Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 8: Sephiroth

Para encerrar o ano em beleza, a equipa responsável por Super Smash Bros. Ultimate entregou-nos um novo lutador DLC: Sephiroth, de Final Fantasy VII. Ocupando o terceiro lugar no Fighter’s Pass, Sephiroth é um dos maiores vilões nos videojogos, e a Nintendo não deixou de lhe fazer justiça – tanto no seu anúncio como na sua implementação em Ultimate.

O Anúncio

À semelhança do anúncio de Joker, o anúncio de Sephiroth foi transmitido durante a cerimónia de The Game Awards. A abrir a porção principal do evento, o trailer de revelação mostra Galeem a ser derrotado por um único golpe da Masamune, a arma de Sephiroth, ao mesmo tempo que as inconfundíveis primeiras notas de One Winged Angel começam a tocar. 

Se acompanham fervorosamente o universo de Final Fantasy VII, provavelmente o trailer vos suscitou um déjà-vu: o vídeo de revelação de Sephiroth, desde o momento em que o soldado de elite aparece, é uma reinterpretação do seu confronto com Cloud em Final Fantasy VII: Advent Children. Como podem ver no vídeo comparativo abaixo, várias das cenas da batalha são adaptadas para incorporar as outras personagens de Smash, ao mesmo tempo que mantêm alguns os seus momentos mais marcantes – incluindo a promessa de Sephiroth de que “nunca se tornará uma memória”, que agora parece mais concretizada do que nunca.


Após esta revelação, as contas oficiais da Nintendo anunciaram a data em que a habitual apresentação de Sakurai a detalhar a personagem se realizaria: 17 de dezembro. Como tem sido habitual, nesta o diretor de Smash Bros. demonstrou o funcionamento da personagem e do cenário, mas algo fugiu à norma: a forma de lançamento da personagem.

No dia 23 de dezembro, Sephiroth tornou-se disponível para todos os que tivessem adquirido a personagem ou o Fighters Pass; no entanto, durante os sete dias anteriores, os possuidores da DLC podiam enfrentar o arqui-inimigo de Cloud para o desbloquear antecipadamente, num modo de tempo limitado denominado Sephiroth’s Challenge. Inicialmente, o plano da equipa era apenas disponibilizar a personagem mais cedo a quem fosse capaz de vencer o modo numa única tentativa, mas a ideia foi descartada.



A Personagem

O nome de Sephiroth é indiscutivelmente sonante para quem possuía uma PlayStation nos anos 90. O mais recente lutador de Smash estreou-se em Final Fantasy VII, um dos mais populares jogos da prestigiada série de RPGs da Squaresoft, enquanto vilão principal da narrativa.

Anteriormente aos eventos do jogo, Sephiroth era um soldado sem igual, sendo por isso um herói de guerra da divisão militar SOLDIER respeitado e idolatrado pelos seus pares, incluindo Cloud Strife, o protagonista de Final Fantasy VII. Contudo, este lendário guerreiro acabou por enlouquecer e almejar destruir o mundo. Ainda poderíamos dizer muito mais sobre este vilão, incluindo a sua propensão por brindar Cloud com memórias traumáticas, mas, para evitar estragar a experiência de quem ainda não vivenciou FFVII, ficaremos por aqui – embora o título já tenha mais de 20 anos, a sua estreia em consolas Nintendo apenas decorreu no ano passado.

Após o lançamento de FF VII, Sephiroth fez múltiplas aparições em vários spin-offs. Não só apareceu em spin-offs Final Fantasy, como os jogos Dissidia, mas também em várias séries não relacionadas, como Kingdom Hearts, Puzzle & Dragons e Yo-kai Watch. Foi em Kingdom Hearts que a asa única de Sephiroth como a conhecemos hoje estreou, tendo integrado o design da personagem desde então.

E quando dizemos “desde então”, estamos a referir-nos à Compilation of Final Fantasy VII, uma série de lançamentos iniciada em 2005 que detalha os eventos que precedem e sucedem a narrativa de FF VII, incluindo um jogo para dispositivos móveis e um filme CGI, denominado Advent Children.

Estas conjunto de novos lançamentos terminou em 2009, mas em 2020 a história de Cloud e Sephiroth voltou a receber um palco em Final Fantasy VII Remake, lançado exclusivamente para a PS4 – se estiverem curiosos, podem ler a nossa análise do jogo. Tal como Sakurai indicia durante a sua apresentação em direto, este não é um remake no verdadeiro sentido da palavra. Sem querermos entrar mais profundamente no tema, apenas dizemos que a história de Sephiroth ainda é um livro aberto.

Spoilers aqui, spoilers acolá… bem, sempre podemos falar de uma curiosidade completamente inócua. Já olharam para as lustrosas madeixas brancas do cabelo de Sephiroth e se perguntaram qual o segredo da sua magnificência? Crisis Core -Final Fantasy VII-, um dos títulos da Compilation of Final Fantasy, abriu as portas para este enigma: quando o jogador se junta ao muito exclusivo clube de fãs de Sephiroth, ele recebe um e-mail que revela que o temível guerreiro utiliza uma garrafa inteira de champô e uma de condicionador de cabelo de cada vez que lava o cabelo. Com 13 aromas diferentes, Sephiroth soma à sua aura de imponência uma essência aconchegante e desarmadora.



O Lutador

Em Super Smash Bros. Ultimate, Sephiroth empunha a Masamune, a única arma que ele usa em FF VII. Esta espada é a mais longa de Smash Ultimate, mas em contrapartida os seus ataques são lentos. O seu ponto mais forte dos seus ataques de corte é mesmo acima do meio da lâmina, enquanto que para estocadas o dano é maior na ponta. Para além de poder ser usada para ataques, Masamune pode ser usada para recuperação, visto que as estocadas permitem a Sephiroth suspender-se de paredes.

Para os seus ataques especiais, Sephiroth utiliza algumas das suas habilidades icónicas: Shadow Flare, Scintilla e Octaslash. Para além destas, o arqui-inimigo de Cloud consegue usar as habilidades mágicas Flare, Megaflare e Gigaflare. Apesar de estes spells serem usados por diversos vilões em diferentes jogos Final Fantasy, Sephiroth não tem acesso a nenhum deles. Blade Dash também nunca integrou a sua gama de ataques: esta habilidade foi criada de raiz para o moveset do One Winged Angel.

De fora não podia ficar Supernova, o infame ataque da batalha de boss de Final Fantasy VII em que Sephiroth invoca um meteoro e destrói o sistema solar inteiro, numa cinemática de 2 minutos e que aqui regressa como o Final Smash do super soldado. Por algum motivo, a equipa liderada por Sakurai encurtou a duração deste ataque, mostrando apenas os pontos altos dele: a transição de Sephiroth para a forma Safer Sephiroth, a destruição do Sol e a consequente destruição da Terra. Tal como no jogo original, as personagens atingidas por este Final Smash receberão um status effect: Sleep, Flower, Slow down, reversão dos controlos, quebra de Shield, ou aumento da distância de lançamento.

 

 

Quando Sephiroth atinge percentagens de dano altas, ele entrará na sua forma alada, aumentando a sua velocidade e força, dando-lhe super armor e permitindo-o executar um salto adicional no ar. A percentagem de dano à qual a asa surge depende da sua (des)vantagem em pontuação ou vidas: por exemplo, se Sephiroth possuir menos duas vidas do que o seu adversário, a forma alada será ativada aos 90%.

A implementação da asa de Sephiroth vai de encontro ao foco que a Nintendo deu à aparição do vilão em Final Fantasy VII: Advent Children. A aparência de Sephiroth e da Masamune são baseadas nos seus design de Advent Children, e Toshiyuki Morikawa, que deu voz ao antagonista no filme, dá voz ao lutador de Smash (que apenas tem voz em japonês em Smash). Apenas duas das skins de Sephiroth fogem deste âmbito: as skins 7 e 8 em que ele aparece em tronco nu aludem a uma batalha boss contra ele em Final Fantasy VII.

Já que estamos a falar de coisas quentes, aproveitamos para apresentar a última grande referência adicionada a esta personagem. Quando Sephiroth vence um combate, o seu ecrã de vitória mostra-o rodeado por chamas, numa referência ao momento em que Sephiroth se torna um vilão.


O Cenário

Se bem tento esconder spoilers, aqui não há buraco onde possa meter a cabeça. O cenário em si é inocente: consiste apenas numa plataforma central e duas plataformas menores nas extremidades. O problema é o que está a acontecer atrás dele. O fundo do cenário retrata as cenas que ocorrem no final de Final Fantasy VII, quando Cloud e os seus companheiros enfrentam Sephiroth na derradeira batalha do jogo.

Uma reclamação comum dos fãs da inclusão de Cloud em Smash era a escassez de músicas de Final Fantasy. Antes da adição de Sephiroth, apenas duas músicas podiam ser ouvidas no cenário Midgar, um número que apenas via um rival nas composições da série Game & Watch – uma comparação especialmente deprimente visto que todo o áudio nos jogos Game & Watch se resume a beeps. Felizmente, agora os fãs de FF VII podem olhar para a seleção de músicas de cara direita, dado que este conjunto DLC adiciona nove músicas do jogo a Smash Ultimate, sendo quatro delas arranjos inéditos.




É impressionante a capacidade de Smash de juntar sob o mesmo teto personagens são dissonantes como Steve e Sephiroth. Já estamos a meio do Fighters Pass Vol.2, cada vez se torna mais evidente que é impossível prever cada nova adição ao roster. Por isso, só nos resta aguardar!


Nota: este artigo foi realizado com base num código para o Fighters Pass Vol. 2, gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.

Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 8: Sephiroth Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 8: Sephiroth Reviewed by Tiago Sá on janeiro 02, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.