Genshin Impact: Guia para Novatos




O lançamento de Genshin Impact tem sido considerado como um sucesso estrondoso, e o título chines com maior disseminação a nível global até à data. Podemos inclusive confirmar o nosso artigo sobre o que esperar dele aqui

Mas tal como mencionado no artigo acima, para os novos jogadores, a dimensão do jogo pode revelar-se opressiva, para quem ainda está verde na sua exploração. A produtora faz um trabalho exímio em minimizar este impacto, com diversas valências da experiência a serem introduzidas progressivamente e dependendo algumas mesmo do rank de aventura. Neste artigo, vamos apresentar um conjunto de 10 recomendações para os novatos, com o objectivo principal de evitarem erros que prejudiquem a evolução a longo prazo. Salientamos que o seguinte é baseado numa experiência “Free to play”, pelo que quem decidir investir economicamente no jogo poderá ter uma perspectiva algo desfasada do apresentado. 

1. O objectivo principal de Genshin Impact passa por prosseguir na aventura, enquanto explorando o seu mundo procurando subir o nível de aventura. Como mencionamos no artigo anterior, este não é um processo continuo pois certas missões da main quest necessitam de níveis de aventura que não atingimos imediatamente, levando a que recorrentemente sejamos obrigados a cumprir sidequests e exploração do mundo. No fundo uma forma que a produtora encontrou de prolongar a experiencia e forçar o jogador a explorar mais do que o jogo tem para oferecer. A primeira recomendação passa por subir o nível de aventura o mais rápido possível, pois somente a partir do nível 20 é que irão desbloquear todas as principais características do título. Para isso as missões da main quest são de longe as quais fornecem, de uma forma fácil, mais pontos para este ranking. Consequentemente recomendamos que passem estas missões principais quando disponíveis. Não se preocupem com o nível das personagens, pois facilmente colocam-nas no level cap adequado para os adversários que irão encontrar na main quest. 
Eis o que é desbloqueado nos diversos patamares do nível de aventura:
  • Nivel 8: Ley Line Blossoms 
  • Nivel 12: Mais Ley Line Blossoms e Missões diárias 
  • Nivel 14: Expedições que permitem enviar personagens da nossa equipa durante várias horas para adquirir diversos tipos de matérias 
  • Nivel 16: Multiplayer Co-op 
  • Nivel 20: Spiral Abyss, uma masmorra multiplayer enorme. Desbloqueio do battle pass e recompensas associadas. 
  • Nivel 22 e 27: Mais masmorras (denominadas de “Domains”) 




2. A segunda recomendação passa por nunca fugir das lutas e tentar explorar sempre tudo no caminho entre missões da main story. Isto também irá ajudar a desbloquear items, consumíveis e equipamentos sem a necessidade de andar posteriormente à procura de itens específicos. Para além disso ficaremos sempre com uma saudável colecção de armamento para escolher e definir melhor o role das nossas personagens. Neste sentido segue também a recomendação de que somente devem utilizar o fast travel quando tem a noção de terem esgotado a exploração de uma área em particular

3. Não há como escapar: Genshin Impact apresenta uma grande componente Gasha. Isto significa que para desbloquear personagens ou armas melhores teremos de comprar “desejos” (cada desejo oferece um item ou personagem). Esta é uma vertente que recomendamos que não desprezem, pois os melhores personagens estão longe de serem os quatro oferecidos “gratuitamente” no inicio do jogo. Felizmente existem inúmeras formas ingame de adquirir os pontos necessários para comprar os items que necessitamos para solicitar um desejo. Desde a explorar novas zonas e derrotar inimigos mais poderosos, até às inúmeras sidequest disponíveis, quase tudo fornece este tipo de pontos. Por isso a nossa recomendação passa por realizar sempre todas as side quests que estejam disponíveis ou que encontrem espalhadas pelo mundo. Destas todas, as aventuras “lendárias” serão aquelas mais envolventes e integradas com a história e personagens que vão surgindo no mundo. São estas também que sempre irão providenciar maiores recompensas. Outra forma fácil de ganhar estes pontos é ir cumprindo os diversos objectivos/desafios impostos pelo jogo. 





4. Falando ainda em “Desejos”, recomendamos que somente os usem em packs de 10. Isto porque o jogo tem um sistema “anti azar”, onde a cada 10 desejos é garantido um equipamento ou personagem de nível 4 ou superior. Certamente demora bastante mais que pedir cada desejo individualmente, mas a longo prazo compensa bastante. A percentagem de um artigo de 4 estrelas (o segundo melhor do jogo) é de 5%, quanto a de 5 estrelas é somente 0.6%. Por isso podem ver a importância de seguir com esta regra de ouro! 

5. Abordando agora a questão da jogabilidade. É essencial que construam uma equipa equilibrada e multi funcional. Queremos com isto dizer que devem aproveitar ao máximo as reacções elementares e respectivos efeitos (ver gráfico abaixo). Desta forma devem escolher primordialmente quais os elementos que querem ter na equipa e somente depois escolher a personagem (com essa afinidade elementar) que tem melhor estatísticas. Devem portanto focar-se em fazer upgrade às personagens que mais usam e que funcionam melhor em conjunto. 




6. Na sequência do ponto anterior é fundamental trocar frequentemente de personagem quer durante a exploração, quer durante as lutas. Alguns personagens são melhores na exploração, enquanto outros funcionam melhor nas lutas. Ainda quando defrontam bosses, é essencial que consigam obter os benefícios elementares indicados acima e para isso é necessário utilizar diversas personagens simultaneamente. É normal para nós jogadores acomodarmo-nos a uma ou outra personagem com a qual nos ajustamos e identificamos melhor, mas é um situação que deve ser evitada. Acima de tudo, não ter medo de sair da zona de conforto (uma equipa com que já joguem à muito tempo) e experimentar com outras personagens. 

7. A longo prazo, o grande problema de Genshin Impact é o sistema integrado de utilização de resina. A resina é uma comodidade ingame que é usada para entrar em eventos, passar desafios e abrir certas flores dentro do jogo. É nestas ocasiões que obtemos os items mais difíceis para subir a classe das nossas armas e personagens. Mas esta “Resina” é uma comodidade muito limitadas (somente temos 120 no máximo) e que vai sendo reabastecida automaticamente como passar do tempo real. Isto indica que para a recta final da versão actual do jogo, torna-se basicamente a única coisa que conseguirão fazer em Genshin Impact e isso traduz-se em cerca de 15/20 minutos no máximo de jogo a cada 24 horas. Para minimizar essa procura por itens raros, comecem cedo a usar a resina e obter itens, mesmo que ainda não estejam no nível necessário para serem utilizados. 




8. Sempre que encontrem um ser denominado “Amenoculus”, um espécie de brasões flutuantes, tentem captura-los. Estes podem ser oferecidos em estátuas espalhadas pelo mundo providenciado boosts e recompensas enormes. Principalmente ao nível da “Stamina” das personagens, que revela uma importância significativa que na exploração, quer no combate. 

9. Na generalidade, qualquer RPG está praguejado de NPCs que não tem qualquer outro objectivo para além de vos fornecedor umas quantas linhas de dialogo completamente inúteis. Contudo em Genshin Impact, isto não totalmente verdade. Principalmente fora das grandes localidades ou aldeias, se encontrarem um NPC recomendamos que falem sempre com ele. É frequente existirem missões escondidas ou venderem itens que não encontram nas lojas tradicionais dentro das cidades. 

10. Não desprezem a importância das refeições no jogo. Na vasta maioria do casos é a única forma de subir de saúde, ressuscitar ou dar aquele benefício adicional que vai fazer a diferença numa batalha com um boss. Para isso devem ir cumprindo com varias side quests e procurando pelo mundo todo por receitas adicionais. Podem comprar directamente de restaurantes estas comidas “Take away”, mas recomendamos que as cozinhem vós próprios sempre que possível, pois quererão guardar o vosso ouro para fazer upgrades às armas e acessórios. Não queiram estar a meio da exploração de uma masmorra e ficar sem comida, pois o mais provável será ficarem sem forma de recuperar uma personagem caída de volta a uma situação útil para a equipa. 





Artigo Por: Carlos Silva 

Genshin Impact: Guia para Novatos Genshin Impact: Guia para Novatos Reviewed by Carlos Silva on outubro 19, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.