Notícias PlayStation da Semana – 27 Jan. 2021

Resident Evil Village Chega à PS5 e PS4 em Maio, Primeiro Demo Já Disponível (via youtube.com)
 
A Capcom realizou uma transmissão estilo “State of Play” onde mostrou mais detalhes sobre o tão aguardado Resident Evil Village, a oitava entrada principal no aclamado franchise de terror. Nessa transmissão, foi confirmado o lançamento do jogo para maio deste ano, e também que este título chegará à PlayStation 4.

A Capcom começou por mostrar um trailer que misturou elementos da jogabilidade na primeira pessoa, bem como sequências cinemáticas que introduzem algumas personagens novas, entre as quais a aparente antagonista principal – uma vampira chamada Lady Dimitrescu. De seguida, foi dada a vez a Pete Fabiano, produtor de Resident Evil Village, que confirmou a chegada do jogo tanto à PlayStation 5 como à PlayStation 4.
 
“Quando anunciámos pela primeira vez Resident Evil Village em junho, apenas mencionámos a PlayStation 5”, começa Fabiano. “Tenho o prazer de anunciar que temos trabalhado arduamente para trazer esta experiência de terror e sobrevivência para a geração passada também. Resident Evil Village também chegará à PlayStation 4, no mesmo dia juntamente com [a versão] PlayStation 5.” Fabiano confirmou também que a versão PS4 do jogo pode ser atualizada digitalmente para a versão PS5, sem qualquer custo adicional.
 
De seguida, Pete Fabiano anuncia a data de lançamento de Resident Evil Village – dia 7 de maio de 2021 -, anunciando também que as pré-reservas já podem ser feitas. Fabiano detalha, depois algumas das edições especiais, como a edição “deluxe” (que inclui vários itens de jogo), a edição de colecionador (que inclui uma estatueta, livro de arte e outros bens físicos), ou um conjunto que inclui este jogo e o antecessor, Resident Evil 7 Biohazard.
 
De seguida, um novo trailer focado na jogabilidade foi transmitido, mostrando um pouco mais da ação que nos espera quando voltarmos à pele de Ethan Winters. Na perspetiva da primeira pessoa, o trailer mostra Ethan a explorar um pouco de ambientes exteriores bem como o interior de uma mansão simultaneamente luxuosa e macabra. Um pouco do combate é também mostrado, e vemos Ethan tanto a disparar diferentes armas como a escudar-se de ataques dos inimigos que se vão atravessando no caminho, elementos que parecem ser semelhante aos do jogo anterior.
 
Por fim, Fabiano anunciou a chegada de um demo, descrito como um mostruário visual e ambiental que dará aos jogadores uma pequena amostra da jogabilidade e do ambiente geral da experiência final. Trata-se do Maiden Demo, já disponível exclusivamente para a PlayStation 5, com um demo diferente a chegar a todas as plataformas na primavera deste ano.
 
Assim, ficamos a saber que Resident Evil Village chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no dia 7 de maio de 2021, com os utilizadores da nova consola da Sony a poderem jogar já um demo do jogo.
 

Experiência Multijogador Resident Evil RE:Verse Anunciada, Será Oferecida Com Resident Evil Village (via youtube.com e residentevil.com)
 
Um dos motivos pelos quais a Capcom realizou uma transmissão dedicada a Resident Evil deve-se ao facto do aclamado franchise de terror celebrar 25 anos em 2021. Assim, e para celebrar a ocasião, as equipas de produção desta série têm estado a trabalhar numa nova experiência multijogador, chamada Resident Evil RE:Verse.
 
Trata-se de um jogo onde se poderá assumir o papel de uma das inúmeras personagens Resident Evil e competir com outros jogadores em combates na terceira pessoa. Um curto trailer foi mostrado, onde se vê algumas caras e alguns locais familiares, como Leon Kennedy e a esquadra policial da fictícia Raccoon City, em ambientes mais animados que fazem lembrar ilustrações de bandas desenhadas clássicas.
 
Na apresentação deste projeto, o produtor Tsuyoshi Kanda avançou alguns detalhes sobre Resident Evil RE:Verse. “RE:Verse é uma das maneiras com as quais estamos a celebrar o 25º aniversário do franchise, mostrando tantas das personagens que os fãs adoram”, começa Kanda. “Estará disponível gratuitamente para qualquer um que adquira Resident Evil Village.”
 
Kanda depois remete-nos para o website oficial, onde se encontram mais alguns detalhes. O jogo colocará entre 4 a 6 jogadores em batalhas estilo deathmatch, com o jogador com mais pontos no final do encontro a sair vencedor. Quando um jogador é derrotado, o seu corpo transforma-se numa arma biológica que pode ser utilizada contra outros oponentes.
 
Apesar de ser indicado que esta experiência poderá ser adquirida gratuitamente por qualquer jogador que compre Resident Evil Village, apenas é indicado que o jogo chegará à PlayStation 4, ficando no ar a dúvida se haverá uma versão nativa para a PlayStation 5. E apesar deste vínculo à oitava entrada da série principal de jogos, nenhuma data de lançamento concreta foi apontada, não se sabendo se o jogo será lançado juntamente com a entrada principal ou não.
 
Resident Evil RE:Verse chegará, portanto, à PlayStation 4 este ano, sendo, pelo menos, jogável na PlayStation 5 via retrocompatibilidade. Já Resident Evil Village chegará a ambas as consolas da Sony no dia 7 de maio de 2021.
 

Filme de Uncharted Novamente Adiado, Agora Para Fevereiro de 2022 (via deadline.com)
 
Com o estado atual do mundo, a indústria dos videojogos tem sido das poucas a não só manter o ímpeto, mas até a crescer - o mesmo não se pode dizer da indústria do cinema. Agora, a crise pandémica que assola o mundo afeta o filme de Uncharted - um projeto por si só já com um longo historial de problemas -, que vê a sua estreia ser novamente adiada, para fevereiro de 2022.
 
A adaptação ao grande ecrã, que contará com Tom Holland no papel de Nathan Drake e com Mark Wahlberg no de Victor Sullivan, é um dos filmes presentes na robusta lista de adiamentos por parte da Sony Pictures. Uncharted tinha a sua estreia prevista nos EUA para julho deste ano, e a produtora optou por adiar a mesma para o início de 2022, ao invés de lançar o filme numa das várias plataformas digitais, como outras produções têm resolvido fazer.
 
De relembrar que este projeto tem sofrido inúmeros reveses, com muitas mudanças de realizadores e diversas revisões ao argumento a causarem atrasos sucessivos não só nas filmagens, mas também na marcação da estreia do filme. Agora, os fãs das aventuras de Nathan Drake terão de esperar um pouco mais para poder ver o resultado desta adaptação, que deverá chegar a Portugal também no início de 2022.
 
Entretanto, todos os títulos da tetralogia série principal de jogos Uncharted, bem como o spin-off Uncharted: Lost Legacy, estão disponíveis para a PlayStation 4, sendo também jogáveis na PlayStation 5.
 

Nova Atualização Robusta de Cyberpunk 2077 Já Disponível (via cyberpunk.net)
 
Continua a senda de atualizações de Cyberpunk 2077, com a CD Projekt Red a lançar a versão 1.1 do RPG na primeira pessoa. Trata-se da primeira de duas grandes atualizações prometidas pela produtora, com o intuito de resolver os vários problemas que têm perturbado a experiência do jogo, sobretudo no que diz respeito às suas versões para consolas.
 
“Nesta atualização focamo-nos em várias melhorias à estabilidade,” pode ler-se na apresentação da publicação que detalha as notas da nova versão de Cyberpunk 2077. Trata-se de uma lista robusta e com várias entradas, pelo que tentaremos aqui apresentar um resumo representativo do trabalho da produtora e editora do jogo.
 
Primeiro, destacam-se as melhorias à estabilidade de Cyberpunk 2077, com as notas a destacarem dois aspetos. Um relacionado com a utilização de memória com vários elementos do jogo, como, por exemplo, personagens, interações, mini mapa ou inteligência artificial. O outro prende-se com a resolução de crashes relacionados com o carregamento de ficheiros de gravação ou com o ponto de não retorno, o que deverá resultar, pelo menos, numa diminuição de instâncias em que o jogo vai abaixo.
 
De seguida, a CDPR regista várias resoluções relacionadas com missões (como Epistrophy, Down on the Street, The Pickup, entre outras), ou com atividades do mundo aberto (como a ausência da opção para sair de uma braindance). Alguns problemas visuais pequenos também deverão estar resolvidos, como a presença da trajetória de uma granada no modo fotografia ou o aparecer incorreto de carros em algumas instâncias.
 
Quanto a outros problemas visados por esta atualização, temos uma resolução para os problemas em completar um assalto para o troféu The Jungle, para os problemas que deixavam os ficheiros de gravação mais pesados do que o suposto, entre outros. Por fim, e em relação à versão específica do jogo para a PlayStation 4, a CDPR indica ter otimizado o povoamento de multidões quando jogado numa PlayStation 4 Pro ou numa PlayStation 5, e vários problemas de crashes em todas as versões PlayStation 4.
 
No entanto, vários dos problemas já registados deverão continuar presentes, com a CD Projekt Red a prometer continuar a estar atenta e a trabalhar. “Continuaremos este trabalho na atualização 1.2 e outras a caminho. Ao mesmo tempo, continuaremos a resolver problemas que encontrem e a ouvir o vosso feedback em como melhorar a experiência de jogo geral”, pode ler-se ainda na publicação.
 
Cyberpunk 2077 foi lançado para a PlayStation 4 no dia 10 de dezembro de 2020, tendo depois sido retirado da PlayStation Store, assim permanecendo até à data. Uma versão PlayStation 5 de Cyberpunk 2077 chegará na segunda metade de 2021.
 

Anunciados Jogos PS Plus Para Fevereiro de 2021 (via blog.playstation.com)
 
Com o aproximar do final do primeiro mês de 2021, chegou a hora de saber que títulos poderão ser descarregados ou adicionados à biblioteca de jogos pelos utilizadores do serviço PlayStation Plus. Vejamos, então, os 3 jogos que irão compor o alinhamento PS Plus de fevereiro de 2021:
 
Destruction AllStars [PS5] (Lucid Games) é uma experiência competitiva online e o primeiro grande jogo exclusivo PlayStation deste ano. Oferecendo aos jogadores a possibilidade de assumir o papel de uma de 16 personagens com veículos e habilidades únicos, estes terão de participar em eventos de combate com veículos que prometem ser destrutivos e frenéticos. Com a promessa de atualizações regulares ao longo do tempo, estamos perante uma cativante oferta para os fãs jogos competitivos.
 
Control: Ultimate Edition [PS5 & PS4] (Remedy Entertainment) é o surreal jogo de ação e Aventura jogado na terceira pessoa. No papel de Jesse Faden, teremos de explorar a Federal Bureau of Control, que se encontra assolada por uma entidade paranormal. Com um sistema de combate variado e divertido, teremos de enfrentar vários inimigos sobrenaturais e desvendar os segredos escondidos desta agência governamental secreta. Com a inclusão de ambas as expansões, e com várias melhorias gráficas presentes na versão PS5, estamos perante uma proposta bastante apelativa para os fãs deste género de jogos.
 
Concrete Genie [PS4] (Pixelopus) é um jogo de ação e aventura exclusivo da consola da Sony. No papel de um jovem chamado Ash, teremos de atravessar uma cidade em busca de páginas perdidas do nosso livro de ilustrações. Pelo caminho, teremos de utilizar as movimentações do nosso comando para, com um pincel mágico, ir criando ilustrações que ganham vida e nos ajudam a resolver puzzles ambientais. Com uma vertente visual colorida e vibrante, os fãs de aventuras ricas e agradáveis têm aqui uma oferta interessantíssima.
 
Estes jogos poderão ser adquiridos pelos utilizadores PS Plus a partir da próxima terça feira, dia 2 de fevereiro, ficando disponíveis aos mesmos até ao dia 1 de março. Até à próxima segunda-feira, ainda será possível adquirir Maneater (versão PS5), GreedfallShadow of the Tomb Raideratravés deste serviço. Quanto a Dawn of Fear, este título continuará a poder ser descarregado juntamente com os três jogos para fevereiro agora anunciados.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Cyber-Shadow [PS4 & PS5] (Yacht Club) é um jogo de ação e plataformas em 2D com um estilo visual pixelizado a fazer lembrar os tempos dos jogos em 8 bits. No papel de Shadow, um ninja ciborgue, teremos como objetivo salvar a cidade de Mekacity das formas de vida sintéticas que a têm invadido. Para tal, teremos de correr, saltar e utilizar várias das nossas capacidades ninja para combater ferozes inimigos e bosses, no que promete ser um jogo frenético, exigente e repleto de ação. Os fãs destes géneros, e de jogos independentes em geral, têm aqui o que parece ser uma oferta imperdível.
 
The Pedestrian [PS4 & PS5] (Skookum Arts) é um relaxante jogo de puzzles e plataformas em 2.5D. No papel de um boneco de sinalização, o jogador terá de manobrar e interligar várias placas de sinalização e outras estruturas semelhantes de modo a resolver quebra-cabeças e ultrapassar obstáculos. Misturando ambientes de jogo simples em 2D com cenários mais realistas em 3D, este parece ser um jogo de puzzles criativo e atmosférico, que poderá agradar aos fãs do género.
 
Olija [PS4] (Devolver Digital) é um jogo de ação e aventura em 2D, com um estilo visual pixelizado. Passado no misterioso país de Terraphage, teremos de ajudar um homem naufragado, Faraday, a explorar este país, resgatar outros náufragos e perceber quem é Olija, a mulher com quem aparenta ter uma ligação. Este jogo promete oferecer uma experiência narrativa diferente e focada em lendas marinheiras, bem como uma jogabilidade precisa e gratificante. Parece ser mais um título destinado ao sucesso desta aclamada editora.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 27 Jan. 2021 Notícias PlayStation da Semana – 27 Jan. 2021 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on janeiro 27, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.