Notícias PlayStation da Semana – 11 Nov. 2020

PlayStation 5 Não Estará Disponível em Lojas no Lançamento, Apenas Online (via blog.playstation.com)
 
Quando resta pouco mais de uma semana para o lançamento da PlayStation 5, Sid Shuman, diretor de comunicação da Sony, utilizou o blog oficial da PlayStation para informar que a venda da consola no lançamento será apenas online. Assim, não será possível encontrar consolas PlayStation 5 nas lojas físicas habituais.
 
“No interesse de assegurar a segurança dos nossos jogadores, retalhistas e funcionários no meio da COVID-19, hoje confirmamos que todas as vendas [da PlayStation 5] no dia de lançamento serão conduzidas através das lojas online dos nossos parceiros”, escreveu Shuman. “Nenhuma unidade estará disponível para compra nas lojas no dia de lançamento (…) – por favor não planeiem acampar ou formar filas no vosso retalhista local no dia de lançamento, na esperança de encontrar uma consola PS5 à venda.”
 
Até à data, a Rádio Popular foi a única loja a confirmar que esta iniciativa da Sony será aplicada em Portugal, mas será de esperar que outras lojas de retalho a atuar em território português sigam esta prática. Assim, todos os que quiserem adquirir uma PlayStation 5 no dia de lançamento terão de o fazer através de uma encomenda online.
 
De recordar que a PlayStation 5 chega a Portugal no dia 19 de novembro de 2020.
 

Expansão da Memória da PS5 Não Será Possível no Lançamento (via theverge.com)
 
Um dos aspetos mais críticos com que os jogadores se depararam nesta geração foi a gestão do espaço no disco rígido, e a PlayStation 5 não impressionou quando revelou que o seu SSD terá um máximo de 825 Gb. Agora, um representante da Sony falou esta semana com o site The Verge e confirmou que não será possível utilizar a ranhura para a expansão do SSD da PlayStation 5 aquando do lançamento.
 
Um artigo no The Verge afirma que esta ranhura estará desativada nos primeiros tempos da PlayStation 5. Inicialmente, os SSDs M.2 foram apontados como compatíveis com a consola, mas este artigo esclarece que “nem todos (…) são velozes o suficiente para acompanhar a PS5, finos o suficiente para caber na ranhura SSD, ou compatíveis com o controlador I/O da Sony”, daí a decisão de manter a ranhura desativada para já.
 
A Sony estará a conduzir testes com vários SSDs M.2 para poder depois informar o público quais os compatíveis. Entretanto, e já depois de terminar o embargo para quem recebeu a consola mais cedo, sabe-se agora com certeza que dos 825 Gb inicialmente anunciados, apenas um máximo de 667 Gb poderão ser de facto utilizáveis. Com alguns jogos a ultrapassar já a marca dos 100 Gb de tamanho, nomeadamente Call of Duty: Black Ops Cold War (133 Gb) e Spider-Man: Miles Morales Ultimate Edition (105 Gb), este é um assunto ao qual a Sony quererá dar atenção rapidamente.
 
A PlayStation 5 chega a Portugal no dia 19 de novembro de 2020. Espera-se que SSDs capazes de expandir a capacidade de armazenamento da consola cheguem ainda este ano.
 

Gran Turismo 7, Ratchet & Clank: Rift Apart e Returnal Apontados Para Primeira Metade de 2021, Horizon Forbidden West Para a Segunda Metade (via youtube.com)
 
No que à próxima geração diz respeito, um dos grandes trunfos da Sony é a quantidade de jogos exclusivos produzidos por estúdios PlayStation. Agora, depois de um anúncio para a PlayStation 5, ficamos com uma ideia mais aproximada da janela de lançamento de alguns dos títulos mais aguardados.
 
No mais recente anúncio colocado no canal oficial da PlayStation no YouTube, vários trechos de cenas cinemáticas de futuros exclusivos PlayStation são mostrados. As imagens não contêm nada de novo, à exceção de uma porção de texto que revela janelas de lançamento para alguns dos jogos mais aguardados.
 
Naturalmente, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Demon’s Souls aparecem com a indicação do lançamento a 12 de novembro (19 de novembro em Portugal e resto da Europa). De seguida, Gran Turismo 7, Ratchet & Clank: Rift Apart e Returnal surgem com a indicação de “antecipados na primeira metade de 2021”, e, por fim, Horizon Forbidden West recebe a indicação de “antecipado na segunda metade de 2021”.
 
Se já se sabia as datas dos jogos de lançamento, e já havia a indicação de um lançamento no início do próximo ano para o novo Ratchet & Clank, a janela indicada para Gran Turismo 7 e Returnal são completas novidades. Quanto a Horizon Forbidden West, já se sabia que o jogo estava previsto para 2021, e agora sabemos que será mais para os últimos meses do próximo ano. De resto, já sabemos que Destruction AllStars chega à PlayStation 5 em fevereiro de 2021 (e que será oferta da PS Plus nesse mês), enquanto que acerca de God of War: Ragnarok não sabemos nada, não tendo ainda visto sequer uma imagem do jogo.
 
Assim, parece que 2021 será um ano recheado de lançamentos de qualidade para a Sony e para a PlayStation 5, isto olhando apenas para produções de estúdios internos. A PlayStation 5 chega a Portugal no dia 19 de novembro, juntamente com Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Demon’s Souls.
 

Bioware Anuncia Mass Effect: Legendary Edition e Novo Jogo da Série em Início de Produção (via blog.bioware.com)
 
Depois de meses de rumores, a BioWare finalmente anunciou a remasterização da trilogia original da série Mass Effect. A coleção chamar-se-á Mass Effect: Legendary Edition, e chegará à PlayStation 4 (e PlayStation 5 através da retrocompatibilidade) em 2021.
 
Numa publicação no blog oficial da produtora, Casey Hudson, vice-presidente da BioWare, falou um pouco sobre o trabalho colocado nestas remasterizações. “Nós ouvimos (durante anos!) os vossos pedidos por uma remasterização de Mass Effect, portanto estamos super contentes por finalmente revelarmos que temos estado a trabalhar numa edição remasterizada da trilogia Mass Effect”, começa por indicar Hudson.
 
“O nosso objetivo não era refazer ou reimaginar os jogos originais mas antes modernizar a experiência de modo a que tanto fãs como novos jogadores possam experimentar o trabalho original da melhor forma possível.” Hudson confirma, de seguida, que Mass Effect: Legendary Edition irá incluir todo “o conteúdo base para um jogador e DLC de Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3, mais armas, armaduras e pacotes promocionais – tudo remasterizado e otimizado para 4K Ultra HD.”
 
Adicionalmente, esta publicação surpreendeu ao confirmar que um novo jogo Mass Effect está em desenvolvimento. “[U]ma equipa veterana tem estado a trabalhar no duro a projetar o próximo capítulo do universo Mass Effect. Estamos nos primeiros passos do projeto e não podemos dizer mais nada para já”, escreveu Hudson.
 
Assim, e com um jogo totalmente novo no horizonte, novos e antigos jogadores podem esperar receber Mass Effect: Legendary Edition para a PlayStation 4 na primavera de 2021. O jogo poderá também ser jogado na PlayStation 5, com algumas melhorias esperadas.
 

Mais Recente Trailer de Godfall Indica Que Jogo Será Exclusivo Temporário (via youtube.com)
 
Godfall, o denominado looter-slasher da Gearbox que será lançado para a PlayStation 5, recebeu esta semana um novo trailer. O trailer mostra um misto de jogabilidade com cenas cinemáticas, com um detalhe no final a chamar a atenção: é indicado que o jogo será um exclusivo temporário da consola.
 
O jogo com elementos RPG e com um sistema de combate exigente foi inicialmente anunciado na cerimónia dos Game Awards de 2019, tendo sido imediatamente indicado como um exclusivo PlayStation 5. Com o decorrer do tempo, soube-se que o jogo seria também lançado para PC, e agora passamos a saber que a exclusividade com a próxima consola da Sony será temporária. Segundo a indicação no final do trailer, o Godfall poderá surgir noutras consolas a partir do dia 12 de maio de 2021, conferindo assim uma exclusividade de 6 meses à PlayStation.
 
Godfall é um dos jogos de lançamento da PlayStation 5, passando a ficar disponível em Portugal no dia 19 de novembro.
 

Modo Multijogador Online de Sackboy Chegará Numa Atualização Ainda Este Ano (via blog.playstation.com)
 
Sackboy: A Big Advenure, um dos jogos de lançamento da PlayStation 5, não chegará com as funcionalidades de multijogador implementadas. Esta funcionalidade, que permitirá jogar em conjunto com utilizadores da ainda atual geração, chegará via atualização no final deste ano.
 
O anúncio foi feito por Ned Waterhouse, diretor de design da Sumo Digital, numa publicação do blog oficial da PlayStation. “Tomámos a difícil decisão de adiar a funcionalidade de multijogador online total em Sackboy: A Big Adventure”, pode ler-se na publicação. “A equipa tem trabalhado bastante para garantir que o online é a melhor experiência possível para os jogadores, e precisamos de um pouco mais tempo para acertar tudo de modo a que possam aproveitar [a componente online] ao máximo com os vossos amigos e famílias.”
 
Assim, “[a] funcionalidade multijogador online chegará via atualização antes do fim de 2020”, garante Waterhouse. Para mais, esta atualização irá ainda incluir outras implementações relevantes: possibilidade de jogadores PS4 e PS5 jogarem juntos, e transferência de dados gravados da PS4 para a PS5.
 
Com isto, os jogadores que adquiram Sackboy: A Big Advenure, antes da chegada desta atualização, poderão apenas disfrutar da componente multijogador do título localmente. “Grupos de 2-4 jogadores poderão jogar [localmente] todo o jogo, incluindo missões exclusivamente cooperativas imperdíveis.”
 
Sackboy: A Big Adventure chega esta semana à PlayStation 4, no dia 12 de novembro, chegando também como título de lançamento da PlayStation 5 no dia 19 de novembro.
 

Lançamentos Marcantes Desta Semana
 
Marvel's Spider-Man: Miles Morales [PS4] (Insomniac) é o spin-off do aclamado Marvel’s Spider-Man. Continuando a história do antecessor, desta vez controlamos Miles Morales e acompanhamos a sua primeira grande aventura enquanto este se habitua a desempenhar o papel do herói aracnídeo. Retendo as excelentes mecânicas de navegação e de combate, e ampliando o leque de capacidades, este é um título obrigatório para fãs do primeiro jogo, ou simplesmente fãs de jogos de ação.
NOTA: a versão PS5 será lançada na próxima semana, juntamente com a nova consola.
 
Call of Duty: Black Ops Cold War [PS4] (Activision) é a próxima entrada deste aclamado franchise de shooters na primeira pessoa. Passado na era da Guerra Fria, e sendo uma sequela direta do Black Ops original, os jogadores terão de assumir o papel de diferentes combatentes de modo a parar uma conspiração global de alcançar os seus objetivos. Prometendo uma jogabilidade frenética tanto online como offline, estamos perante mais um ambicioso jogo desta sempre popular série.
NOTA: a versão PS5 será lançada na próxima semana, juntamente com a nova consola.
 
Assassin’s Creed Valhalla [PS4] (Ubisoft) é a próxima entrada da aclamada série de jogos de ação em mundo aberto. Passado na era dos Vikings, o jogador assume o papel de Eivor e terá de liderar os seus companheiros até Inglaterra. Pelo caminho, teremos de combater contra o exército britânico, assaltar castelos e fazer o que for necessário para constituir uma vila e sobreviver. Com um aprofundar de vários elementos RPG e a promessa de um mundo aberto expansivo e com mais conteúdo significativo, os fãs de Assassin’s Creed poderão ter aqui uma oferta aliciante.
NOTA: a versão PS5 será lançada na próxima semana, juntamente com a nova consola.
 
Yakuza: Like a Dragon [PS4] (SEGA) é o novo jogo da aclamada série de RPGs. Com um novo protagonista, este título apresenta também toda uma nova jogabilidade, assentando no género de RPGs com combate por turnos. Apesar da mudança radical, este jogo promete oferecer personagens loucas, ação imparável e uma narrativa envolvente e emocionante. Fãs do género quererão ter este debaixo de olho, enquanto os fãs dos jogos anteriores quererão dar a este jogo uma oportunidade.
NOTA: a versão PS5 será lançada em março de 2021.
 

Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 11 Nov. 2020 Notícias PlayStation da Semana – 11 Nov. 2020 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on novembro 11, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.