[Análise] Crown Trick [NSW]


Desenvolvido pela NEXT Studios e produzido pela Team17, Crown Trick é um expectacular roguelike turn-base dungeon crawler.

Se a uma primeira vista parece confusa a junção de tantos tipos de jogo, quando temos o comando na mão a conversa é outra.

Mas començando pelo início, a nossa personagem é Elle e esta presa no reino dos pesadelos. A acompanhar-nos temos uma coroa que nos tenta ajudar na aventura, mesmo que  tendo uma personalidade muito dificil! Ela sabe tudo sobre Elle e o porque de estarmos neste mundo, mas isso não quer dizer que nos vá ajudar ou contar!

Como dito anteriormente este jogo é uma fusão de várias mecânicas mas nem por isso deixa de ser polido em todos os aspectos do mesmo. Explicando cada um dos pontos temos um roguelike que nos vai fazer repetir os niveis vezes sem conta, mas nunca encontrando um igual ao anterior tudo isto porque são gerado processualmente.




Consequentemente, existe a garantia de uma experiencia diferente a cada novo nível jogado. Estas masmorras são repletas de inimigos entrando assim o estilo dungeon crawler, mas com adversários muito educados que só nos atacam depois da nossa jogada(turn-base).

Isto faz com que possamos ponderar bem todas as nossas jogadas como se um jogo de estratégia se tratasse. E não estamos muito loge disso mesmo visto que temos 40 habilidades ativas, +60 habilidades passivas, +30 itens utilizáveis e +170 relíquias especiais para melhor decidir como derrotamos os montros que nos aparecem no caminho.

A esta diversidade é adicionada mais de 120 armas divididas em 9 tipos(armas de fogo, espadas, etc) e tudo isto para aniquilar os mais de 100 monstros diferentes que nos assombram nas masmorras.



O turn-base que encontramos faz-nos lembrar jogos como o Crypt of the Necrodancer ou Cadence of Hyrule mas desta vez sem a simcronicidade à música. Nesse campo estamos muito bem servidos com uma banda sonora muito adequada ao género mas algo repetitiva passado algum tempo. Quanto ao grafismo penso que seja o santo grail deste jogo, parecendo que todo ele foi desenhado à mão. Fazendo com que mesmo estando fechados numa masmorra com uma armada de monstros prontos para nos almoçar, conseguimos mesmo assim ter um tom muito suave e até um pouco juvial.

Voltando um pouco às nossas habilidades, temos aqui uma mecanica muito vista em jogos do género, onde quando derrotamos um boss ficamos com os seus poderes. Sendo que só podemos ter duas habilidades em simultaneo, tendo que escolher muito bem.

Tanto armas como habilidades ou itens têm efeitos de queimadura, congelamento, veneno ou outros. Tendo assim uma panoplia incrivelmente grande de combinações que podemos ter no nosso arsenal e tendo sempre que escolher muito bem tendo em conta as fraquesas dos mostros que temos de derrotar. Também os senários mudam neste sentido e por isso não sendo por exemplo fazer um ataque de fogo num ambiente debaixo de àgua.



Resumo 

Surpresa, seria assim que apresentaria este jogo a quem estivesse a pensar que em alguma coisa seria parecido com outro do género. Isto porque se por um lado estamos abituados a rogue likes frenéticos, aqui encontramos um muito estratégico. Também porque quando falamos de um  dungeon crawler penamos num mundo sombrio e aqui encontramos quase um mundo encantado em que guiamos uma princesa num mundo de sonhos(pesadelos).

Em termos de grafismo a ideia de que tudo é desenhado à mão com cores muito animadas também é algo inovador.

Fechando com chave de ouro o facto de termos uma imensidão de maneiras de derrotar os nossos inimigos. Sendo com as armas principais, habilidades ou itens.

 

 O Melhor: 

  • Grafismo exuberante
  • Quantidade de armas, habilidades, itens e reliquias imensa
  • Experiencia inovadora

 

O Pior: 

  • Música repetitiva

 

Pontuação do GameForces – 8.0/10 

 


Título: Crown Trick
Desenvolvedora: NEXT Studios
Publicadora: Team17 
Ano: 2020 




Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Team 17

 

 

Autor da Análise: Bruno Neves 

[Análise] Crown Trick [NSW] [Análise] Crown Trick [NSW] Reviewed by Bruno Neves on novembro 12, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.