Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 6: Min Min

Para muitos, Super Smash Bros. é mais do que o “jogo de luta da Nintendo”. Há quem o considere uma homenagem à história dos videojogos, reunindo num só lugar várias das personagens que marcaram esta forma de entretenimento – sentimento esse que se foi intensificando com a adição de grandes personagens de outros desenvolvedores como Snake, Sonic e Cloud.

Não é por isso surpreendente que a revelação de novas personagens esteja envolta em expectativa e especulação – quase como se de um evento se tratasse. Por esse motivo, decidimos fazer um artigo por cada novo lutador do Fighters Pass 2, falando um pouco da sua história, tanto como personagem e como novo lutador de Smash – não tanto focando nos aspetos técnicos dos seus ataques, mas sim nos moldes em que foi transposto para o jogo de combates e nas referências que inclui ao seu jogo original.


O Anúncio

Byleth, o protagonista de Fire Emblem: Three Houses, foi anunciado como a última personagem do Fighters Pass original, em dezembro do ano passado. Na altura, Smash Ultimate já tinha celebrado um ano de vida e recebido várias atualizações significativas, pelo que não seria descabido esperar que o suporte ao jogo se ficasse por ali. Foi por isso uma surpresa quando, no final da transmissão, Sakurai anunciou que seis novos lutadores seriam adicionados ao jogo, como parte do Fighters Pass Vol.2.

Foi apenas em março, três meses depois, que recebemos novidades relativamente ao novo lutador. Na Nintendo Direct Mini decorrida nesse mês, foi revelado que a próxima personagem a entrar nos combates em Smash Ultimate seria proveniente de ARMS – mas teríamos de esperar até junho para descobrir quem ela era e para a utilizarmos no jogo.


Dito e feito: no dia 22 de junho, Sakurai finalmente realizou uma nova transmissão em direto para puxar a cortina e apresentar o novo lutador. Apesar dos integrantes do primeiro Fighters Pass também terem sido tornados públicos através de transmissões orquestradas por Sakurai, esta última teve um toque só seu: devido à situação pandémica, a apresentação foi gravada a partir da casa do próprio diretor do jogo. Graças a estas condições peculiares de trabalho, tivemos um vislumbre da sua sala de estar e da sua coleção de consolas. Após uma breve introdução à sua sala de estar e a ARMS (e uma explicação do porquê de Sakurai ter dois enormes televisores lado a lado), chegou o momento aguardado pelos fãs: o trailer de revelação do novo lutador. 

Qualquer uma das personagens de ARMS podia tomar o lugar, e o trailer fez questão de deixar isso bem claro. Nele, os vários lutadores de ARMS enfrentam-se com unhas e dentes, enquanto Captain Falcon e Kirby comem ramen diante de uma sorridente empregada de restaurante. Mas no final, quem proclama vitória é a jovem empregada, que se revela na arena como Min Min.

Talvez alguns se tenham perguntado: porquê a Min Min? Sakurai rapidamente deu a resposta: porque essa era a escolha do produtor de ARMS. Embora alguns possam pensar que o protagonista de ARMS é Spring Man, a verdade é que no jogo todas as personagens têm igual importância.


A Personagem

Min Min é uma jovem chinesa de 18 anos trabalha como empregada de mesa no restaurante da sua família, a Mintendo Noodle House – e é para promover o negócio de família que participa na ARMS League.

Tal como os restantes lutadores de ARMS, Min Min pertence à reduzida porção da população com a habilidade ARMS. Esta habilidade permite-a usar braços extensíveis para lutar, que no caso desta jovem chinesa tomam a forma de macarrão chinês. Na extremidade destes braços, é possível equipar uma pletória de armas diferentes, sendo que no início a lutadora tem à sua disposição três braços standard: Dragon, Megawatt e Ramram.

A esta lutadora insaciável, está associada a arena de combate Ramen Bowl – que como o seu nome indica, é uma enorme tigela, rodeada por decoração marcadamente chinesa e construída em frente ao restaurante de noodles da família da Min Min.

Até ao momento, ARMS é o único jogo para além de Smash em que a jovem figurou – algo que é fácil  de compreender quando temos em mente que este novo IP da Nintendo foi lançado há apenas 3 anos.


O Lutador

Com Min Min, Sakurai não quis simplesmente dar movimentos à personagem para a enquadrar na jogabilidade de Smash; pelo contrário, a jogabilidade de ARMS foi adaptada para o plano 2D. Assim, em Ultimate, o botão A controla o seu braço esquerdo e o B o seu braço direito – um claro distanciamento do modelo de ataques das outras personagens, em que A se centra em ataques normais e B em ataques especiais.

Ora, os mais atentos já poderão ter notado uma pequena diferença entre os controlos em ARMS e em Smash: no jogo original, o A controla o braço direito e B o esquerdo! Ou seja, a equipa de desenvolvimento deliberadamente inverteu os controlos! Sakurai explicou o motivo para esta decisão na sua coluna da Famitsu. Min Min, tal como a maioria dos lutadores destros, mantém o pé esquerdo em diante quando em repouso – o que leva a que sua mão esquerda faça o mesmo. Esta posição tornava pouco apelativo visualmente o ato de trocar entre ARMS com o braço esquerdo, pelo que os controlos foram invertidos para que fosse o braço direito aquele em que trocamos entre ARMS.

E a que é que nos refiromos quando falamos em trocar entre ARMS? Quando Min Min ataca com o seu braço esquerdo, ela usa o ARM Dragon. Porém, com o direito, é possível trocar entre os três ARMS padrão que a jovem usa no jogo original, usando o down special! Ramram, equipado por definição neste braço, inflige poucos danos, mas estende-se rapidamente e tem uma trajectória arqueada. Megawatt, por seu lado, é um ARM pesado que, quando carregado, é carregado com eletricidade. É o mais lento do conjunto, mas é também o ataque mais forte na manga da lutadora. Por fim, Dragon tem a particularidade de, após a sua extensão, poder disparar um raio contra os oponentes – permitindo-lhe cobrir assim uma maior distância.

Por fim, gostávamos de assinalar uma propriedade particular do Up Smash de Min Min: este ataque é um pontapé, capaz de refletir projéteis. Esta característica é uma referência aos pontapés que ela dá quando fazemos um dash em ARMS, e que lhe permitem defletir as investidas dos adversários.

O Cenário

Ao contrário do que seria de se esperar, Min Min não se faz acompanhar de Ramen Bowl. No seu lugar, foi adicionado o cenário Spring Stadium, uma arena associada a Spring Man em ARMS. Inicialmente, nada salta à vista neste novo cenário, mas pouco demora até repararmos nas suas duas particularidades especiais: ocasionalmente, trampolins surgem nas extremidades da arena e na plataforma que paira sobre ela, que permitem aos jogadores saltarem a elevadas altitudes e causar danos aos oponentes na subida. Além disso, existem dois arcos sobre o cenário que são sólidos (mas apenas de baixo para cima), pelo que lutadores projetados contra eles ressaltarão - abrindo possibilidades em termos de combos e acontecimentos imprevistos.


Não há novo cenário em Smash sem música, e música é o que não falta em Spring Stadium. Foram adicionadas 18 músicas baseadas em ARMS, sendo 2 delas novos remixes feitos por Atsuko Asahi, o compositor responsável pela banda sonora de ARMS: "Ramon Bowl" e "ARMS Grand Prix Official Theme Song".



Com a inclusão de Min Min em Super Smash Bros. Ultimate, finalmente temos uma muito bem-vinda representação de ARMS no crossover de universos da Nintendo - representação esta que estava previamente relegada a um Assist Trophy, dois fatos para Miis e alguns Spirits

Após esta ótima adição ao elenco de Smash Ultimate, ainda faltam mais cinco lutadores para concluir o Fighters Pass Vol. 2. À medida que estas personagens se juntarem às batalhas neste popular jogo de luta, nós iremos realizar um novo artigo nos mesmos moldes a celebrar a sua chegada!

Nota: este artigo foi realizado com base num código para o Fighters Pass Vol. 2, gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.
Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 6: Min Min Visão Geral de Fighters Pass Vol.2 - Challenger Pack 6: Min Min Reviewed by Tiago Sá on setembro 25, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.