[Análise] Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 [PC]


Após o sucesso gigantesco de “Crash Bandicoot N. Sane Trilogy”, a Vicarious Visons traz-nos de volta Tony Hawk´s Pro Skater 1+2. Há 20 anos estes eram jogos que estavam na moda mas, desde então, foram poucos os jogos de skate que conseguiram prosperar na indústria dos videojogos. Será que Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 é um jogo que tem potencial para voltar a ter o sucesso que teve em 1999 ou será apenas uma tentativa falhada pela Vicarious Visons? 

Em primeiro lugar, é importante perceber a dimensão que estes dois jogos tiveram na altura em que saíram. Na altura dos seus lançamentos, ambos os títulos (Tony Hawk´s Pro Skater e Tony Hawk´s Pro Skater 2) tiveram um sucesso assustador sendo considerados como experiências que marcaram gerações e até mesmo como os melhores jogos de skate de todo o sempre. Aliás, Tony Hawk´s Pro Skater 2 é ainda hoje o segundo jogo melhor classificado do Metacritic. 

Recordo-me quando era mais novo e saía da escola a correr para poder disfrutar as horas que me restavam do dia a jogar os diversos jogos da PS1 que moldaram a minha paixão por videojogos e a minha infância. Entre os inúmeros clássicos que tinha em casa, Tony Hawk´s Pro Skater foi um dos títulos que mais tempo eu passava a jogar e cujas horas voavam. Além disso, este era o jogo que todos jogavam na altura e era o jogo de eleição quando íamos às casas uns dos outros. 

Com este lugar tão bem guardado no nosso coração, é com muita felicidade que podemos afirmar convictamente que Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 é um remaster, dos dois títulos originais, que permite aos fãs reviverem as boas horas de diversão que viveram há muito tempo atrás. Não somente isso, como também revela-se como uma experiência refrescante para os novos fãs que procuram descobrir o quão bom estes dois jogos são. 


Neste jogo tudo é incrivelmente fresco devido às pequenas melhorias e novas adições que a Vicarious Visons decidiu (e muito bem) introduzir. Dentro das novidades o que mais se destaca é sem dúvida a adição de novos skaters ao cast original dos primeiros dois jogos. Em Tony Hawk, existem 22 skaters no total e todos eles se destacam pelos diversos truques e habilidades únicas de cada um. 

Para além da adição de caras conhecidas existe a possibilidade de criar o nosso próprio skater, que pode ser personalizado à nossa maneira. Além de termos a capacidade de criar o nosso skater, uma variedade de skates, roupas e tatuagens podem ser adquiridos através da loja ou da conclusão de diversos desafios, dando-nos possibilidades infinitas de criar um skater único. 

Em Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 não existe uma campanha, existem sim diversas pistas. São no total 17 pistas onde em todas elas tem diversos desafios para concluir, desafios estes que não são tão fáceis como parecem. Foram várias as horas que passei em apenas uma pista a tentar concluir todos os desafios, pois pessoalmente, dá-me gosto concluir todos os objetivos de todas as pistas sendo este o meu principal objetivo. Além destes desafios existe ainda uma quantidade enorme de desafios secundários que são capazes de entreter qualquer um durantes horas a fio. Todos estes desafios quando concluídos, oferecem-nos experiência, dinheiro ou roupa e pranchas únicas, existindo um sentimento de recompensa e progressão. 

Em adição às 17 pistas originais, temos a possibilidade de criar a nossa própria pista. Desta forma, é possível dar asas à nossa imaginação e criar uma experiência que seja ideal para nós. Se não quiseres passar horas a criar a tua própria, poderás aceder a um leque de pistas criadas por outros jogadores ou até mesmo pela Vicarious Visons. Neste jogo tens também a hipótese de jogar com os teus amigos no modo multijogador, oferecendo-te ainda mais horas de diversão. 


Mecanicamente, este é um título que demora algum tempo a apanhar o jeito, mas quando se começa a dominar o jogo, a jogabilidade torna-se fluida, rápida e satisfatória. Ao iniciar a experiência existe a possibilidade de partir logo para ação ou passar por um pequeno tutorial. O tutorial é bastante simples e ajuda a recordar ou a aprender os controlos básicos do jogo. É também importante referir que existem 3 tipos de controles no jogo: os controlos originais do Tony Hawk´s Pro Skater, os controlos originais do Tony Hawk´s Pro Skater 2 e os novos controlos que acabaram por ser a nossa escolha 

Tal como já foi referido, no início as quedas vão ser uma constante e será difícil realizar pontuações e combos altos. Contudo, à medida que vamos apanhado o jeito e memorizando os diversos truques, tudo se torna mais fácil e não há nada mais satisfatório neste jogo do que realizar uma pontuação ou um combo ridiculamente alto. Foram diversas as situações que nos sentimos totalmente realizados ao efetuar um combo que ao inico parecia impossível de atingir. Além de tudo isto a diversidade de manobras neste jogo é tão grande que é bastante fácil realizar combos nunca antes realizados, dando-nos uma satisfação incrível. 

Graficamente, Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 é fenomenal. Os gráficos são simplesmente fascinantes. Cada pista é totalmente diferente das outras e cada uma tem os seus elementos que tornam todas as pistas únicas e visualmente bonitas, desde o por do sol até aos grafitos espalhados por todo o lado, cada pista é realmente fascinante e divertida. 

Por fim, um dos aspetos que ao nosso ver é um dos melhores do jogo é, sem dúvida alguma, a banda sonora. A banda sonora que compõem o jogo é incrível e permite-nos voltar atrás no tempo e ouvir aqueles que foram os melhores hits no mundo do skate. Além destes, a Vicarious Visons adicionou uma variedade de músicas novas que tornam a banda sonora única e fantástica. 



Conclusões
Após o sucesso estrondoso que Tony Hawk´s Pro Skater e Tony Hawk´s Pro Skater 2 tiveram há 20 anos atrás, chega-nos uma remaster que faz qualquer um voltar atrás no tempo e reviver a mesma diversão que viveu na altura. Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 é um remaster fenomenal e simplesmente fantástico, graças à sua fluidez, novas adições e banda sonora. A melhor decisão por parte da Vicarious Visons foi mesmo voltar atrás no tempo e recuperar esta obra de artes no mundo dos videojogos. 



O Melhor: 
  • Muitas horas de diversão
  • Gráficos Fantásticos
  • Extremamente satisfatório
  • Uma grande variedade de pistas e desafios 
  • Banda Sonora Incrível


O Pior: 
  • Nada a apontar



Pontuação do GameForces – 9.0/10



Título: Tony Hawk´s Pro Skater 1+2
Desenvolvedora: Vicarious Visons
Publicadora: Activison 
Ano: 2020



Autor da Análise: Bernardo Lourenço 







[Análise] Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 [PC] [Análise] Tony Hawk´s Pro Skater 1+2 [PC] Reviewed by Bernardo Lourenço on novembro 02, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.