentando as várias criaturas monstruosas que se atravessam no caminho. Este jogo cooperativo chega à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, em data ainda a anunciar.
 

Segue-se uma sequência de curtos trailers. Primeiro para Fall Guys (Mediatonic), onde foram revelados novos fatos alusivos a NieR Automata, nomeadamente à protagonista 2B, conteúdo que chegará ao jogo no dia 18 de junho. Depois foi a vez de Genshin Impact (miHoYo), cujo curto trailer mostrou uma nova personagem em ação Kaedehara Kazuha, bem como alguma da história relacionada com a sua chegada.
 
Depois foi a vez de Back 4 Blood (Turtle Rock Studios), sendo apresentado um novo trailer que mostra um pouco mais da jogabilidade deste shooter cooperativo na primeira pessoa, revelando algumas novas criaturas que teremos de enfrentar, e indicando que os jogadores poderão participar num beta decorrerá a partir do dia 5 de agosto de 2021. Quanto ao lançamento, o jogo chega no dia 12 de outubro à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Steam e Epic Games Store.
 
Seguidamente tivemos mais um indie, desta feita um jogo chamado Tunic (Finji). Trata-se de um jogo de exploração e aventura isométrico que parece inspirado na série The Legend of Zelda, onde assumimos o papel de uma pequena raposa que tem de explorar os ambientes que o rodeiam e enfrentar várias criaturas em masmorras. Não foi revelada uma data de lançamento para Tunic, mas foi indicado que um demo poderá ser jogado exclusivamente na Xbox a partir do dia 15 de junho.
 

Depois foi a vez de se mostrar Tribes of Midgard (Norsfell), um RPG de sobrevivência isométrico com estilo visual colorido e estilizado, onde teremos de proteger a semente da árvore da vida, tanto a solo como em conjunto com outros jogadores. Com um sistema de construção, de gestão de recursos e de looters, e combate em tempo real, os jogadores mergulharão profundamente na mitologia nórdica e enfrentarão criaturas temíveis, entre as quais os gigantes de gelo. Tribes of Midgard chegará à PlayStation 4, PlayStation 5 e Steam no dia 27 de julho.
 
De seguida, foi apresentado um novo trailer de Evil Dead: The Game (Saber Interactive). Este focou-se em sequências de jogabilidade, mostrando bastante do que se pode esperar deste jogo de ação e sobrevivência cooperativo na terceira pessoa. Vemos várias das personagens jogáveis a usar os seus ataques característicos e habilidades únicas, sendo ainda revelado que poderemos assumir o papel do vilão para tentar derrotar a equipa de heróis. Este título chegará à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Steam e Epic Games Store ainda em 2021.
 
Para terminar este evento, tivemos finalmente o primeiro vislumbre do tão aguardado Elden Ring (From Software). Este trailer revela um pouco do design do mundo e da complexa narrativa do jogo. Em algumas sequências de jogabilidade, vemos aquela que será a nossa personagem a viajar a cavalo, e a combater uma miríade de criaturas monstruosas, inimigos implacáveis, e o que parecem ser imponentes e grotescos bosses. Fica a impressão de que os fãs de Dark Souls se sentirão em casa neste novo título, não apenas pela jogabilidade à primeira vista familiar, mas pelo regresso a um mundo inspirado por temáticas de fantasia medieval. E para terminar em beleza, foi anunciado que Elden Ring chegará já 21 de janeiro de 2022 à PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Steam.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades Saídas do Summer Game Fest Kickoff Todas as Novidades Saídas do Summer Game Fest Kickoff Reviewed by Filipe Castro Mesquita on junho 11, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.