20 Factos Curiosos Sobre os VideoJogos




Todos nós acreditamos ser profundos conhecedores de vídeo jogos ou da sua história. E temos um grande orgulho nesse facto! Contudo a verdade é que existem muitas obscuridades que nem sempre chegam à luz do dia, pelo menos a um nível de conhecimento generalizado. 

De seguida apresentamos uma compilação de (divertidos) factos sobre esta temática que tanto adoramos. Será que os conhecem a todos? 




1. O Nintendo Comboy 
    (Fonte) 

Com o final da Segunda Grande Guerra, a Coreia do Sul proibiu as importações culturais japonesas, uma situação que somente foi revogada já em 2004. Ainda assim, isso não significa que os jogadores sul-coreanos não tenham conhecido Super Mario. 

A Hyundai Electronics conseguiu obter a licença para distribuir produtos da Nintendo na Coreia do Sul. O NES foi chamado de Hyundai Comboy, que enventualmente foi substituído pelo Super Comboy e Comboy 64! 

Fonte: fantendo.fandom.com



2. Lara Croft era Originalmente Laura Cruz 
    (Fonte

Ná génese deste famoso jogo de exploração e aventura, o animador do Core Design, Toby Gard, pretendia realizar um filme interactivo interpretado por uma personagem masculina em busca de um tesouro nas pirâmides egípcias. 

Contudo, a personagem foi considerada demasiado similar a Indiana Jones sendo rapidamente trocada por uma sul-americana chamada de “Laura Cruz”, para evitar essa associação. Eventualmente a Core acabou por pretender um nome mais identificável com o seu público alvo, o Reino Unido. Então os seus funcionários recorreram a uma lista telefônica e escolheram um nome mais comum e britânico “Croft”. 

    Fonte: tombraider.fandom.com




3. Super Mario e Nine Inch Nails 
    (Fonte

Muitos dos Koopalings dos jogos Super Mario têm o nome de músicos famosos. A maioria das pessoas consegue facilmente ver o padrão nos nomes de Ludwig, Iggy e Lemmy. Mas existe um mais obscuro!

Lembram-se do tricerátopo cuspidor de fogo do Super Mario World que se chama Reznor? Pois bem, este é em homenagem a Trent Reznor da famosa banda Norte Americana, Nine Inch Nails, conhecida no mundo dos videojogos também por criar a banda sonora de Quake. 



Fonte: mariowiki.com


4. O  Sino do Almoço Nuclear
    (Fonte

Quem jogou Fallout 3, reconhece facilmente o tom sonoro quando um Fat Man Nuke é lançado. Pois bem, este tom é o som de almoço na cafeteria da Bethesda Softworks. Será caso para afirmar que é uma batalha diária para os funcionarios da empresa?

O próprio Fat Man foi modelado a partir de um lançador nuclear real denominado “M-388 Davy Crockett Tactical Nuclear Recoilless Rifle”, desenvolvido na década de 1950. 




Fonte: fallout.fandom.com



5. Um Famoso Developer Utiliza um Nome de Final Fantasy VII 
    (Fonte

O nome do developer chinês Xinghan Chen pode soar desconhecido para muito de nós, mas provavelmente estarão familiarizados com seu trabalho de design nos jogos Journey ou Flower. 

Xinghan trabalha com o alias de Jenova Chen, inspirado na famosa personagem de Final Fantasy VII, nome que adopou desde que começou a trabalhar no ramo. 


Fonte: en.wikipedia.org


6. O Primeiro Videojogo no Espaço 
    (Fonte

A versão Game Boy de Tetris foi o primeiro vídeo jogo a sair do planeta Terra e entrar no espaço.

Em 1993, Tetris viajou a bordo de um foguete Soyuz TM-17 para a Estação Espacial MIR, onde foi efectivamente jogado e disfrutado pelo cosmonauta russo Aleksandr A. Serebrov. O jogo foi posteriormente vendido em leilão por 1.220$. Será que levaram muitas pilhas?

Fonte: Tetris.com


7. Prince of Persia: Assassin's Creed
    (Fonte

Assassins Creed é possivelmente uma das maoires séries da actualidade com lançamentos cada vez mais ambiciosos e maiores. O que muita gente não sabe é que inicialmente esta estava projectada para ser um spinoff de Prince of Persia. O jogo intitulava-se Prince of Persia: Assassins, e contava a história de uma assassina com a tarefa de proteger um príncipe em Jerusalém. 

Após cerca de um ano de desenvolvimento, a Ubisoft rejeitou a ideia, por esta não se concentrar no príncipe o suficiente. O jogo foi reformulado e os assets aproveitados para o Assassin's Creed original que conhecemos hoje. 

Fonte: princeofpersia.fandom.com



8. Gandhi, o Agressor Nuclear
    (Fonte

No primeiro jogo da série Civilization, o índice de agressão de Gandhi apresentava a pontuação mais baixa (1), o que significa basicamente que ele não teria uma predisposição bélica. 

No entanto, se o jogador escolher a democracia, os niveis de agressão caem dois pontos. No caso de Gandhi, em vez de cair para um negativo (-1), a estatística dá a volta ao contador assumindo o valor de 255, a maior taxa de agressão possível. A democracia transformou Gandhi num megalomaníaco nuclear! Este é um famoso bug que até aos dias de hoje nos nos lançamentos mais recentes da série é considerado, denominado de "Nuclear Gandhi".

Fonte: civilization.fandom.com



8. Left 4 Dead in The Cabin in the Woods
    (Fonte

Já viram o filme "The Cabin in the Woods"? Perto do final da longa metragem, uma galeria de monstros é apresentada por alguns segundos. Certo? 

Junto com outros monstros icónicos dos filmes, podem encontrar duas criaturas do mundo dos vídeo jogos. Os jogadores de Left 4 Dead mais atentos podem ver claramente um Boomer e uma Witch. 

Fonte: thecabininthewoods.fandom.com


10. A Droga da Nintendo é a Banana
    (Fonte

No jogo de Game Boy “Final Fantasy Legend II”, o jogador depara-se com um grupo de contrabandistas de ópio. Contudo as directrizes de censura da Nintendo não permitiriam que isso permanecesse na versão americana. Em vez de vender ópio, os traficantes foram forçados a vender bananas nos becos obscuros deste mundo! 

Fonte: legendsoflocalization.com



11. James Bond de Fora
    (Fonte

No jogo GoldenEye 007 para Nintendo 64, a Rare originalmente pretendia incluir os lendários actores Roger Moore, Timothy Dalton e Sean Connery como personagens jogáveis ​​no multiplayer. 

Esse plano foi descartado antes do lançamento, mas os modelos de personagens para esses atores famosos ainda estavam no cartucho. Em 2005, um grupo denominado "The Rare Witch Project" decifrou o código do jogo, assim como estes assets escondidos. 

Fonte: nintendoblast.com.br


12. Batman: Arkham Asylum Era Quase Rítmico 
    (Fonte

Durante os primeiros estágios de desenvolvimento, Batman: Arkham Asylum, foi projectado para ser um jogo de ação rítmica. O segundo protótipo focava-se num estilo de luta 2D, que considerada uns círculos coloridos colidindo uns com os outros sempre que os inimigos surgiam. Ambas as tentativas fracassadas alimentaram a base do sistema de combate final, mas é caso para afirmar: como tu cresceste!

Fonte: powerupgaming.co.uk


13. A Força Aérea dos EUA Adora a PlayStation 3
    (Fonte

Em 2010 a Força Aérea dos Estados Unidos criou o "Condor Cluster", um supercomputador heterogéneo. Este foi construído com componentes comerciais existentes no mercado ao publico, incluindo mais de 1.700 PlayStation 3!

De acordo com “Mark Barnell”, director de computação de alto desempenho do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, este sistema específico tem cerca de meio petaflop, ou é capaz de cerca de 500 trilhões de cálculos por segundo Na altura era o 35º ou 36º computador mais rápido do mundo. O Condor Cluster custou 2 milhões de dólares para ser construído. 

Fonte: phys.org


14. Sonic the Hedgehog Está Dentro de Todos Nós
    (Fonte

O gene e proteína que, entre outras caracteristicas, separa as funções dos lados direito e esquerdo do cérebro, ou que determina que os seres humanos tem dois olhos são denominados de Sonic Hedgehog. O símbolo do gene é SHH. 

Bem, a verdade é que o nome não foi inspirado diretamente no jogo, mas sim numa banda desenhada da personagem. Um pós-doutorado britânico chamado Robert Riddle inspirou-se numa banda desenhada de Sonic que sua filha de 6 anos estava a ler na altura. O gene apropriadamente tem uma aparência espinhosa, dai Hedgehog. Na altura, Robert, não fazia ideia de quem era esta famosa personagem!

Fonte: en.wikipedia.org



15.A Xbox Era Quase DirectX Box
    (Fonte

Em 1999, Ed Fries da Microsoft reuniu-se com a equipa do DirectX para discutir uma nova ideia chamada DirectX Box. O conceito era basicamente um PC a correr Windows de base que seria comercializado como uma console de mesa. 

O primeiro modelo do DirectX Box era um X prata com uma placa de PC dentro. À medida que o projeto avançou, o Windows foi abandonado, assim como alterada a aparência da consola e acabou por ser renomeado para Xbox. Sera que se este design tivesse sido mantido a Playstation 5 ainda teria o título da maior consola domestica até à data?

Fonte: youtube.com (Mano Jobs)


16. Final Fantasy VII era um exclusivo da Nintendo
    (Fonte

Os fãs de longa data de Final Fantasy devem saber esta! Todos os jogos Final Fantasy numerados eram exclusivos da Nintendo. Esta situação ocorreu até à sétima entrada da série, quando a então Square Soft percebeu que a Nintendo 64 não era capaz de alcançar sua visão para o jogo. 

Devido às limitações de armazenamento dos cartuchos, a Square desenvolveu Final Fantasy VII exclusivamente para PlayStation aproveitando os seus CDs de alta capacidade para armazenar os então extensos e detalhados full motion vídeos. 

Somente décadas mais tarde uma versão do jogo foi lançada numa consola Nintendo. Será que vamos esperar assim tanto tempo para o Remake ser também publicado?

Fonte: en.wikipedia.org



17.Os Cheiros do Futebol e das Corridas
    (Fonte

As versões de FIFA 2001 e do Gran Turismo 2, no Reino Unido, foram preparadas com a ideia peculiar de discos “scratch and sniff”. 

Caso o jogador arranhasse o disco do FIFA, “sentiria o cheiro do campo”. Esfregar o disco do Gran Turismo 2 forneceria um "cheiro autêntico de pit-stop". Imagine-se: "Oh filho deixa de snifar os CDs..."!

Fonte: reddit.com



18. A Mais Longa Fan Fiction 
    (Fonte

Quando os fãs querem mais de alguma coisa é normal tomarem as rédeas em suas mãos no que se refere a criar novo conteúdo nesse mundo em particular. Isto foi o que aconteceu com Christian, que escreve sobre o alias AuraChannlerChris. 

Com 4.061.129 palavras espalhadas por 220 capítulos, uma Fan Fiction de Smash Bros. entitulada The Subspace Emissary's Worlds Conquest é uma das mais longas obras da literatura na língua inglesa. A título comparativo, o romance mais longo oficialmente publicado é “Men of Goodwill” de Jules Romains com 2.070.000 palavras e 8.000 páginas. 





19. Je Suis “Bloco”
    (Fonte

Não, Não é uma afirmação politica! Para quem já se tenha questionado onde andam as pessoas em Super Mario, no manual de Super Mario Bros. (NES), existe um pequeno resumo da história. 

Aqui é explicado que os Koopas transformaram todas as pessoas da Terra em blocos, pedras e plantas. Pensem nisso da próxima vez que fizerem Mario saltar para destruir um bloco! 

Fonte: scifi.stackexchange.com



20. Uma Participação em Halo 4 Pouco Conhecida
    (Fonte

Os comediantes Conan O'Brien e Andy Richter visitaram a 343 Industries para um dos seus sketches.  Durante a sua visita, a título de diversão, gravaram áudio para estivadores a bordo de uma nave espacial. Contudo, este áudio permaneceu na versão final de Halo 4 num nível chamado “Shutdown”! 

Os jogadores precisam de ficar ao lado de dois estivadores específicos por alguns minutos para que o diálogo seja activado. 

Fonte: youtube.com (Rooster Teeth)



Artigo por: Carlos Silva
20 Factos Curiosos Sobre os VideoJogos 20 Factos Curiosos Sobre os VideoJogos Reviewed by Carlos Silva on janeiro 07, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.