[Análise] Blacksad: Under the skin [PS4]



O Blacksad: Under the skin é um single player de Aventura e investigação desenvolvido pela Pendulo Studio que segue a história da banda desenhada criada pelos espanhóis Juan Díaz Canales e Juanjo Guardino. Caracteriza-se como um jogo que mistura elementos de LA Noire e Antropomorfismo, protagonizada nos anos 50, como que saída de um filme de estilo noir.
                                                           


A história passa-se em Nova Iorque no início dos anos 50, onde controlamos John Blacksad, um gato detetive particular. A trama inicia-se quando este aceita um caso por parte de Sónia Dunn, filha de Joe Dunn, dono de um ginásio e mentor de Bobby Yale. É um lutador com a luta mais importante pelo título em vista.

Contudo Joe é encontrado morto, onde tudo indica ser um suicídio, mas o seu protegido Bobby desaparece, tudo acontece na mesma noite o que levanta diversas suspeitas. Esta sequência de eventos levará Sónia a pedir ajuda ao astuto gato para tentar descortinar toda a verdade sobre este caso.
                                                    

O jogo apresenta uma componente narrativa complexa, com um formato similar a Heavy Rain ou Detroid: Become Human, com opções de diálogos que levam à obtenção de determinadas informações, sistema de escolhas e Quick Time Events. Elementos estes que deveriam influenciar um pouco a história ou pelo menos a personalidade de Blacksad.
Em algumas ocasiões durante o decorrer das escolhas, podemos usar as habilidades felinas do  protagonista e analisar em pormenor certos detalhes, que nos trazem novas opções e pistas para o dialogo.

Tudo o que é descoberto fica registado num caderno que podemos consultar sempre que necessário com pistas e observações de todas as personagens que vamos tendo pela frente ao longo da nossa investigação.

Adicionalmente, também podemos a qualquer momento ver como as nossas opções no diálogo afectaram a personalidade do  “inspector” felino e assim perceber se nos preocupamos com os sentimentos das nossas vítimas de interrogatório ou por outro lado somos um tijolo sociopata que só está interessado em atingir o sucesso.
                    


Além do caderno, já previamente mencionado, com tudo o que sabemos das outras personagens, temos também um menu com todas as pistas que nos são deixadas durante o jogo. Será neste menu que teremos de relacionar as diversas informações descobertas, o que nos leva a novas pistas para solucionar o nosso mistério.  
O enredo por sua vez trata algumas questões sociais, como o racismo que demonstra a realidade da época, ou relações bem delineadas que nos ajudam a querer saber mais sobre a vida de cada uma das personagens.

No que toca à exploração dos cenários, esta é baseada na busca de pistas e cartas coleccionáveis, contudo, notamos que um dos entraves deste título passa por esta mesma componente. A exploração do cenário em si, quando realizada pelo nosso personagem é demasiado lenta e aborrecida.
Para além deste ponto, temos imensos problemas técnicos como cutscenes que não começam quando deveriam, (ficando o ecrã num bloqueio até reiniciarmos o jogo) e também ficamos em cenários bloqueados contra paredes invisíveis, fazendo com que o nosso inspector pareça um às do moonwalk.



Resumo
BlackSad: Under the skin apresenta uma boa história com elementos de investigação bastante interessantes e algumas habilidades peculiares, como o sexto sentido do nosso felino, que funciona como um spider sence para a resolução de problemas ou abrir fechaduras com o nosso lockpick.

No sentido inverso fica a jogabilidade que está à partida prejudicada pelos inúmeros bugs que encontramos ao longo do jogo, onde muitas vezes temos que recomeçar para prosseguir na história.

Contudo este jogo consegue manter uma história imersiva com um visual muito apurado e agradável para umas horas de aventura e suspense. 


O Melhor:
  • Enredo interessante;
  • Jogabilidade simples e intuitiva;
  • Banda sonora boa.

O Pior:
  • Problemas técnicos que dificultam a progressão do jogo;
  • Personalidade do personagem não altera o rumo da história.



Pontuação do GameForces – 4.5/10


Título: Blacksad: Under the skin
Desenvolvedora: Pendulo Studio
Publicadora: Microïds
Ano: 2019

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Playstation 4, através de um código gentilmente cedido pela Microïds.


Autor da Análise: Bruno Neves 


[Análise] Blacksad: Under the skin [PS4] [Análise] Blacksad: Under the skin [PS4] Reviewed by Bruno Neves on dezembro 12, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.