Jogos Recomendados para Crianças (até aos 10 anos)




Uma pergunta frequentemente encontrada nos grupos e páginas das redes sociais passa por algo muito semelhante a “Que jogos recomendam para o meu filho”. Reconhecidamente que nesta situação de confinamento em que vivemos, é cada vez mais complicado para nós pais conseguir entreter os mais pequenos durante as longas horas do dia. Certamente os videojogos é uma das formas mais fáceis de os ocupar nestes tempos. Não somente são actividades em que eles têm um elevado interesse em participar, como também, se tratadas com ponderação, trazem benefícios significativos ao seu crescimento e formação.



Neste artigo apresentamos um conjunto de 10 jogos para crianças até aos 10 anos, indicando quais os seus benefícios, assim como uma pequena introdução. A lista foi criada tendo em consideração diversos factores associados a crianças até esta idade, nomeadamente:
  1. A sua falta de capacidade em conseguir, ou ter interesse, em acompanhar narrativas mais complexas;
  2. Capacidade de coordenação motora para conseguir aproveitar alguns jogos mais devidamente;
  3. Desenvolvimento associado a cada título e o que poderá promover nas nossas crianças;
  4. Possibilidade de multijogador local, para as famílias com mais de uma criança;
  5. Modas do momento com os seus círculos sociais.

Como nota final, esta lista reflecte a minha experiencia pessoal e reconhecidamente poderão haver outras alternativas ou posturas no que se refere a opções educativas de cada leitor. Principalmente equacionando as preferências das crianças poderão haver títulos que simplesmente estas não terão interesse em particular (muito à semelhança dos adultos!). 

Os encarregados de educação devem, de igual modo, informar-se relativamente à classificação etária e se a experiência será a mais indicada à criança em particular. 




1. Super Mario 3D World + Bowser's Fury & Super Mario 3D All-Stars"
Plataformas: Nintendo Switch
Benefícios: Melhoria de coordenação motora, Trabalho em equipa, Melhoria de tempos de reacção.

Começando pelo mais óbvio: Super Mario. Sim, todos nós conhecemos a famosa mascote da Nintendo e um dos personagens de videojogos mais reconhecido a nível global. Mas o que muitos não saberão é que a Nintendo apresenta título atrás de título uma formula extremamente refinada no que se refere à jogabilidade e controlo da personagem. Este factor, associado a um level design intuitivo, significa que tanto alguém com pouca experiencia, como um jogador de longa data poderão aprecia-lo a níveis diferentes.

Se por ventura é fácil passar a grande maioria dos níveis, por outro nem todos conseguem cumprir com a totalidade de objectivos por nível. E claro, existem outros desafios dentro do próprio jogo para diversificar a experiência e manter o interesse de todos.

Outro aspecto importante é a possibilidade de jogar em multijogador local, o que permite a famílias com mais que um filho, usufruirem destes títulos. Ou quem sabe um pai ou mãe, acompanhar as aventuras do seu mais pequeno!

Fonte: nintendo.pt



2.Fortnite & Rocket League (PEGI 12)
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, Microsoft Windows
Benefícios: Trabalho em Equipa; Melhoria de Capacidades Comunicativas; Melhoria da Criatividade.

Sim, vamos já arrumar com este tema! Por muito que a vasta maioria dos jogadores de longa data não os apreciem, Fortnite e Rocket League são dois excelentes títulos para crianças nesta gama de idades.

Ambos apresentam jogabilidades, na sua base, simples de interiorizar e que todos (sim todos!) os amigos dos vossos filhos já jogam! Chamamos à vossa memória os tempos de escola, quando todos nós seguíamos as modas da altura. Ninguém quer um filho a sentir-se colocado de lado do grupo de amigos, certo?

Mas estes dois títulos tem interessantes pontos de evolução, nomeadamente no que se refere ao trabalho em equipa e capacidades de comunicação, devido à possibilidade de conversação por voz dentro do jogo. Para mais, as componentes mais violentas (relembrando que Fortnite é para todos os efeitos um título que inclui armas fictícias, com classificação PEGI 12) é bastante suave, com aspecto cartoon, ausente de sangue e devidamente colmatada por danças e vestiárias mais alegres.

Por fim, são dois jogos gratuitos e que em nada necessitam de gastar dinheiro real, para serem desfrutados. Contudo, deixamos o aviso que, apesar de serem gratuitos, existe uma agressiva vertente de micro transações, ou seja, promoções aliciantes dentro do próprio para adquirir itens, personagens ou decalques personalizados.

Fonte: nintendo.pt



3. Qualquer Jogo da LEGO
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, Microsoft Windows,
Benefícios: Melhoria da capacidade de raciocino, concentração e resolução de problemas ou puzzles.

Pensem em qualquer série, super-heróis ou filme para crianças e com certeza deverá haver algum jogo da LEGO alusivo a esse tema. Reconhecidamente que os mais famosos passam pelas series Star Wars e Marvel, mas os jogos não param por ai e existem efectivamente muitos mais  por onde escolher. A sua jogabilidade é na grande parte transversal (idêntica) aos vários títulos existentes, pelo que caso já tenha jogado anteriormente, a criança não terá dificuldades em pegar num novo título.

Deixamos aqui a nota que a vasta maioria dos jogos da LEGO estão em inglês (excepto Lego City que contem uma extraordinária adaptação à língua de Camões), pelo que alguns puzzles poderão necessitar da assistência dos pais. No global podem considerar que apesar de estarem em lingua Inglesa, os jogos são compreensiveis e os puzzles intuitivos o suficiente para a criança saber o que necessita fazer.

Também nestes títulos existe a possibilidade de multiplayer local, mas a sua melhor característica é mesmo o jogador possuir vidas infinitas, evitando situações de frustração dos mais pequenos. Os jogos estão estruturados, fundamentalmente num esquema de missões (composto por varios puzzles), onde após completar a história principal fica desbloqueado um mapa ou área onde os pequenos podem andar a fazer o que quiserem (inclusive repetir as missões já completadas).

Fonte: lego.com



4. Minecraft
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, Microsoft Windows
Beneficios: Melhoramento da criatividade e concentração.

Mais um título que à primeira vista poderá ser o pior pesadelo dos pais, mas que fundamentalmente apresente uma das melhores possibilidades no que se refere a potenciar a vertente criativa da criança.

Minecraft é o título com maior área disponível em open world, onde é possível criar virtualmente qualquer coisa recorrendo aos blocos existentes ingame. Isto significa que, muito à semelhança de um Lego na vida real, é possível imaginar e construir o quer que seja. O jogo inclui ainda a possibilidade de connectarem-se online e experimentar a criação de diversas outras pessoas, ou ainda desbloquear, mediante pagamento, personagens alusivas a series mais reconhecidas pelos pequenos.

Como bónus, é um título que também é frequentemente discutido dentro do círculo de amigos dos vossos filhos, onde visitam as criações uns dos outros, potenciando o aspecto social. Também apresenta ainda um modo de sobrevivência onde o jogador (e possivelmente um amigo local) necessita de criar estruturas para fugir a uns trôpegos Zombies durante a altura nocturna do jogo.

Fonte: minecraft.net



5. Mario Kart 8
Plataformas: Nintendo Switch
Benefícios: Melhoria de coordenação motora; Capacidade de concentração.

Muito à semelhança com Super Mario, a Nintendo também preparou Mario Kart como uma experiencia adequada a todas as idades. Desde crianças com 6 anos que simplesmente aceleram e viram o Kart, até os jogadores mais evoluídos que utilizam boosts e shortcuts para vencer as competições online.

Neste caso em particular, Mario Kart 8 conta com vários modos/ligas de competição, onde o mais leve (50cc) atinge velocidades reduzidas, permitindo à criança conseguir controlar o Kart até estar pronta a velocidades maiores. Também os bots (carros controlados pela consola) podem ter vários níveis de dificuldade para melhor refinar esta adaptação às capacidades da criança.

Um dos melhores vertentes deste jogo é efectivamente a componente multijogador local que pode colocar frente a frente até 4 jogadores no mesmo ecrã, indicando ser um título ideal para famílias mais numerosas. Mario Kart 8 Deluxe é a versão definitiva deste título, contando com dezenas de pistas, personagens e veículos. Estão certamente perante um título que renderá imensas horas de diversão.

Fonte: nintendo.pt



6. Fall Guys
Plataformas: PlayStation 4, Android, Microsoft Windows
Benefícios: Melhoria de Capacidades Comunicativas; Melhoria de coordenação motora; Capacidade de concentração.

Fall Guys conheceu a sua glória depois de fazer parte da oferta do PS Plus durante o mês de Agosto de 2020. Com uma popularidade crescente e jogabilidade caótica, rapidamente entrou no círculo dos mais novos.

A forma mais simples para o caracterizar é basicamente uma pseudo imitação dos velhinhos “Jogos Sem Fronteiras” virtual e online. Em Fall Guys, começamos num grupo de 100 pessoas, onde desafio atrás desafio vão sendo eliminando os piores jogadores, até sermos o único jogador no quadro e vencermos a competição.

A questão deste título em particular passa por uma grande variedade de desafios existentes, inclusive diversos em equipa, que são actualizados frequentemente conforme diversas temáticas sazonais. Este facto, misturado com um aspecto cómico das personagens (e respectivas vestimentas possíveis de personalizar) associado a uma jogabilidade trapalhona são motivos para disfrutar de longas sessões deste título.

Para os detentores de uma Nintendo Switch, fica a nota que no verão é esperada uma versão nativa para esta plataforma.

Fonte: tecnoblog.net



7. Marvel's Spiderman & Miles Morales (PEGI 16)
Plataformas: Playstation 4 e Playstation 5.
Benefícios: Refinamento das habilidades e coordenação motora; Capacidade de concentração; desenvolvimento de pensamento abstracto.

Abordando agora um conjunto de títulos mais maduros e com jogabilidade mais desafiante, a dupla de jogos do aracnídeo preferido dos mais pequenos (e alguns graúdos!) poderá ser uma óptima opção para os jovem jogadores mais evoluídos (entenda-se 10 anos e acima). Efectivamente é necessário, com o decorrer da aventura, conseguir denominar algumas mecânicas de jogo mais complexas, mas a forma como o enredo é apresentado, associado a uma jogabilidade cativante e rápida de interiorizar podem tornar estes títulos numa opção viável.

O facto de estarem totalmente narrados em português de Portugal, ajuda bastante também a interiorizar a história. Com uma cidade inteira para navegar, repleta de inúmeras actividades é uma excelente forma extra de prolongar a experiência, mesmo depois de finalizarem a história.

Salientamos que a classificação é PEGI 16, devido à violencia de algumas cenas de maior acção, pelo que os leitores devem confirmar anterioremente se a acham adequada à criança em si.

Fonte: playsation.com



8. FIFA & PES
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, Microsoft Windows
Benefícios: Melhoria de Capacidades Comunicativas; Melhoria de coordenação motora; Capacidade de concentração.

Num pais onde o futebol é senhor e rei, é impossível deixar de lado as duas series mais relevantes do desporto. A preferência entre FIFA e PES é bastante subjectiva, mas como linha de guia, podem considerar que FIFA é um jogo mais mecanizado e “preso” que PES, mas no geral são dois jogos competentes com as principais equipas preferidas dos pequenos.

Ambos os títulos tem lançamentos anuais, cujas modificações são principalmente a nível da base de dados dos jogadores e equipas, ainda que as produtoras tenham um trabalho continuo de refinamento da jogabilidade. Não obstante, alguns novos modos vão sendo introduzindos, como por exemplo um modo de aventura, jogos de rua ou futsal. Chamamos também á atenção que são títulos cujo preço varia consideravelmente ao longo dos primeiros meses após o seu lançamento. Adicionalmente, para jogar online com os colegas necessitam ambos de possuir a mesma versão, um jogador com o FIFA20 não consegue jogar com quem tem FIFA21.

Fonte: ea.com



9. Ratchet and Clank
Plataformas: PlayStation 4
Benefícios: Melhoria de coordenação motora; Capacidade de concentração.

Ratchet and Clank é mais um divertido título de plataformas com personagens carismáticas e história cativante para os mais novos. Se por ventura acham que Spiderman é ainda demasiado para eles e Super Mario não é uma opção, então a aposta mais segura é certamente Ratchet and Clank.

O facto de estar narrado em português é uma mais-valia, mas o seu ponto brilhante é mesmo a caracterização das personagens que se torna bastante interessante. A exploração, resolução de puzzles e secções de combate estão bem balanceadas. Ainda que possa ser confuso ao início para os mais pequenos, rapidamente interiorizam estas mecanicas, devido a serem bastante intuitivas.

Fonte: playsation.com



10. Rayman Legends & Donkey Kong Country
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS, Microsoft Windows
Benefícios: Refinamento das habilidades e coordenação motora; Capacidade de concentração; Melhoria de tempos de reacção.

A nossa última recomendação já “estica um pouco a corda” ao que será recomendado para crianças até 10 anos. Não devido às suas temáticas, pois ambos apresentam um conceito artístico e animações bastantes infantis, mas pela sua dificuldade. Quer Rayman, quer Donkey Kong Country, apesar de parecerem jogos de crianças são jogos bastante desafiantes em termos de dificuldade a longo prazo.

Felizmente, ambos os títulos permitem o multijogador local, pelo que podem pegar num comando e juntar-se à aventura para ajudar o mais pequeno nas secções mais difíceis. No final, garantimos que permanecerá um estranho, mas gratificante sentimento de cumprimento em conseguirem ultrapassar estes difíceis desafios juntos.

Fonte: nintendo.pt


Artigo Por: Carlos Silva
Jogos Recomendados para Crianças (até aos 10 anos) Jogos Recomendados para Crianças (até aos 10 anos) Reviewed by Carlos Silva on fevereiro 22, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.