Astro's Playroom - Não percas esta experiência!




A consola da nova geração da Sony já está ai. A corrida tem sido louca às lojas e a Playsation 5 encontra-se esgotada na vasta maioria das superfícies comerciais. Se foste dos sortudos que conseguiu arranjar uma unidade no seu dia de lançamento certamente estarás a questionar-te se deverás perder tempo com o título pré instalado que acompanha a consola. Sim, estamos a falar de Astro’s Playroom. 

Certamente a Sony fez um exímio trabalho em ter um catálogo de lançamento sem precedentes para a sua consola. Não somente temos os títulos first party para a nova plataforma, como também uma retro compatibilidade a rondar muito próximo dos 100%. Estes dois factores aliados à colectânea “Playstation Plus Collection” tornam a Playstation 5 como uma das consolas com mais títulos disponíveis à data de lançamento na história da marca. Por estes motivos é fácil levar-nos a dar pouca atenção a Astro’s Playroom, mas a verdade é que a resposta directa à questão acima é um grande e redondo sim! 

Mais que um simples tech demo, esta experiência é uma ode à marca Playstation, procurando inspiração no que a Sony foi e procura ser. Neste jogo assumimos o controlo de um pequeno robot que deverá passar diversos níveis recorrendo frequentemente a diversas mimics que potenciam a apresentação do que a nova consola consegue realizar, principalmente através do seu novo comando DualSense. 

Contudo este título vai mais além. A verdade é que se revela como um óptimo jogo de plataformas que consegue apresentar o que facilmente poderia ser a mascote oficial da marca, enquanto introduzindo interessantes e diferenciadores conceitos dentro do género. Mais que isso, apresenta um excelente factor de comicidade que nos ajuda a usufruir de uma experiencia mais prazerosa. A simplicidade e fluidez dos cenários, assim como o design dos níveis providencia um óptimo sentimento de nostalgia que actualmente somente conseguimos usufruir de uma experiência idêntica em títulos do Super Mario. 

Com vista a demonstrar as possibilidades com do Dual Sense diversas mecânicas de jogo estão inseridas. Comparativamente ao comando anterior, denota-se uma maior sensibilidade do touch pad, assim como uma resposta mais realista no controlo da personagem e feedback do comando no que toca à vibração e triggers adaptativos. Estes aspectos são introduzidos quando a personagem necessita de disparar, saltar, voar, deslizar, etc. Sempre com uma óptima sensação de interiorização da acção que se está a passar no ecrã. 

Mas não somente de mecânicas diferenciadas vive este jogo. A sua componente visual e sonora estão exímias, com um excelente sentimento de profundidade, cuidada modelação e bom ritmo de jogo. Certamente está longe de ser um dos títulos mais realistas a poder correr na consola, mas todas a sua fluidez demostra facilmente a nova capacidade gráfica da consola. 

No panorama actual dos videojogos é cada vez mais difícil introduzir novos e interessantes conceitos em géneros já bem definidos. Mas Astro’s Playroom faz isso mesmo, conseguindo mesmo reformular alguns conceitos previamente estabelecidos. Por todos estes motivos apresentados acima, não podemos deixar de recomendar que o experimentem assim que possível. O único senão que sentirão será mesmo a experiência acabar rápido demais! 



Artigo Por: Carlos Silva
Astro's Playroom - Não percas esta experiência! Astro's Playroom - Não percas esta experiência! Reviewed by Carlos Silva on novembro 21, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.