Mario Kart 8 Deluxe: Passe de pistas adicionais - Parte 4


 Ano novo, parte nova da DLC de Mario Kart 8 Deluxe. 2022 entregou-nos seis taças progressivamente melhores, ao longo das Partes 1, 2 e 3, e os dois anúncios promissores relativos aos novos conteúdos que a Nintendo fez na última Nintendo Direct só faziam antever que esta evolução positiva continuasse: a apresentação de uma bela pista inspirada nos jogos Yoshi’s Island e a revelação de que personagens jogáveis serão adicionadas ao jogo nas últimas três partes, começando com Birdo na Parte 4!

Com a chegada das duas novas taças e de Birdo no dia 9 de março, é a altura de nos perguntarmos: a Parte 4 está à altura das expectativas?


 


Deslizes em Amsterdão (Amsterdam Drift) – Mario Kart Tour

Com base nas minhas opiniões das pistas citadinas das partes anteriores, poderão já ter percebido que tenho predileção por pistas airosas. Por isso, era inevitável eu gostar de Deslizes em Amsterdão, uma pista bastante pacífica que nos leva a um campo com moinhos de vento na primeira volta, aos canais de Amsterdão na segunda e ao maior jardim de flores do mundo na terceira.

Embora a pista não seja complexa mecanicamente, esta conjuga uma série de gimmicks simples que tornam os passeios por Amsterdão variados. Desde logo, a primeira volta é realizada no sentido oposto das restantes, como já verificamos noutras pistas do Passe de pistas adicionais. Adicionalmente, ao longo do trajeto temos de nos desviar das pás de moinhos de vento, aproveitar o impulso das correntes de água e evitar Piranha Plants e um carro elétrico.



Parque Fluvial (Riverside Park) – Mario Kart: Super Circuit

Tal como Lago Bu, Parque Fluvial é uma pista cuja reinterpretação seria incrível… se fosse feita com o nível de ambição das pistas retro incluídas no Mario Kart 8 base, em vez de ser baseada na remasterização conservadora de Tour. Pelo menos, esta versão não é simplória como Circuito do Mario 3: foi implementada elevação na pista, foram adicionadas rampas e lama, a secção final do percurso foi tornada numa caverna e Ptooies foram adicionadas como inimigos, transportando Bananas e Cogumelos.

Ainda assim, o potencial de um parque fluvial ia muito além desta reimaginação. Desde logo, o ambiente é demasiado despovoado e inerte, claramente carecendo mais vida selvagem, e, fora de cascatas que atravessamos numa fração de segundo, praticamente não interagimos ou sequer vemos a água neste parque “fluvial” (apesar de a água nos rodear a todo o momento da iteração original do trajeto).

Outro paralelo que posso estabelecer entre Parque Fluvial e Lago Bu reside na qualidade das suas texturas. O terreno da pista está num patamar completamente diferente do de pistas como Circuito do Toad. Apesar disso, o interior da cave e as árvores possuem os designs simplificados que esperamos das pistas de Tour.

 

 

Pico DK (DK’s Snowboard Cross) – Mario Kart Wii

A Nintendo tem sido extremamente feliz com as escolhas de pistas de Mario Kart Wii a incluir no Passe de pistas adicionais. Centro Comercial Coco, Pista de Árvores e Ravina Cogumelo são as pistas mais icónicas do título e possivelmente da série inteira, e já estão na DLC do Mario Kart da Switch. Agora, chegou a vez de Pico DK ser remasterizado – e, com esta fantástica escolha, basta a Nintendo importar Cabo Koopa e Toad’s Factory para eu abandonar a minha cópia de Mario Kart Wii à porta de um orfanato.

Pico DK na Nintendo Switch é exatamente o que esperava, o que é excelente. Todos os atributos positivos da pista continuam presentes, como os half-pipes e os atalhos insanos que podemos fazer graças à configuração vertiginosa do percurso! (Sim, com isto estou a afirmar que não considero o nevoeiro da versão Wii como uma qualidade!). Assim, Pico DK mantém-se uma das melhoras pistas da franquia!


 

Ilha do Yoshi (Yoshi’s Island) – Original

Bastou o curto teaser da mais recente Nintendo Direct para perceber que esta pista seria especial. Ilha do Yoshi é um lindo tributo ao jogo do mesmo nome da Super NES, com um terreno estilizado e adorável modelado com base nos vários mundos do clássico e recheado de imensos convidados desta franquia, como Stilt Guys e Huffin Puffins que se cruzam connosco na pista e Nep-Enuts e Goonies no plano de fundo.

Embora não possua secções antigravidade, a pista inclui tanto uma secção subaquática como uma de planador. Nesta última, podemos tentar acertar numa Winged Cloud para fazer uma ponte aparecer e terminarmos cada volta da partida saltando num Goal Ring, como se estivéssemos a terminar um nível de um título Yoshi!

Para além de termos direito a uma fantástica versão do tema Athletic de Yoshi’s Island, jingles únicos de início e fim de corrida. Adicionalmente, as moedas possuem um efeito sonoro distinto, bem como um design baseado nas moedas da série!

Na sequência de todos estes pormenores, eu considero esta pista um mapa crossover, comparável a Circuito de Hyrule, Animal Crossing e Periferia Urbana, mesmo que, tecnicamente, Yoshi’s Island pertença ao universo Mario. Com tantos detalhes fenomenais, esta é de longe o melhor circuito dentro deste conjunto e a verdadeira estrela da quarta parte do Passe de pistas adicionais!

 


Ocaso em Banguecoque (Bangkok Rush) – Mario Kart Tour

Apesar de o começo da pista ser promissor, levando-nos a um rio cheio de canoas das quais podemos executar saltos impulsionados, o resto do trajeto de Ocaso em Banguecoque é banal. Passamos por estruturas e localizações icónicas como o Monumento da Democracia, mas estas não são aproveitadas para enriquecer mecanicamente as partidas. Não existe a variedade de obstáculos que encontramos em Deslizes em Amsterdão; encontramos apenas Piranha Plants estacionárias e Sidesteppers como inimigos no mapa. Existem alguns percursos alternativos em secções da pista, mas tal como em Vale do Yoshi pouco demorou até eu escolher os meus prediletos.

Mas é um ocaso, e é em Banguecoque. A pista faz jus ao nome e é exatamente aquilo pelo que estão a pagar!

 



Circuito do Mario (Mario Circuit) – Mario Kart DS

Depois do arrebatador Circuito do Mario 3, outro Circuito do Mario era exatamente o que queria! Como não amar os trajetos mais simples e tematicamente similares da série?

... Esta pista não é necessariamente má, mas, tal como todos os Circuito do Mario exceto os de Mario Kart 7 e 8, é uma pista básica do ponto de vista visual e mecânico, tendo pouco de singular a oferecer. Este mapa é originário do Mario Kart com Airship Fortress, DK Pass, Delphino Plaza e Luigi’s Mansion, e a Nintendo opta por trazer de volta Circuito do Mario, Jardins da Peach e Colina Cogumelo? Bem, já me vou preparar mentalmente para a Nintendo apresentar Yoshi Falls nas próximas partes, da mesma forma que uma criança orgulhosamente apresenta um bolo feito de lama.

Frustrações à parte, pelo menos este percurso simples introduz a Mario Kart 8 Deluxe as Fire Piranha Plants, que disparam bolas de fogo de um modo imprevisível e são sempre um obstáculo interessante. Adicionalmente, esta iteração de Circuito do Mario DS adiciona uma Lagartola na terceira volta que, não sendo difícil de evitar nas corridas, injeta alguma vida e mutabilidade ao local.

Finalmente, à semelhança do que observamos com Colina Cogumelo, a música de Circuito do Mario DS recebeu um remix que incorpora amostras de som similares aos da música original, tornando esta composição numa recriação nostálgica do tema!

 

 

Estádio Waluigi (Waluigi Stadium) – Mario Kart: Double Dash!!

Finalmente posso elogiar sem reservas uma pista da Taça Bumerangue! Os visuais são ótimos, com o terreno lamacento (que magicamente não suja os nossos pneus) e as Piranha Plants mecânicas a serem tão detalhados como os trajetos originalmente incluídos em Mario Kart 8. Os half-pipes ganharam novo propósito, sendo não só uma forma de obtermos itens, mas também a chave para acedermos a trajetos alternativos. A música foi renovada com o grandioso estilo big band utilizado na banda sonora de Mario Kart 8, melhorando a composição sem lhe remover a característica “marca” Double Dash!! (se bem que uma porção adicional deveria ter sido adicionada para tornar o tema menos repetitivo).

Esta é a primeira pista de Mario Kart: Double Dash!! a integrar o Passe de pistas adicionais, e esperamos que as duas próximas partes corrijam esta lacuna!

 


Vertigem em Singapura (Singapore Speedway) – Mario Kart Tour

Sabem o que é que é pior do que termos de tolerar uma pista citadina em cada Taça da DLC? É termos de tolerar duas. Para além de manchar o apelo desta taça e consequentemente desta parte da DLC, esta decisão da Nintendo espicaça a minha curiosidade. Agora, só sobram 2 pistas citadinas exclusivas de Tour: Vancouver Velocity e Los Angeles Laps. Consequentemente, a Nintendo não poderá manter o hábito nocivo de inaugurar cada taça com uma pista citadina nas 2 partes finais a não ser que anuncie pistas citadinas inéditas. O otimista em mim quer acreditar que a parte final não será contaminada por este tipo de trajetos!

Não fico ainda mais irritado porque, no final de contas, Vertigem em Singapura é uma das melhores pistas baseadas em cidades reais. Visualmente, a pista é uma explosão de luzes e cores, e todos os locais icónicos que atravessamos são visualmente apelativos. A música é fenomenal, com uma energia que encaixa perfeitamente na ambiência noturna. Em termos de jogabilidade, a pista pode não ser tão diversificada como Deslizes em Amsterdão, mas não deixa de proporcionar uma experiência divertida com tapetes rolantes e Boost Rings.

 

 


Quando já ninguém estava à espera de novidades no tipo de conteúdo presente no Passe de pistas adicionais, a Nintendo anunciou que novas personagens juntar-se-ão ao jogo na segunda metade da DLC. Estas adições tiveram início com Birdo, a personagem originária de Super Mario Bros. 2.

Birdo está disponível em 9 esquemas de cores diferentes, e foi adicionada ao menu de personagens jogáveis numa nova coluna, com espaço para outras 5 personagens adicionais. Para além de Birdo, existem 8 personagens que apareceram em títulos Mario Kart anteriores e não regressaram em Mario Kart 8/Deluxe:

  • Donkey Kong Jr.;
  • Paratroopa;
  • Petey Piranha;
  • R.O.B.;
  • Funky Kong;
  • Diddy Kong;
  • Honey Queen;
  • Wiggler.

Pessoalmente, mesmo se apenas considerasse estas nove personagens, Birdo não integraria as minhas seis escolhas para a DLC. Independentemente disso, esta é uma personagem relevante dentro do universo Mario e os meus gostos pessoais são o único motivo para contestar a sua inclusão.

Além disso, com a adição da pista Ilha do Yoshi, esta foi a melhor altura para introduzir Birdo ao elenco de Mario Kart 8 Deluxe. Birdo nunca apareceu num jogo da subsérie Yoshi, mas pelas suas semelhanças físicas, ela e Yoshi são frequentemente emparelhados em spinoffs de Mario como Mario Kart: Double Dash!! e Mario Tennis.


Em conclusão, a Parte 4 é uma ótima adição ao Passe de pistas adicionais, embora esteja longe da perfeição. Circuito do Mario DS, uma remasterização insípida de Parque Fluvial e três pistas citadinas podem ser difíceis de engolir, mas não consigo ficar desiludido quando a Nintendo nos entrega Ilha do Yoshi, certamente uma das melhores pistas da série, e versões definitivas de Pico DK e Estádio Waluigi.

A evolução gráfica positiva continua a verificar-se, com Ilha do Yoshi e Estádio Waluigi a encaixarem harmoniosamente no estilo das pistas do jogo base. Apenas Circuito do Mario nos recorda claramente os ambientes saturados e de plasticina que dominaram a Parte 1 dos conteúdos adicionais. A promessa de novas personagens é entusiasmante e poderá conferir a Mario Kart 8 Deluxe a seleção de condutores definitiva da série, mesmo que Birdo não seja uma adição empolgante. Infelizmente, as secções anti-gravidade são escassas nestas oito pistas, e esta é a única métrica de qualidade pela qual podemos objetivar um retrocesso no trabalho de remasterização das pistas em relação à Parte 3. 



Nota: Este artigo foi realizado com base na versão digital dos conteúdos adicionais para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.

Autor do Artigo: Tiago Sá
Mario Kart 8 Deluxe: Passe de pistas adicionais - Parte 4 Mario Kart 8 Deluxe: Passe de pistas adicionais - Parte 4 Reviewed by Tiago Sá on abril 05, 2023 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.