[Artigo] Mario Kart Tour - Corridas, Loot Boxes e Micro-Transaçoes





Mario Kart Tour, anunciado em Janeiro deste ano e lançado no passado dia 25 de Setembro, é o terceiro lançamento da Nintendo protagonizando a personagem do Super Mario nas plataformas móveis (seguido do Super Mario Run e Dr. Mario World).  O jogo partilha muitas dos recursos dos últimos jogos da serie, inclusive Mario Kart 8 Deluxe, lançado para a Switch, adicionando alguns elementos novos à série, como por exemplo as corridas em modo contrário (reverse), possibilidade de utilizar um maior leque de itens nas corridas ou novos pilotos e veiculos.

 A jogabilidade teve necessariamente de ser adaptada aos dispositivos móveis, perdendo muito da sua profundidade, mas que seria algo expectável. Existem alguma opções que permitem personalizar a experiencia final, mas no fundo pouco afectam os resultados finais a longo prazo. Nesta situação torna-se mais difícil controlar o kart conforme nas consolas e conseguir fazer aquelas curvas e aproveitar os corta matos da melhor forma. Mas não obstante deste facto, é um jogo divertido, intuitivo e cativante.

Ainda que a Nintendo tenha conseguido reproduzir uma experiência agradável de Mario Kart, adaptada ao mercado em causa, com vista a optimizar os seus rendimentos, o jogo possui as denominadas “loot boxes”, sobre a forma de caixas de items disparados de canos que custam gemas preciosas (rubis). Estas gemas podem ser compradas directamente com dinheiro real ou ganhas dentro do próprio jogo, através de competições, desafios e recompensas diárias.
A grande questão desta dinâmica é que o jogo está na sua totalidade vocacionado para captar o jogador e levar ao consumo de rubis para poder evoluir o nosso conjunto de personagens, veículos e planadores. Para que seja possível competir nas ligas superiores, é necessário ter os elementos correctos para usufruir do bónus de pista e obter as melhore pontuações e somente através dos loot boxes conseguimos obter essa opção, pois basta não ter uma das melhores personagens para ficarmos de imediato relegados a ligas e copas mais básicas, relegando no fundo a habilidade do utilizador enquanto jogador. Inclusive, não é a quantidade de vezes que ficamos em primeiro lugar que dita a subida de liga.

Adicionalmente a este aspecto, existe um passe de temporada, denominado de “gold pass” que permite ao jogador receber mais e melhores prémios por exactamente a mesma vitoria que teve sem ter este benefício.

Este problema, associado à presença de loot boxes, tem levantado diversas vozes de descontentamento, inclusive alguns países proibiram que o jogo fosse disponibilizado na sua loja online. Denotando 90 milhões de downloads somente na primeira semana, Mario Kart Tour, é de longe o jogo melhor sucedido lançado pela Nintendo para o mercado mobile. Esperemos que estes números e o feedback da comunidade dedicada transmitam a mensagem correcta à Nintendo.



Autor do Artigo: Carlos Silva

[Artigo] Mario Kart Tour - Corridas, Loot Boxes e Micro-Transaçoes  [Artigo] Mario Kart Tour - Corridas, Loot Boxes e Micro-Transaçoes Reviewed by Carlos Silva on outubro 09, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.