[Análise] Pumpkin Jack [NSW]

 



Tratando-se de uma excelente, divertida e aterrorizante experiência para esta altura de Halloween, Pumpkin Jack, conforme entregue pela Headup Games é produzido (por mais surpreendente que possa parecer), por uma única pessoa de seu nome Nicolas Meyssonnier (um jovem Francês indie DEV e artista 3D).

Neste jogo somos brindados com uma experiência bastante similar a títulos deste mesmo género, como é o exemplo de Medievil ou Jack and Dexter. Neste caso em particular, Pumpkin jack revela-se como uma excelente mistura para a época em que o mesmo é lançado, o Halloween! 

Neste título podemos contar com uma mistura de mecânicas, principalmente entre defrontar diversos adversários e resolver os mais variados puzzles e enigmas. Estes últimos com a ajuda de alguns companheiros que iremos obtendo no decorrer da história ou níveis como são conhecidos os capítulos do jogos. 
Na sua vertente de resolução de puzzles podemos ter que passar por locais mais pequenos e aí a nossa personagem tém que usar a cabeça para os resolver, no sentido literal da palavra.

Agora que já conhecemos um pouco os termos genéricos da jogabilidade não podemos deixar de falar em termos de enredo, pois sem um não consegue fazer um jogo destes! A nossa história começa quando o Diabo aborrecido por tanta felicidade e harmonia que existia no reino, decide libertar uma maldição e a horda de monstros de modo a causar algum caos e destruição pelo reino.



Fartos de tanta destruição e sofrimento o povo deste mesmo reino decide convocar um poderoso mago que consiga fazer frente e batalhar as forças do mal. Por sua vez o diabo que se sentiu desafiado por este mesmo campeão decide enviar um campeão da sua confiança para que defronte este mago. E é aqui que começa a nossa aventura!

Na pele de Jack somos lançados para um mundo de fantasia e caos sobre o qual teremos de atuar de modo a fazer com que o mal prevaleça, sim desta vez somos o mau da fita. 

Em termos de jogabilidade, somos brindados com um clássico jogo de plataformas em 3D com um ambiente cartonesco muito semelhante ao que poderíamos encontrar em alguns clássicos nostálgicos da bela Playstation 2.


Podermos verificar que as diversas acções como por exemplo saltar, atacar ou até interagir com os diferentes personagens do jogo, podem ser realizadas com o simples pressionar de um botão no comando, sendo que neste âmbito se encontra muito bem trabalhado tendo em conta o estilo deste título. 
Como indicado acima, todos os comandos no jogo são muito simples e sendo muito responsivo aos comandos dados pelo jogador. Apenas denota de algum delay em algumas combinações de ataques onde podemos esperar cerca de 0,5 segundos até que a nossa personagem responda e faça o pedido.

Apesar de toda esta diversão e entusiasmo que este título possa trazer ao jogador, ficamos um pouco desiludidos com a duração do mesmo, pois apenas consegue facultar um entretenimento de cerca de 6 a 8 horas para completar a história deste jogo. 

Com um ambiente sombrio, mas ao mesmo tempo bastante vivo, Pumpkin Jack transporta-nos para uma completa e divertida ideia de ambiente de Hallowen. Esta impressão é-nos transmitida através de um muito bem escolhido leque de cores e personagens que participam da história deste jogo, todas elas foram bastante bem escolhidas. Dentro da palete de cores podemos salientar os roxos, laranjas e verdes quase que brilhantes algo característicos desta altura do ano e que ajudam imenso na imersão da experiência!

Em termos de categorização do ambiente, como jogador somos inundados por um ambiente medieval, mas ao mesmo tempo cartonesco o com cores escuras mas com contrastes muito vividos. Sendo que o decorrer de todo o jogo é passado em ambientes com novoeiro e sombrios, como pantanos, minas antigas ou florestas, existe uma eclente caracterização dos cenários onde decorrem a aventura.





Em termos de banda sonora que é composta por diferentes melodias e sons também característicos da altura do Halloween pois todos eles são “assustadores e horripilantes”, apesar de que no decorrer do nosso jogo se podem tornar algo repetitivos ao ouvido. Esta sonoridade foi criada por Yohan Jager, músico freelancer que já teve algumas participações em filmes como Curse of the Scarecrow ou no jogo Mowin & Throwin.


Conclusão

No geral este jogo dá-nos uma excelente experiência que apesar de deixar o jogador colado ao ecrã, não deixa de se tornar curta com apenas cerca de 6 a 8 horas de jogo. 

Contudo não deixa de todo de ser um título bastante bem concebido, tanto em termos gráficos como em termos de jogabilidade, o que pode facilitar de várias formas a aceitação por parte do publico, para além de que irá trazer algumas recordações de como foi jogar o velhinho Medievil.

 

O Melhor: 

  • Gráfico e banda sonora bastante bem construídos;
  • Mecânicas de jogabilidade bem pensadas;
  • Jogabilidade divertida e fácil de entender que recorda alguns títulos antigos como Medevil;

O Pior: 

  • Banda sonora por vezes repetitiva;
  • Curta duração de tempo até ao termino da história;

 

 

Pontuação do GameForces – 7.5/10 

 

 

Título: Pumpkin Jack 
Desenvolvedora: Nicolas Meyssonnier 
Publicadora: Headup Games 
Ano: 2020

 

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Headup Games

  

Autor da Análise: Bruno Neves

 

[Análise] Pumpkin Jack [NSW] [Análise] Pumpkin Jack [NSW] Reviewed by Bruno Neves on outubro 26, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.