[Análise] New Pokémon Snap [NSW]


No virar do milénio, os jogadores da Nintendo 64 receberam uma experiência surpreendentemente marcante – falamos de Pokémon Snap. A jogabilidade simples de empunhar uma câmara fotográfica, e mais um item ou dois, e a possibilidade de ver os nossos monstros favoritos a ganhar vida como nunca tinha sido feito antes, deslumbrou todo e qualquer fã de Pokémon. Agora, e depois de duas décadas a clamar por uma sequela, finalmente chegou o tão aguardado New Pokémon Snap. Será esta uma experiência da qual guardaremos queridas memórias, ou será apenas uma fotografia desfocada?


Em New Pokémon Snap assumimos o papel de um jovem apaixonado por Pokémon que chega ao laboratório de um investigador chamado Professor Mirror. Este Professor tem como missão investigar todas as criaturas que vivem na região de Lental, de modo a desvendar um mistério antigo e um estranho fenómeno exclusivo desta localidade que faz com que vários Pokémon brilhem de forma peculiar. Para o ajudar, teremos de trabalhar com o Professor e a sua assistente Rita, fotografando os pequenos monstros nos seus habitats e alguns elementos da ecologia regional. Surpreendentemente, a história acaba por se desenvolver de um modo interessante e inesperado, conferindo a toda a experiência um elemento bastante prazeroso.
 
Menos surpreendente, sobretudo para quem é fã do spinoff original, é a jogabilidade de New Pokémon Snap. Para ir ajudando na demanda do Professor Mirror, teremos de nos aventurar por várias áreas da região Lental dentro de um carro com um percurso relativamente linear. Enquanto este carro vai navegando automaticamente, a jogabilidade assume a perspetiva da primeira pessoa, e temos de ir apontando a câmara para os variadíssimos Pokémon com que nos deparamos, fotografando cada um deles. Ao progredir no jogo, vamos desbloqueando novas áreas para investigar, bem como novos itens para utilizar em cada expedição. Quando chegamos a fim de um percurso, teremos de escolher uma única foto de cada Pokémon para o Professor avaliar e adicionar ao nosso catálogo.
 

Este processo de avaliação também não será estranho aos fãs do Pokémon Snap original. O Professor atribui pontos a cada fotografia consoante o posicionamento em que apanhamos o Pokémon, o seu tamanho, para onde este está a olhar, entre mais alguns elementos da composição fotográfica. As impressões com que ficamos é que as avaliações são genuinamente justas, não tendo havido uma única instância onde tenhamos sentido que uma fotografia mais bem conseguida recebeu uma pontuação inferior. De facto, ficamos com a impressão de que New Pokémon Snap pode até ensinar as bases da prática de fotografia, sobretudo na perspetiva de alguém que pouquíssimo sabia sobre a mesma – na qual admitidamente nos encontrávamos antes de iniciar esta experiência.
 
No final de cada expedição, recebemos pontos de experiência consoante a qualidade das fotografias tiradas. Esses pontos vão ajudar-nos a passar para um novo nível de investigação em cada área. Novos níveis significam mais Pokémon a aparecer, ou que os mesmos Pokémon podem estar a comportar-se de modo diferente, permitindo-nos oportunidades fotográficas únicas. É também ao passar de nível que vamos desbloqueando novas áreas, novos itens para usar ou até a possibilidade de explorar a mesma área numa altura diferente do dia (geralmente, de noite). Isto incentiva-nos a atravessar a mesma área várias vezes, em busca de novos ângulos ou de percursos alternativos que o nosso carro pode seguir, o que poderá levar-nos a descobrir novas criaturas para fotografar.
 

Uma outra novidade é o facto de o nosso compêndio de fotografias não guardar apenas uma foto de cada Pokémon, mas sim quatro. Ou seja, cada Pokémon pode apresentar ou ser levado a adotar quatro comportamentos únicos, consoante a utilização de itens ou habilidades (como o regressado fruto, ou a nova possibilidade de tocar uma música), ou consoante interações com outros monstros com os quais se cruza. Isto confere à experiência elementos de puzzle interessantes, e mais alargados do que no original, sobretudo nas missões onde temos de investigar Pokémon Illumina, que funcionam como encontros de bosses, com puzzles um pouco mais focados e elaborados. De facto, pode ser bastante recompensador experimentar várias ações ou brincar com várias sequências de itens até capturarmos um momento único de um Pokémon.
 
Infelizmente, aqui entra também em jogo o primeiro grande defeito de New Pokémon Snap. Numa só expedição, podemos capturar imagens do mesmo Pokémon a comportar-se de inúmeras maneiras. Mas o facto de apenas podermos escolher uma fotografia por Pokémon no fim de cada expedição impede-nos de preencher o nosso catálogo tão eficazmente quanto possível. Pode ser bastante frustrante ter de escolher entre duas fotografias que sabemos serem excelentes e que exibem comportamentos distintos, apenas para voltar a atravessar a mesma área e não conseguir uma captura tão boa como aquela que acabámos de mandar fora. Para além desta possível frustração, sentimos que esta opção de design estende desnecessariamente a duração da experiência – uma vez que são mais de 210 Pokémon para fotografar, e o facto de haver uma componente pós-jogo bastante ampla.
 

New Pokémon Snap apresenta também um sistema de missões secundárias. O Professor Mirror, Rita e outras personagens que vão surgindo, vão fazendo pedidos para fotografarmos alguns Pokémon de forma bastante específica. Enquanto esta podia ser uma excelente oportunidade de alargar o prazer da exploração e da descoberta, a verdade é que pouco ou nada acrescenta à experiência. Isto porque muitos dos pedidos vão já ao encontro do que precisamos de fazer para completar o nosso catálogo, e, mais frustrante, porque se o pedido surge após já termos registado uma fotografia que vai ao encontro do mesmo, este não é considerado concluído. Ou seja, o nosso catálogo pode ter uma fotografia que vai exatamente ao encontro do pedido, mas como este veio depois, o jogo tenta forçar-nos a regressar para tirar exatamente a mesma fotografia e cumprir esta pequena missão. Por isto, a dada altura acabámos por ignorar completamente esta vertente do jogo, e imaginamos que a grande maioria dos jogadores fará o mesmo e focar-se-á antes em completar o catálogo.
 
Por outro lado, e regressando às novidades mais positivas, New Pokémon Snap introduz uma funcionalidade de salvar, retocar e partilhar as nossas fotografias favoritas online. Podemos melhorar qualquer fotografia que queiramos, sem que isso afete a pontuação original e, portanto, o desenrolar natural do jogo. Mas o mais divertido é mesmo aplicar filtros, efeitos ou até elementos às fotografias que tiramos, tornando-as mais apelativas para partilhar com os nossos amigos e com o mundo. À medida que vamos avançando no jogo, ou até concretizando algumas das tais missões secundárias, vamos desbloqueando mais elementos com os quais podemos personalizar as fotografias tiradas durante as expedições. Esta funcionalidade está muito bem conseguida, sendo possível, com um pouco de criatividade, chegar a resultados bastante divertidos e animados. Assim, esta nova vertente social do jogo é muitíssimo bem-vinda.
 

Estamos, portanto, perante uma experiência geralmente bem conseguida do ponto de vista da jogabilidade. Mas é na vertente visual que New Pokémon Snap se destaca de todos os outros jogos da série – mesmo das entradas principais. Assim que iniciamos a primeira expedição, somos imediatamente confrontados com uma demonstração de vivacidade incomparável de tantas das nossas criaturas favoritas. Todos os seus comportamentos parecem naturais, com as animações exímias e o detalhe colocado nos modelos dos Pokémon é de tirar o fôlego. Os ambientes são, também eles, todos vibrantes e cada área tem uma identidade visual distinta. O único problema que encontramos é o facto de uma ou duas texturas de objetos ambientais apresentarem um nível de detalhe um pouco inferior. Mas dada a excelência de tudo o resto, esta pequena queixa não passa de uma gota no oceano.
 
Em termos sonoros, o trabalho aqui apresentado é também bastante competente. Os rugidos e onomatopeias de cada Pokémon estão estupendamente bem conseguidos. As trilhas musicais são sempre suaves e contribuem para uma experiência bastante descontraída. Também os efeitos sonoros fora das expedições cumprem perfeitamente os seus propósitos. Apenas achamos que os desempenhos de voz deixam algo a desejar, embora reconheçamos que conseguem adicionar alguma emoção em certos momentos-chave da narrativa.
 
Por fim, e infelizmente, é no desempenho que New Pokémon Snap mais fraqueja. Há momentos onde o jogo consegue manter-se nos 60 fotogramas por segundo, mas na maioria das ocasiões este valor cai para os 30. Tanto no modo televisão como no modo portátil, assim que o ecrã se começa a encher de Pokémon, ou alguns efeitos luminosos mais complexos começam a ser ativados, o jogo não consegue manter-se tão fluído como a fantástica direção artística tanto merecia. Uma palavra também para os controlos motores inconsistentes do jogo, que funcionam relativamente bem quando estamos com a Switch nas mãos, mas se comportam de forma estranhamente lenta e pouco responsiva quando utilizamos um comando.
 

Conclusões
New Pokémon Snap é quase tudo aquilo que os fãs têm pedido ao longo de duas décadas. Os Pokémon apresentam-se mais vivos do que nunca, sendo um esplendor contemplar os seus comportamentos e interações. A jogabilidade mantém-se simples e apelativa, adicionando algumas funcionalidades novas bem pensadas. Apesar de algumas decisões de design questionáveis, e alguns problemas de desempenho notórios, esta é uma experiência pela qual todos os fãs de Pokémon quererão passar, mesmo aqueles que nunca sequer tocaram no Snap original.
 
O Melhor:
  • Vertente visual é a mais bem conseguida de toda a série Pokémon
  • Jogabilidade simples de compreender e apelativa até ao fim
  • Narrativa surpreendentemente interessante
  • Funcionalidade de retocar e editar as fotografias muito bem conseguida
 
O Pior:
  • Algumas opções de design mal conseguidas que podem ser desmotivantes
  • O desempenho apresenta-se demasiado inconsistente
 
Pontuação do GameForces – 8/10
 
Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.
 
Título: New Pokémon Snap
Desenvolvedora: Bandai Namco Studios
Publicadora: Nintendo
Ano: 2021
 
Autor da Análise: Filipe Castro Mesquita

[Análise] New Pokémon Snap [NSW] [Análise] New Pokémon Snap [NSW] Reviewed by Filipe Castro Mesquita on maio 22, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.