[Análise] Psikyo Shooting Stars Bravo [NSW]



Psikyo Shooting Stars Bravo é o irmão gêmeo da colecção Alpha e volta a juntar mais 6 títulos icônicos num só cartucho. Toda a ação e adrenalina permanecem aqui, desta vez com Gunbird e Sengoku Aces, duas eletrizantes trilogias que também fizeram parte do sucesso da Psikyo a fazer as delicias dos fãs do género. Todas as demais opções continuam idênticas, tais como os vários níveis de dificuldade, quantidade de vidas disponivel por jogo e as tabelas de pontuação. Permanece também a opção única da Nintendo Switch de jogar todos os títulos na vertical, remetendo desta forma a uma experiência mais fiel à das arcadas e o multiplayer co-op.


Sengoku Ace
O primeiro título desta colectânea Sengoku Ace ou Samurai Aces, lançado inicialmente em 1993, foi o primeiro título da Psikyo e fonte de inspiração para as séries Gunbird e Strikers 1945. A acção decorre durante a era feudal sendo possível escolher entre 6 heróis para salvar uma princesa que foi capturada por um temível culto. Apesar do tema ser a era feudal controlamos aviões e derrotamos enormes inimigos e robôs, revelando deveras uma mistura no minímo estranha.



Sengoku Blade
Após os sucessos de Gunbird e Strikers,  em 1996 regressa a série Sengoku. Desta vez num shmup horizontal, temos a possibilidade de controlar 5 personagens com a história da decorrer novamente durante a era feudal. Contudo existe também uma temática base muito steam punk, misturando diversificadas maquinarias a vapor. Ainda que cada personagem tenha fins e caminhos alternativos, infelizmente a história é praticamente a mesma: salvar uma princesa e derrotar o temível culto que deseja ressuscitar um demônio.




Sengoku Cannon
Sengoku Cannon é o terceiro título da série Sengoku e um dos últimos da Psikyo, saindo já em 2004.  Mantendo o estilo shooter horizontal, à semelhança do seu antecessor, as maiores diferenças encontram-se na arte 3D dos backgrounds e nos seguimentos dos níveis, sendo estes e, quantidade inferior mas mais longos. No início temos ao dispor 4 personagens mais duas secretas para desbloquear após terminar o jogo em poucas sessões. Fundamentalmente é um título que consideramos ser um final merecido para esta série.



Gunbird
Em 1994 é lançado o segundo Shmup e a nova série da Psikyo. Neste título temos a particularidade de nos apresentarem uma arte estilo Manga, com personagens cômicas e bastantes coloridas. A história acompanha as aventuras de 5 personagens que procuram colecionar pedaços de um espelho, para conseguirem pedir um desejo (ainda que a maioria não sai exatamente como o pretendem!). Mas não é só nos desejos que cada personagem é única, pois cada uma possuí disparos exclusivos e ataques especiais diferentes, pelo que existe alguma variedade na jogabilidade.



Gunbird 2
Depois do sucesso dos dois Strikers 1945 a Psikyo em colaboração com a Capcom lançaram em 1998 Gunbird2. Como equipa que ganha não se mexe, o gameplay permanece o mesmo do seu antecessor, mudando apenas as personagens mas com o mesmo objectivo em realizar o desejo mais íntimo. A única novidade é o sistema de pontos em cadeia onde temos de colecionar medalhas específicas sequencialmente para conseguir o máximo de pontuação possível.



Gunbarich
Gunbarich saiu em 2001 como spin off da série Gunbird. Um jogo estilo Brick Breaker com a personagem principal Marion e o amigo pirata Grutan. Felizmente não se trata apenas de um clone mas sim um belo híbrido entre Brick breaker e Shmup. Enquanto tentamos destruir os blocos temos de derrotar inimigos ou desviar dos seus disparos, colecionar Power ups e derrotar enormes Bosses. É um título com um conceito interessante que revela ser uma mais valia pela sua variadade dentro desta colecção.



Apesar da Psikyo ter encerrado em meados de 2005 deixou um legado na história dos videojogos incrível, especialmente no gênero Shoot’m-up como Gunbird ou Strikers 1945, mas como se costuma dizer, infelizmente tudo o que é bom acaba. Felizmente podemos ter o prazer de reviver estes clássicos nestas maravilhosas coleções que merecem todo o carinho dos amantes do género.




Resumo
Apesar de não encontrarmos títulos tão marcantes como em Psikyo Shooting Stars Alpha não deixa de ser uma excelente coleção com Gunbird à cabeça. Se gostam do género esta colectânea vale seguramente o seu preço e o lugar em qualquer coleção de um detentor da Nintendo Switch.


O melhor:
  • Série completa Gunbird;
  • Série completa Sengoku Aces;
  • Excelente optimização de todos os jogos e integração com a Nintendo Switch.


O pior:
  • A série Sengoku Aces ligeiramente mais fraca.



Pontuação do GameForces – 7.0/10




Título: Psikyo Shooting Stars Bravo

Desenvolvedora: City Connection
Publicadora: Nippon Ichi Software
Ano: 2020

Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nippon Ichi Software.


Artigo por: Sérgio Dias

[Análise] Psikyo Shooting Stars Bravo [NSW] [Análise] Psikyo Shooting Stars Bravo [NSW] Reviewed by Carlos Silva on fevereiro 11, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.