Análise | The Legend of Heroes : Trails From Zero - Uma Boa Dose De Nostalgia

Desde o momento que os videojogos se tornaram uma grande fatia dos meus hobbys (e já lá vão uns bons e largos anos) que o fascínio por RPGs sempre esteve presente. Sagas como Final Fantasy, Dragon Quest, Golden Sun, Breath of Fire, entre outras, prenderam-me horas a fio agarrado às mais diferentes plataformas, desde a minha infância até aos dias de hoje. Numa altura que as editoras decidem apostar bastante em Remakes e Remasters, chega-nos parte da saga The Legend of Heroes com o seu título Trails From Zero (originalmente lançado no mercado asiático em 2010) .


 
Mas antes de vos falar sobre este título em especifico, acho oportuno enquadra-lo dentro da própria saga. Apesar de alguns jogos da saga Legend of Heroes não terem relação, os da série Trails são sequenciais e há certos Arks que estão interligados em termos cronológicos (onde mesmo alguns passam-se simultaneamente cronologicamente) e passam-se no mesmo mundo em continentes e/ou cidades diferentes.

Apesar disso, cada Ark poderá ser jogado separadamente, mas o lore dos jogos é tão vasto que é preciso ser "descoberto" por séries. Acredito que chega-se a um determinado ponto durante a história que é necessário conhecimento sobre todos os Arks para realmente perceber e apreciar a narrativa principal de toda a saga.

Para terminar deixa-mos aqui uma tabela com os jogos relacionados com Trails From Zero, alguns pontos que os ligam e em que plataformas estão disponíveis no mercado Europeu/Americano:

Liberl

 Ark

Trails in the Sky I , II e III (Disponíveis para PSP e PC)
Os 3 jogos passam-se em Liberl e os eventos do terceiro jogo deste Ark passa-se 3 meses antes de Trails From Zero

Crossbell                     
Ark

Trails From Zero 
Trails To Azure (Disponível em 2023 Para PC, PS4/PS5 e Nintendo Switch)
Passa-se alguns meses após o final de Trails From Zero

Erebonia 

Ark

Trails of Steel I , II , III, IV - (os dois primeiro estão disponíveis para PC e Ps4/Ps5 enquanto o terceiro e quarto estão, além das mesmas plataformas, disponíveis também para a Nintendo Switch)
Os dois primeiros títulos passam-se em simultâneo com os jogos da Ark Crossbell. Os dois últimos vão buscar personagens da mesma Ark para complementar a sua história

Cavard

Ark

Trails Into Raverie - (Disponível em 2023)
Passa-se 5 meses depois do Trails of Steel IV
Trails In the Dark - (Somente disponível no Japão, sem data para o mercado Americano/Europeu)
Passa-se 1 ano depois de Trails Into Raverie


E sem mais demoras falemos de The Legend of Heroes : Trails From Zero.



Neste título somos apresentados a Lloyd Bannings, um jovem que após 3 anos de ausência para se formar enquanto detective, retorna à sua cidade natal Crossbell com vista a integrar os quadros da policia local. Para sua surpresa descobre que foi colocado numa nova divisão experimental conhecida como SSS (Special Suport Section), que trabalha à parte do resto da policia. Aqui somos apresentados ao resto da equipa. Conhecemos Elie MacDowell, Tio Plato e Randy Orlando. Estes 3 personagens junto com Lloyd são o centro da narrativa e são nestes onde sentimos um maior desenvolvimento de personalidade durante todo o nosso gameplay. Não querendo desvendar muito sobre essa construção da narrativa, deixo aqui o gostinho onde posso afirmar que ri numerosas vezes com certos comentários do relaxado Randy e também foi bastante interessante ver a evolução da personalidade da inicialmente tímida Tio.



Esta nossa equipa fica então encarregue de resolver pedidos feitos por cidadãos através de um computador central. Aqui equiparamos estes pedidos como se fossem quests e é assim que o jogo vai avançando pela história através dos pedidos principais. Nos secundários, que maioritariamente passam por andar pela cidade de Crossbell e arredores, a encontrar X, salvar Y e recolher Z, admitimos que podem-se tornar um pouco repetitivos e aborrecidos, apesar da própria cidade ser bastante diversificada. Contudo, para "ajudar" a colmatar esta sensação temos ao nossos dispor o High Speed Mode, que permite com um simples toque no comando, activar o jogo no seu modo rápido, o que facilita a movimentação pela cidade a resolver esses problemas.

Toda a história da série Trails está envolta em politica e supremacias de poder entre nações e Trails from Zero não é exceção. Apesar do enredo se formar a um passo relativamente lento podemos dizer que o mesmo está muito bem escrito, portanto estejam preparados para tramas e processos feitos pela calada, envolvendo abusos de poder que vão deixar não só os nossos personagens irritados bem como o próprio jogador!




Uma outra parte da nossa jogabilidade decorre nos combates. Esta vertente, á semelhança do próprio enredo, começa bastante simplista, mas rapidamente desenvolve uma necessidade de ter uma visão mais estratégica. Os combates passam-se por turnos e destacamos a variedade de opções que temos ao nosso dispor. Cada personagem tem habilidades Craft (habilidades especificas de cada personagem) e Arts (feitiços mágicos dos elementos). Além disto cada personagem tenho um raro Quarts (uma pedra preciosa), que serve como equipamento para melhorar e alterar as habilidades mencionadas.

Com isto tudo interligado, considerando ainda que durante as batalhas, analisarmos os inimigos e as suas fraquezas, a sua posição no campo de combate e as nossas barras para uso de habilidades, buffs, debuffs, áreas de efeito e por ai, torna realmente os combates em grelha tática bastante interessantes.



Relembramos que Trails of Zero saiu originalmente há 12 anos, portanto não esperem gráficos de ponta. Nesta adaptação é notório o trabalho da editora em apresentar uma experiência mais polida, mas sentimos de fato as cores e as texturas de jogos de outrora, o que honestamente, não interfere com a excelente experiencia que este RPG é. Dito isto, é verdade que se nota uma atenção para adaptar cada cenário a determinadas paletes de cores. Exemplificamos com a zona comercial cheia de cores brilhantes e a zona "pobre" da cidade com tons mais frios, onde a excelente vertente audio complementa não só estes cenários mas como certos momentos alegres ou de maior tensão. Desta forma a componente audiovisual está bem integrada com a experiencia que o título pretende entregar, conseguindo englobar as diferentes etapas na perfeição.


Conclusões
The Legend of Heroes : Trails From Zero é um excelente, e reafirmo, excelente título RPG para os fãs. Estar associado a uma saga ajuda nesse aspeto, pois queremos sempre mais, e a saga Trails dá-nos mais. Bastante mais. É preciso alguma paciência para aguentar o desenvolvimento lento mas interessante do enredo, onde o cuidado que houve em unir estes quatro personagens e as suas distintas personalidades é palpável, fazendo-nos embrenhar na história que é presenteada. Esta característica, aliada aos combates estratégicos cativantes, faz desta criação um titulo a ter em conta mesmo nos dias atuais.





O Melhor:
  • Personagens bem escritas e com personalidades bem delineadas
  • Combates com bastantes opções estrategas
  • Vertente audiovisual em sintonia aos momentos da narrativa



O Pior:
  • Enredo algo lento a desenvolver-se
  • Missões secundárias repetitivas e aborrecidas


Pontuação do GameForces – 8.5/10




Título: The Legend of Heroes : Trails From Zero
Desenvolvedora: Nihon Falcom
Publicadora: NIS America
Ano: 2022

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PlayStation 5, através de um código gentilmente cedido pela NIS America .

Autor da Análise: Filipe Martins






Análise | The Legend of Heroes : Trails From Zero - Uma Boa Dose De Nostalgia Análise | The Legend of Heroes : Trails From Zero - Uma Boa Dose De Nostalgia Reviewed by Filipe Martins on setembro 26, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.