Todas as Novidades da PlayStation 5 Showcase

A próxima geração está aí à porta, e depois da Microsoft ter realizado os últimos anúncios em relação à sua próxima consola, resta-nos saber os planos da Sony. Como tal, a gigante japonesa agendou para esta noite um evento digital dedicado à PlayStation 5 e futuros jogos que chegarão à mesma. Foram quase 50 minutos de novidades que, sem mais demoras, passamos a apresentar e resumir.


Para começar, nada como anunciar ao mundo Final Fantasy XVI. A próxima entrada numerada da longínqua série de RPGs recebeu um trailer sobretudo cinemático, com um ou outro vislumbre de jogabilidade. Como esperado, o jogo parece ser riquíssimo do ponto de vista gráfico e o combate parece manter-se focado na ação frenética apresentada pelos títulos mais recentes do franchise. Final Fantasy XVI será um exclusivo de consola da PlayStation 5, não tendo sido indicada qualquer janela de lançamento.

De seguida, pudemos ver pela primeira vez a jogabilidade de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales. A demonstração passou por uma sequência de combate, onde as mecânicas parecem manter-se idênticas às do primeiro jogo com o acréscimo das teias eletrificadas do protagonista. Fica também a impressão que o jogo irá apostar em sequências de ação cinemáticas visualmente estonteantes e que a narrativa voltará a pedir ao jogador viver em pleno a vida de Miles, tanto enquanto herói, como enquanto civil. Mais uma vez, a data de lançamento foi apenas apontada como sendo o final de 2020, continuando em dúvida se o jogo será lançado juntamente com a nova consola.


Após vários anos de rumores, eis que o RPG passado no mundo mágico de Harry Potter é finalmente anunciado. O jogo chama-se Hogwarts Legacy, e verá o jogador a assumir o papel de um estudante da escola britânica de magia e feiticeira, com o trailer a dar a entender que se poderá participar numa série de atividades, como aulas, criação de poções, duelos, voos em vassouras, entre outros. A narrativa do jogo decorrerá no final do século XIX, cerca de 100 anos antes da história dos livros e filmes. O jogo chegará à PlayStation 5 durante o ano de 2021.

Com a parceria estabelecida entre a Sony e a Activision, é sem surpresas que vemos Call of Duty: Black Ops Cold War a ser apresentado neste evento. Desta feita, alguma da jogabilidade a solo foi apresentada, mostrando uma equipa a infiltrar uma pista de aeroporto na Turquia em busca de um alvo. Algum do combate tipicamente acelerado foi mostrado, com algumas execuções a parecerem particularmente brutais. Vimos ainda um carro telecomandado equipado com um explosivo a ser utilizado e conduzido até este eliminar o alvo. O jogo está a caminho da PlayStation 5 ainda este ano, com o alfa do multijogador a estar disponível este fim de semana exclusivamente para jogadores da PS4.

Mais um trailer cinemático de Resident Evil: Village foi mostrado nesta apresentação. Neste, pudemos ver um pouco mais da misteriosa vila, com algumas imagens a parecerem mostrar potenciais inimigos sob a forma de uma bruxa e de um lobisomem. Alguns vislumbres parecem mostrar a perspetiva da primeira pessoa, mas esta acaba por ser uma apresentação que poucas ou nenhumas novidades trouxe. O jogo chegará à PlayStation 5 durante o ano de 2021.


O recém-adiado Deathloop foi o jogo apresentado de seguida, sob a forma de um novo trailer. Este mostrou um pouco mais da jogabilidade que poderemos esperar, incidindo sobre a utilização de novas armas e de alguns poderes – nomeadamente teletransporte e invisibilidade – durante o combate. A narração deste trailer dá ainda a entender que os jogadores poderão montar armadilhas de modo a serem utilizadas quando o loop temporal reiniciar. A confirmar-se, isto dará uma profundidade estratégica acrescida ao jogo, podendo aumentar a nossa eficácia e o número de alvos que se consegue abater de uma só vez. Deatlhoop será um exclusivo de consola PlayStation 5 e será lançado no segundo trimestre de 2021.

O próximo anúncio prendeu-se com o demoníaco Devil May Cry 5 Special Edition. O estiloso e frenético jogo de ação que conta com os Dante, Nero e o estreante protagonista V chegará à PlayStation 5 e incluirá novo conteúdo. De acordo com a apresentação, passará a ser possível jogar como Vergil, irmão de Dante e histórico antagonista da série. Este jogo estará disponível digitalmente no dia de lançamento da PlayStation 5.

Oddworld: Soulstorm foi o jogo que se seguiu, tendo recebido um novo trailer. Para além de algumas cenas cinemáticas que denotam o tom do jogo, pudemos ver o que pareceu ser alguma jogabilidade. Fica a impressão de que este título irá utilizar mecânicas semelhantes a Oddworld: Abe’s Oddyssee, aumentando o leque de perigos e armadilhas, e expandindo o tamanho nos níveis. Sem qualquer indicação de data de lançamento, este jogo chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5, sendo um exclusivo temporário das consolas da Sony.


A seguir, algo totalmente inesperado: Five Nights at Freddy’s: Security Breach, um novo jogo da aclamada série de terror e gestão de recursos, foi anunciado. O anúncio foi realizado através de um curto teaser que forneceu muito pouca informação, mostrando apenas várias divisões do que parece ser um amplo restaurante enquanto uma voz robótica chamava por Gregory, uma criança claramente assustada. Sem qualquer indicação da data, foi revelado que o jogo será um exclusivo PlayStation 4 e PlayStation 5 nos três primeiros meses após o lançamento.

O tão aguardado remake de Demon’s Souls foi o jogo que se seguiu, com a apresentação a brindar-nos com uma demonstração da jogabilidade. Nesta, pudemos ver o protagonista a navegar várias áreas, combatendo alguns inimigos e até enfrentando um boss demoníaco (e claro, morrendo contra este). Saltou à vista a fluidez das animações, sobretudo do enorme demónio mostrado no fim, o detalhe do design ambiental, a suavidade dos efeitos luminosos da absorção de almas e a rapidez do transporte para novas áreas. Também se nota que o posicionamento da câmara parece estar um pouco mais próxima da nossa personagem, e será interessante ver como tudo isto alterará a jogabilidade em relação ao jogo lançado em 2009. Nenhuma data foi avançada para Demon’s Souls, permanecendo na dúvida se será um dos jogos de lançamento da PlayStation 5.

No que toca a jogos, um dos últimos anúncios pertenceu ao battle royale mais popular do mundo: Fortnite. Num curto trailer, foi mostrado um pouco do jogo a correr numa PlayStation 5, sendo de seguida anunciado que o jogo irá estar disponível para descarregar gratuitamente no dia de lançamento da nova consola da Sony.


Esquecendo agora os jogos, a Sony anunciou que a PlayStation Plus irá receber uma melhoria quando chegar à PlayStation 5. Este serviço passará a incluir uma vertente chamada PlayStation Plus Collection que permitirá aos subscritores descarregar e jogar um extenso catálogo de grandes jogos da atual geração na PlayStation 5, assim que esta for lançada. Na apresentação, foram vários os grandes jogos exemplificativos, como God of War, Uncharted 4, The Last of Us Remastered, Persona 5, Detroit: Become Human, Fallout 4, Batman: Arkham Knight, Final Fantasy XV, entre vários outros. Nenhum aumento de preço ou pagamento extra foi mencionado, pelo que, por agora, assume-se que esta oferta estará incluída na subscrição normal à PS Plus.

E, por fim, o grande momento. A Sony anunciou que a PlayStation 5 terá um preço de €499,99, e que a PlayStation 5 Digital Edition custará €399,99. Ambas as consolas serão lançadas em Portugal, no Reino Unido e no resto da Europa no dia 19 de novembro de 2020. Fica também registado que a nova consola chegará uma semana antes (dia 12 de novembro) aos territórios americanos, asiáticos e à Oceânia, certamente devido a constrangimentos causados pela pandemia que tem vindo a marcar o ano de 2020.


Mas a Sony tinha uma última surpresa na manga. Antes de concluir este longo e animado evento, foi finalmente anunciado que um novo God of War está a caminho. Ao que parece, o jogo irá chamar-se God of War Ragnarok, e após algumas palavras sinistras de Kratos (protagonizado pelo talentoso Christopher Judge), foi indicado que o lançamento ocorrerá já em 2021. Nenhuma imagem do jogo foi mostrada para além de um logo, mas não deixa de ser um anúncio impactante e uma excelente maneira de terminar este evento.


Artigo por: Filipe Castro Mesquita

Todas as Novidades da PlayStation 5 Showcase Todas as Novidades da PlayStation 5 Showcase Reviewed by Filipe Castro Mesquita on setembro 16, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.