Joias em Bruto - Playstation 4

Com uma vasta colecção de títulos disponíveis, a Playstation é certamente uma plataforma vocacionada para todo o tipo de jogadores. Desde jogos de grande exposição a pequenos lançamentos independentes, existe de tudo e para todos na consola.

Neste artigo pretendemos chamar à atenção alguns títulos que apresentam uma possibilidade de crescimento acima do normal. Esta avaliação  será objectiva não somente a uma maior difusão de mercado, mas principalmente num crescimento  da jogabilidade e elementos caracterizadores da obra.


Arc of Alchemist, Compile Heart & Idea Factory, 2019




Arch of Alchemist é um action RPG desenvolvido pela Compile Heart e publicado pela Idea Factory que apresenta um pacote de conceitos que funcionam bastante bem entre si. Por um lado existe toda a componente de um tradicional RPG, por outro temos deslumbres de um modo de estratégia que complementa perfeitamente o primeiro. Este é um conceito que facilmente associamos a títulos de maior envergadura como Ni No Kuni 2, que permite facilmente ampliar a jogabilidade do titulo.
Contudo, a grande justificativa de este ser um título com óptima possibilidade de crescimento é a sólida caracterização das personagens e o enredo apresentado, principalmente equacionando que muito ficou por contar no final da história. De facto, a sensação que ficamos no final do jogo é de "Agora que começou a aquecer é que o jogo acaba".



Terminator: Resistance, Reef Entertainment, 2019


O destino da série "Terminator" no cinema tem sido caracterizada por altos e baixos. Por um lado temos dos maiores marcos de filmes de acção da década de 90, por outro somos brindados por episódios de mediocridade e que pouco jus fazem a um mundo com uma possibilidade de desenvolvimento extraordinária.
Terminator Resistance é um sólido jogo na primeira pessoa neste mundo, que mistura elementos de acção com furtividade. O seu lançamento passou despercebido a muitos, talvez por fazer parte da mesma equipa que nos apresentou Rambo, mas muito mais provável é mesmo o declínio da serie na sua vertente cinematográfica nos últimos anos ter afastado os fãs deste título.
Com uma história sólida e bem interligada com os eventos dos dois primeiros filmes, apresenta-nos a realidade do mundo depois do dia do julgamento, onde a humanidade luta pela sobrevivência com as máquinas. O ambiente, personagens e ritmo do jogo está óptimo e com um significativo investimento poderia facilmente tornar-se num dos principais jogos de primeira pessoa da próxima geração. O grande desafio seria mesmo conseguir evoluir, enquanto mantendo tudo o que fez de certo neste lançamento.



Blasphemous, Team 17, 2019






A série "Souls" é certamente um marco na industria, ao ponto de denominar jogos de "Melee fighting" como "Souls Like". Com diversos estúdios a tentar capitalizar neste sucesso,  a Game Kitchen apresenta uma refrescante variação ao imputar este complicado estilo a um jogo de plataformas. Não sendo propriamente o primeiro título com estas características, também não é dos mais conhecidos. Este facto, associado a um setting rico e uma banda sonora cativante torna-o uma joía em bruto que poderá crescer significativamente se apostarem em uma ampliação do mundo criado e apresentarem novidades na jogabilidade para a manter fresca. Principalmente será necessário criar uma maior variedade de cenários que permitam manter o interesse do jogadores.



Children of Morta, 11 bit Studios, 2019




O títulos denominados por "Rogue Like" são normalmente associados a lançamentos únicos pela natureza da sua jogabilidade. Contudo Children of Morta apresenta um setting cativante e envolvente, com personagens "vivas" e um story telling do melhor que existe. Por um lado reconhecemos que existe um final naquele conto, mas por outro gostaríamos que a Dead Mage arriscasse mais em apresentar um novo conto naquele mundo mágico. Graficamente, a arte pixelizada apresenta uma beleza intemporal, mas, neste caso, acreditamos que um arte desenhada à mão seria o encaixe perfeito para a serie.


Control, Remedy Entertainment, 2019





Este título é possivelmente o lançamento com maior destacamento desta lista. Certamente apresenta um conceito diferenciador que por si só poderia justificar o novo lançamento. Mas a nossa avaliação passa pelo conceito de "jóia em bruto" e nessa valência, podemos considerar que as diversos problemas encontrados durante o jogo não permitem que esta jóia brilhe como devia. Certamente é um título reconhecido por muito e com diversos prémios galardoados, mas poderia ser muito mais do que isso. Com a resolução dos problemas de performance,  gráficos algo datados para a consola e experiência que procuram fornecer, facilmente pode-se tornar uma das jóias das coroa da consola. O enredo é cativante e permite uma boa expansão dentro do mesmo tema ou numa temática similar.



Brothers: A tale of two sons, Starbreeze Studios, Fractured Byte, Turn Me Up Games Inc, 2013




A aventura dos dois irmãos que procuram um antídoto para o seu pai, fazendo-os atravessar montanhas, cavernas, desfiladeiros  e cidades praguejadas de perigos e quebra cabeças é mais de que um videojogo. É um conto e uma experiência de reflexão que nos leva a ponderar sobre alguns elementos da nossa vida. Nesta situação não acreditamos que o jogo necessite de evoluir, mas a equipa que o criou certamente cresceu o suficiente para apresentar uma nova experiência, quiçá numa nova realidade e com outros personagens que nos façam novamente ficar arrebatados com toda a magia que envolve uma experiência destas. Brothers foi um projecto de "amor" do seu produtor, algo que fez pelo seu gosto pela cinematografia associada aos videojogos, acreditamos que esta é uma premissa que apresenta potencial para crescimento significativo quando associada à experiencia adquirida com este título em particular.


Artigo por: Carlos Silva


Joias em Bruto - Playstation 4 Joias em Bruto - Playstation 4 Reviewed by Carlos Silva on maio 29, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.