[Análise] Monster Truck Championship [PS5]




Para os fãs de desportos motorizados e em particular de Monster Trucks, eis que surge o lançamento exclusivo nas consolas da nova geração de um título alusivo a este desporto! Monster Trucks Chanpionship chega às novas plataformas somente cinco meses após a sua estreia na Playstation 4 e Xbox One! 

Tratando-se de um desporto com uma forte influencia Norte Americana, será natural que passe ao lado de alguns fãs do velho continente, mas a verdade é que é um simulador de corrida bastante competente com interessantes físicas do controlo do camião. Por isso se procuram um título puramente arcada, talvez não seja a vossa praia, mas para os mais entusiastas ou aqueles que são novos ao género é definitivamente a experiencia a recorrer.

O título contem um modo de jogo local, um multijogador online e um modo livre. Começando pelo multijogador online, denotamos um dos pontos mais fracos do título que passa pelo extremamente simples modo, que poderia facilmente apresentar mais ofertas. Efectivamente a grande vertente desta experiencia é a campanha a solo, pelo que gostaríamos de ver num modo multijogador online algumas das suas nuances transpostas para este.




No modo relativo à campanha a solo o jogador assuem o controlo de uma equipa de monster truck racing, onde podemos contractar técnicos e patrocinadores. Estes dois elementos fornecem diversos bónus, dinheiro ou novos itens para aprestar o nosso veículo. Naturalmente com a evolução do nosso ranking, novos elementos vão sendo adicionados com forma a personalizar melhor a nossa equipa. São mecânicas simples de interiorizar e que permitem ao jogador facilmente ter uma experiencia diferenciada, providenciando um sentido de refinamento da sua máquina.

Fora estes dois modos, existe ainda o modo livre que permite definir vários eventos contra o CPU, conforme o nosso próprio interesse, sendo possível transpor o nosso monster truck da campanha a solo. Apesar disto, é um modo que pouco adiciona ao que já fazemos na campanha, pelo que o valor de rejogabilidade não é muito elevado.




Relativamente à vertente visual o jogo apresenta gráficos bastante competentes, com uma boa densidade de partículas no que se refere à lama levantada pelos enormes pneus dos veículos. Inclusive a vista do condutor apresenta um realismo bastante cativante para os fãs de corridas. É também aqui que se nota as melhorias mais significativas desta versão Playstation 5 face às das consolas da geração anterior. As texturas estão mais límpidas, efeitos de partículas e luz mais realistas e resolução melhor. Certamente a sua vertente gráfica é um factor positivo, principalmente pelo título decorrer todo a 60 fotogramas por segundo.

Infelizmente as melhorias são somente estas, e uma das grandes mais-valias e que poderia incrementar bastante a experiencia não é utilizada: o comando áptico da Playstation 5. Ainda que exista alguma vibração localizada ao conduzir os monster trucks, seria bastante interessante sentir nos gatilhos do dualsense o terreno das pistas existentes, ou as mudanças a entrar.




No que se refere à banda e efeitos sonoros o jogo é competente ao providenciar um ambiente envolvente nas diversas corridas e eventos. Em particular o barulho dos motores das máquinas, dos pneus a derrapar na lama ou a narração dos locutores estão bastante bem conseguidos. Ainda assim no global o sentimento que perdura é que um aspecto positivo, mas que não perdurará na memória dos jogadores a longo prazo.

Por fim gostaríamos de abordar a jogabilidade, em particular no que se refere ao controlo da máquina. Em Monster Truck Championship é introduzida a interessante mecânica do controlo independente da direcção das rodas frontais e traseiras, onde cada analógico controla um par individualmente. Isto permite conseguir concretizar quase a totalidade dos famosos truques deste desporto de uma forma acessível a todos os jogadores (bem, desde que consigam demonstrar algum talento para isso!). Fazer donuts, backflips, drifts ou wheelies, nunca foi tão fácil ou gratificante num jogo de monster trucks!





Conclusões

Monster Truck Championship é uma das melhores experiências dentro do seu género. Ainda que este aspecto não seja significativo, pois convenhamos que a competição não é muita, o título apresenta uma jogabilidade divertida e realista o suficiente para agradar a uma grande leque de jogadores. Contudo, não conseguimos encontrar justificativas para quem já tenha o título da Playstation 4 ou Xbox One, para comprar esta nova versão.




O Melhor:
  • Refinada jogabilidade e controlo das máquinas;
  • Simulador competente das físicas de um monster truck;
  • Graficamente mais polido com uma experiência solida a 60 fotogramas por segundo


O Pior:
  • Falha em aproveitar mais as novas funcionalidades das consolas da nova geração;
  • Falta de conteúdo adicional, face à versão anterior;
  • Modo multijogador online simplicista.


Pontuação do GameForces – 7.0/10






Título: Monster Truck Champioship
Desenvolvedora: Teyon
Publicadora: Nacon
Ano: 2021



Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 5, através de um código gentilmente cedido pela Nacon.





Autor da Análise: Carlos Silva
[Análise] Monster Truck Championship [PS5] [Análise] Monster Truck Championship [PS5] Reviewed by Carlos Silva on março 15, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.