Todas as Novidades da PlayStation Showcase 2023


Já lá vai algum tempo desde que fomos brindados com uma PlayStation Showcase, não já? Bem, a Sony também achou que sim e, como tal, levou a cabo um evento desta natureza na noite de passada. Com o lançamento já concretizado de quase todo longo rol de grandes produções dos Estúdios PlayStation oficialmente anunciados, este é o momento perfeito para anunciar o que podemos esperar da gigante japonesa nos próximos anos.

E durante mais de uma hora, foi precisamente isso que aconteceu. Entre jogos grandes e mais pequenos, produzidos dentro de casa ou por parceiros externos, e experiências a solo e multijogador, fomos brindados com 33 anúncios de jogos que teremos nas nossas mãos no futuro próximo.

Para ficarem rapidamente a par de tudo o que foi anunciado, fiquem aqui com o nosso resumo!


O evento abre com o jogo de estreia da produtora Haven, chamado Fairgames. O trailer cinemático mostra um grupo de três assaltantes a invadir um cofre pertencente a um dos vários bilionários que dominam o mundo. Pelo caminho, deparam-se com outros grupos de assaltantes e enfrentam-nos em batalhas de tiros e explosivos, de modo a garantir acesso exclusivo aos conteúdos do cofre. Não sendo propriamente claro, este trailer sugere que se trata de um jogo cooperativo e competitivo, onde grupos de jogadores terão de trabalhar em equipa e enfrentar outras equipas numa corrida ao assalto. Não foi adiantada qualquer data de lançamento, sendo apenas indicado que Fairgames chegará tanto à PlayStation 5 como a PC.

E quase como se de um recrutamento militar se tratasse, o próximo anúncio chega-nos sob a forma de Helldivers II (Arrowhead). Um shooter em terceira pessoa cooperativo onde temos de dizimar seres alienígenas por vários planetas para encontrar e proteger recursos. Pudemos ainda ver um arsenal de armas disponíveis para o fazer. Helldivers II chega-nos ainda este ano para PS5 e PC.



A seguir, tivemos direito a um novo vislumbre da jogabilidade de Immortals of Avenum (Ascendant Studios). Trata-se de um shooter na primeira pessoa a solo onde usamos poderes mágicos em vez de balas e armas de fogo. No papel de Jak, teremos de nos juntar a um batalhão elite de poderosos magos de modo a enfrentar forças tirânicas enquanto desvendamos o passado da terra de Avenum e asseguramos o seu futuro. O novo trailer volta a mostrar um jogo frenético e visualmente impressionante. E o melhor é que não temos de esperar muito para poder jogar Immortals of Avenum, que chega à PS5 já no dia 20 de julho.

Depois foi a vez de Ghostrunner II (One More Level) marcar a sua presença. Esta sequela do estiloso jogo de ação e plataformas à base de parkour, voltamos à pele (armadura?) do ciborgue ninja chamado Jack. Iremos ajudar a explorar o mundo fora da Dharma Tower, em mais uma demanda para salvar a humanidade. Ghostrunner II chegará ainda no decorrer de 2023.





Phantom Blade Zero (S-Game) foi o título que se seguiu, e que impressionou. Trata-se de um RPG de ação passado num mundo fictício que mistura artes marciais chinesas e steampunk, e no qual assumiremos o papel de um guerreiro a quem restam apenas 66 dias de vida. O trailer mostra cenários cheios de detalhe, criaturas com designs imponentes e um sistema de combate incrivelmente rápido, com choques de espadas e esquivos a ritmos aceleradíssimos. Phantom Blade Zero é um jogo que acompanharemos atentamente, e ao qual deitaremos as mãos assim que chegar à PlayStation 5.





Sword of the Sea (Giant Squid), o próximo jogo da produtora de Journey e The Pathless, foi mostrado pela primeira vez. O trailer dá-nos a conhecer uma criatura com a cara em chamas que usa a sua espada para surfar pelo deserto enquanto faz truques de snowboard e desbloqueia áreas de jogo. Ainda sem qualquer data prevista, Sword of the Sea chegará eventualmente à PlayStation 5.

De seguida foi The Talos Principle II (Croteam) a marcar presença. Trata-se da sequela do aclamado jogo de puzzles ambientais lançado em 2014, que promete apresentar mais quebra-cabeças desafiantes, mais ambientes surreais para explorar, e novas mecânicas de jogo como a manipulação da gravidade ou a transferência de mente. Os fãs deste género não terão de esperar muito tempo, já que The Talos Principle II chega à PlayStation 5 ainda este ano.




E numa cena bastante comovente os criadores do aclamado Gris dão-nos a conhecer Nova (Nomada Studio). Em cenários lindíssimos que parecem ser desenhados à mão, temos o momento mais emotivo da apresentação quando uma heroína vê o seu companheiro a perecer contra as sombras. Neva esta agendando somente para 2024.

Cat Quest: Pirates of the Purribean (The Gentlebros) foi o jogo abordado a seguir. Trata-se de um novo RPG de ação passado num animado e colorido mundo aberto, no qual teremos de assumir o papel de um gatinho pirata e enfrentar a ameaça dos Pi-ratos. Esta divertida e descontraída aventura chegará tanto à PlayStation 5 como à PlayStation 4 no decorrer de 2024.

Depois, seguiu-se Foamstars (Square Enix), um shooter na terceira pessoa de 3 vs 3 claramente inspirado em Splatoon. Os jogadores terão de encher o cenário da espuma da cor da sua equipa para assim vencer a partida. Foram apresentadas várias personagens e vários tipos de habilidades de cada um. Foamstars chegará tanto à PS5 como à e PS4, sem data ainda definida.






The Plucky Squire (Devolver Digital), teve depois direito a mais um vislumbre. Este encantador e curioso jogo de aventura leva-nos a ajudar Jot e os seus amigos a salvar o seu reino do vil Humgrump. Para tal, teremos de saltar entre um mundo em 2D contido nas páginas de um livro colorido, e entre o mundo tridimensional à volta desse livro, resolvendo puzzles e explorando fraquezas de inimigos entre ambas as dimensões. O jogo chegará às consolas PlayStation 5 em 2023.



A seguir, foi a vez de Teardown (Tuxedo Labs), um criativo jogo de assaltos passado num mundo com um estilo gráfico de voxel onde podemos destruir literalmente tudo. Fazer explodir paredes para criar novas entradas, modificar veículos para lhes dar mais poder de impacto, ou partir paredes à marretada – vale tudo para entrar onde não é suposto e cumprir as mossas missões não muito nobres. Teardown chega à PS5 ainda este ano.

Depois, chegou a vez de anunciar uma das maiores novidades desta apresentação: Metal Gear Solid Delta: Snake Eater (Konami). Trata-se de um remake da entrada mais aclamada desta série de jogos de ação e espionagem criada por Hideo Kojima. Nenhuma data de chegada ou período de lançamento do jogo para a PS5 foi referido. No entanto, e enquanto esperamos, foi também anunciado Metal Gear Solid: Master Collecion Vol. 1, uma compilação das versões em HD a trilogia original dos jogos Metal Gear Solid, que chega à PlayStation 5 no decorrer do outono de 2023.



De seguida pudemos ver um pouco do da jogabilidade da fase beta de Tower of Ashasba (Dreamlit). O trailer apresentou-nos um jogo de construção misturado com acção/aventura, onde temos que que reconstruir a nossa cidade e um ecossistema sustentável. Para isso temos que, por exemplo, derrotar inimigos ou cortar árvores para usarmos os seus recursos naturais, explorar zonas subaquáticas ou mesmo planar entre zonas. Tower of Ashasba estará disponível em 2024.

Um novo trailer de Final Fantasy XVI (Square Enix) foi apresentado de seguida. Trata-se do trailer de lançamento do próximo grande RPG desta longa e adorada série, onde podemos ver um pouco mais da intriga social e política que marcará o tom deste mundo, bem como do combate explosivo e dinâmico que teremos de dominar para enfrentar variadíssimos inimigos. Não temos de esperar muito, já que Final Fantasy XVI chega à PlayStation 5 no dia 22 de junho deste ano.





E apesar de não ser novidade, pudemos ver mais um pouco de Alan Wake 2 (Remedy). Desta feita temos agentes do FBI de volta de um homicídio que envolve um culto. Este thriller psicológico conta também com monstros que nos deixarão em sobressalto. Alan Wake 2 sairá no dia 17 de outubro e já estando já disponível para pré-aquisição.

A seguir, tivemos direito a um novo vislumbre de Assassin’s Creed: Mirage (Ubisoft). Na pele do novo recruta dos assassinos, Basim, teremos de partir numa demanda de autodescoberta e justiça. Tudo o que este trailer mostrou deu a entender que se trata de um regresso aos primórdios da série em termos de mecânicas de combate, de navegação e de assassinatos furtivos. Foi também revelado que Assassin’s Creed: Mirage chegará tanto à PlayStation 5 como à PlayStation 4 no dia 12 de outubro deste ano.




Depois foi a vez de Revenant Hill (The Glory Society) marcar presença. Um teaser bastante curto mostra-nos, num cenário 2D, um gato a andar por várias zonas. Revenant Hill é um título indie que chegará tanto à PlayStation 5 e PlayStation 4, ainda sem data anunciada.

O animado RPG de ação Grandblue Fantasy: Relink (Cygames) também se apresentou e em grande forma. Este novo trailer volta a mostrar bastante do design estilo anime do mundo e das criaturas e também do sistema de combate em tempo real estiloso, explosivo e colorido. A grande novidade foi memo a confirmação da janela de lançamento, que aponta a chegada de Grandblue Fantasy: Relink à PlayStation 5 e PlayStation 4 no inverno deste ano.



E quase, quase a sair, temos mais imagens de Street Fighter 6 (Capcom). Este curto trailer serviu essencialmente para dar mais vida e assinalar um pouco mais as personalidades das variadíssimas personagens deste universo que poderemos levar a combater nas ruas já no dia   2 de junho. Street Fighter 6 encontra-se já disponível para pré-aquisição, oferecendo vários bónus como incentivo.

O que se seguiu foi um dos anúncios mais visualmente impactantes - Ultros (Hadoque). Com uma direção artística criada por El Huervo (responsável também por Hotline Miami), este é um jogo de ação e plataformas em 2D passado no psicadélico mundo conhecido como The Sarcophagus. A jogabilidade mostrada dá a entender um sistema de combate com elementos souls-like e um amplo mundo interligado para descobrir e explorar. uma espécie de Hollow Knight em ácidos, portanto. Ultros chegará tanto à PS5 como à PS4 no decorrer de 2024.



Depois temos Tower of Fantasy (Perfect World Games), um RPG que mistura robôs com personagens animes com a premissa de que “O mundo tem que ser mudado”. Pudemos visualizar vários veículos entre eles cavalos robóticos e apareceram algumas personagens num mundo que parece ser aberto semelhante a Genshin Impact, mas desta feita com robôs e onde se pode mesmo explorar debaixo de água. Com uma palete de cores vivas, aguardamos por uma data.



Dragon’s Dogma II (Capcom) também se apresentou, oferecendo um primeiro olhar sobre o mundo e a jogabilidade. Seguindo as pisadas do original, teremos uma liberdade muito ampla para decidir como queremos que a nossa personagem luta e se comporta de modo a enfrentar inúmeros perigos. Ainda não há uma data de chegada, sabendo-se apenas que esta aguardada sequela chegará à PlayStation 5.



E o que seria uma apresentação sem mais um FNAF? Com já uma longa lista de títulos esta série de terror e sobrevivência, ficamos agora a saber da chegada de Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 (Scott Games). Sem uma data concreta definida, sabemos que chegará no final de 2023.

Chegou a altura de começar a olhar para novos títulos a caminho da novíssima PS VR2, e o começo não podia ser melhor. Resident Evil 4 Remake (Capcom) receberá um modo de VR através de uma atualização gratuita par a versão PS5 do jogo. Isto permitir-nos-á reviver novamente a aventura de Leon Kennedy ao longo da sua missão de salvamento. Apenas foi indicado que este modo se encontra em produção, não havendo qualquer data prevista para a sua chegada.




Ainda para a PS VR2, temos o anúncio do título mais hilariante da noite: Arizona Sunshine 2 (Vertigo Games). Com um trailer divertidíssimo conhecemos um cowboy que, juntamente com o seu fiel companheiro canino, mata de várias maneiras zombies. Muitos zombies. Todos eles chamados Fred, por algum motivo. Sem data definida, sabemos que a chegada deste jogo à PS VR 2 será ainda este ano.

Mantendo o capacete, o anúncio seguinte foi Crossfire: Sierra Squad (Smilegate Entertainment). Este intenso shooter colocar-nos-á na pele de um líder de esquadrão paramilitar que tem de liderar a sua equipa elite num conflito contra a temível organização Black List. A ação mostrada parece impressionante e bastante variada, graças ao amplo leque de armas que teremos ao nosso dispor. Crossfire: Sierra Squad chegará à PS VR2 em 2023.



Ainda para a nova realidade virtual da PlayStation temos agora Synapse (nDreams). Um título mais misterioso onde através de um portal entramos na mente do arqui-inimigo e temos de usar uma pistola ou poderes vindos de uma luva para ir eliminando adversários que nos vão aparecendo pela frente. Synapse chega à PS VR2 no dia 4 de julho deste ano.

A seguir, tivemos uma agradável surpresa ao saber que o aclamadíssimo jogo de música e ritmos Beat Saber (Beat Games), chega à PS VR2 hoje. O anúncio foi feito enquanto assistimos a um exemplo de jogabilidade em que se usa os sabres de luz virtuais para destruir blocos ao som de Don’t Stop Me Now, dos Queen. A propósito, a chegada do jogo à nova geração de periféricos de realidade virtual da Sony significa também a chegada de um pack de músicas da adorada banda britânica. Portanto, Beat Saber já se encontra disponível para a PS VR2, sendo oferecido como atualização gratuita para os donos do jogo para a PS VR original, e um novo pacote com 11 músicas dos Queen também se encontra disponível, sendo vendido separadamente.



Terminada a viagem pelo mundo da realidade virtual, voltamos aos anúncios de jogos para a PlayStation 5 com Marathon (Bungie). Trata-se do reviver de uma série clássica de shooters na primeira pessoa, aqui sob a forma de um shooter competitivo onde teremos de competir por riquezas com outros jogadores enquanto sobrevivemos num mundo em evolução constante. Nenhuma data ou janela de lançamento foi adiantada para Marathon, sabendo-se que está a caminho da PS5 e de PC.




Continuando com uma das produtoras mais recentemente adquiridas pela PlayStation, recebemos um primeiro teaser de Destiny 2: The Final Shape (Bungie). Trata-se do capítulo final da narrativa intitulada Light & Darkness Saga, com o teaser a revelar o regresso do líder dos Guardiões conhecido como Clayde-6. Não foi adiantada qualquer data de lançamento para esta nova expansão, com o final do trailer a remeter-nos para um evento dedicado a Destiny que decorrerá no dia 22 de agosto deste ano.

Mantendo mais ou menos o mesmo registo, foi a vez de ficarmos a conhecer brevemente Concord (Firewalk Studios). Trata-se de um novo shooter na primeira pessoa multijogador de um dos mais recentes Estúdios PlayStation que, aparentemente, se passará algures no espaço. O curto teaser apenas mostra o interior de um veículo espacial retro futurista numa viagem de longo alcance. Concord chegará à PS5 e a PC no decorrer de 2024.



Colocando uma curta pausa nos assuntos unicamente relacionados com videojogos, recebemos aqui um novo trailer para o filme de Gran Turismo. Esta obra adaptará uma história baseada em factos reais acerca de um jogador da aclamada série de jogos de corrida que se destacou ao ponto de merecer a oportunidade de se tornar um piloto de corridas na vida real. Contando com grandes nomes como David Harbour e Orlando Bloom, com Archie Madekwe no papel do protagonista, e realizado por Neill Blomkamp, Gran Turismo chega às nossas salas de cinema no dia 10 de agosto deste ano.

E não só de jogos (ou filmes) viveu esta Showcase, com a apresentação de 2 novos periféricos. O primeiro, que estará disponível ainda este ano, tem o nome de Project Q e assemelha-se a uma consola portátil, contando com um ecrã HD de cerca de 20 centímetros e com todas as teclas do comando original DualSense. Este irá exclusivamente permitir que joguemos títulos PlayStation 5 através das funcionalidades remote play.

O segundo e último acessório revelado é algo novo no mundo da PlayStation: os seus primeiros earbuds. Estes prometem trazer uma nova geração de imersão auditiva para a PS5 e PC, ostentando conectividade automática por Bluetooth e uma nova tecnologia wireless, garantindo assim menos latência e uma qualidade incrível enquanto jogamos. Nenhum destes acessórios tem data prevista de chegada às lojas.


Para terminar o evento, tivemos a estreia da jogabilidade do tão aguardado Marvel’s Spider-Man 2 (Insomniac Games). Primeiro, tivemos um curto trailer que nos introduz oficialmente a um dos principais antagonistas do jogo, Kraven the Hunter. Neste, vemos o exímio caçador e a sua equipa a derrubarem mais um alvo no meio de uma selva, com o líder do grupo de predadores a manifestar o seu tédio. Eis que um subalterno mostra a Kraven um mapa digital de Nova Iorque, no qual podemos ver vários adversários dignos que o antagonista poderá caçar. Depois disto, transitamos para a cidade onde vemos os capangas de Kraven a caçar o vilão Lizard, e a partir daqui a ação não para.

Logo a abrir esta parte da apresentação do jogo, vemos Peter Parker a usar os tentáculos negros do symbiote Venom. Vemos alguns ataques novos, mais violentos por parte de Peter. No decorrer da missão, vemos a perspetiva da jogabilidade a mudar para Miles Morales, que se (literalmente) voa pela cidade em busca de Lizard e entra numa sequência de ação furtiva. Depois de exibir algumas opções novas nestas secções, como a possibilidade de usar teias reforçadas para criar caminhos de movimentação silenciosa, arrancamos para uma sequência de perseguição frenética. Entre explosões, várias estruturas da cidade a serem destruídas, e vários eventos rápidos onde tanto Peter como Miles têm de salvar cidadãos inocentes e ajudar-se mutuamente a escapar do perigo, a missão de salvar Lizard é cumprida.

Para além de oferecer mais detalhes sobre a história e os vilões que poderemos esperar enfrentar ao longo da sua campanha a solo, ficámos a conhecer melhor como a jogabilidade evoluiu e melhorou face a ambas as entradas anteriores. Ficamos também a saber que vamos ter de jogar na pele de um Peter mais agressivo e implacável quando este se encontra sob a influência de Venom. O que ainda não sabemos é em que data ao certo teremos Marvel’s Spider-Man 2 nas nossas mãos, já que a apresentação termina com a indicação de que o jogo chegará à PlayStation 5 no decorrer do Outono deste ano.




Artigo por: Filipe Castro Mesquita & Filipe Martins

Todas as Novidades da PlayStation Showcase 2023 Todas as Novidades da PlayStation Showcase 2023 Reviewed by Filipe Castro Mesquita on maio 25, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.