The Cruel King and the Great Hero [NSW] - Um Conto de Fadas em Forma de VideoJogo



Um conceito inequívoco entre os fãs de RPGs é que as personagens e a história fazem um jogo. São dois elementos basilares, que pautam claramente qual a experiencia que estará para ser desfrutada. Em “The Cruel King and The Great Hero” somos agraciados com uma caracterização de personagens excelente, que perdurará na memória dos jogadores. Ainda que não se revele com um enredo diferenciado dos demais títulos do género, consegue entregar a quem apostar o seu tempo nele uma experiência definitivamente marcante.

O motivo deste impacto passa, como mencionado, pela óptima caracterização de personagens, suportada por uma arte e design extremamente cativante e belo. Todo o título assemelha-se visualmente à experiencia de ler um livro animado. O grafismo, cuidadosamente desenhado á mão, consegue transmitir algo diferente durante toda a experiencia e no seu final perdurará certamente na mente de quem o tiver experimentado.



A aventura segue as peripécias de Yuu, uma jovem que ambiciona seguir os passos do seu pai, um grande herói de outrora que conseguiu derrotar o rei demónio, ainda que lhe tenha custado a própria vida. Sob a tutela do seu pai adoptivo, o gentil rei dragão, Yuu vai prosseguindo na sua viagem enquanto descobre novas realidades e personagens com quem interagir.

Não sendo propriamente um enredo diferenciado, serve para ir mantendo interesse mesmo denotando claramente qual o será a concretização da história. O título não é uma experiencia muito longa (para o padrão da maioria dos RPGs modernos), rondando as 15 horas, contudo a sua repetividade midgame tende a revelar que a sua duração encontra-se no ponto ideal.



O efeito acima é resultante principalmente da jogabilidade existente. The Cruel King and the Great Hero é um RPG por turnos, à semelhança de jogos como Dragon Quest, Persona ou dos Final Fantasy mais antigos. Este factor, associado à existência de batalhas aleatórias que surgem (em demasia) durante as secções de exploração, tendem a abrandar bastante o pacing da história. Basicamente existem quatro personagens jogáveis, que poderemos equipar e evoluir. Com a sua evolução vão desbloqueando novas habilidades. Portanto, algo facilmente reconhecível para qualquer fã do género.

Estas personagens estão bastante bem caracterizadas, onde não somente a sua arte conceptual, como a entrega dos actores responsáveis pela vocalização, ajuda imenso a criar laços de empatia com estas. De igual forma, o belíssimo desenho dos cenários ajuda imenso a interiorizar esta experiência. Os cenários em si são navegáveis somente longitudinalmente, com a possibilidade de subir e descer em pontos de travessia predeterminados. Não obstante, não sentimos qualquer forma de prisão de exploração e o mapa disponibilizado é bastante útil para poder planear as nossas incursões entre pontos de viagem rápida.



No que se refere à banda sonora, deixamos a nota de estar bastante bem conseguida. Principalmente na recta final, os tons melancólicos que acompanham a evolução cognitiva da personagem principal encaixa perfeitamente nos eventos a decorrer.

Por fim, deixamos uma nota relativa à dificuldade da experiência. Durante todo o jogo, os conceitos introduzidos são de simples entendimento e as mecânicas de combate e evolução da personagem são os mais básicos possíveis (para um jogo do género). À falta de melhor termo, diríamos ser os fundamentos básicos do género. Por este motivo é de estranhar alguns picos de dificuldade que justificam a necessidade de algum grinding. Nota-se, desta forma, uma tentativa algo falhada em aumentar a dificuldade do jogo, que a nosso entender não se justifica. Não obstante, se forem concretizando as diferentes aventuras secundárias que vão surgindo, este factor será bastante mitigado.




Conclusões

The Cruel King and the Great Hero é um simpático RPG, cuidadosamente desenhado à mão que nos apresenta uma história de suplantação e crescimento. Aos jogadores é apresentada uma experiência cativante, ainda que elementar no que se refere às suas mecânicas.

A sensação final é estarmos perante um conto de fadas que nos é apresentado de uma forma mágica. Não obstante das tediosas batalhas aleatórias, a experiencia tende a revelar-se cativante durante toda a sua duração. Essencialmente, consideramos um título que merece ser passado por todos pelo menos uma vez.




O melhor:
  • Arte belíssima desenhada à mão;
  • Imersão providenciada pelos cenários;
  • Caracterização das personagens;
  • Banda Sonora perfeitamente ajustada à experiencia.


O Pior:
  • Necessidade de Grinding para certas batalhas;
  • Demasiados eventos aleatórios de combate;
  • Algumas linhas da história parecem ser apressadas.




Pontuação do GameForces: 7.5/10



Título: The Cruel King and the Great Hero
Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
Publicadora: Nippon Ichi Software
Ano: 2022


Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo, através de um código para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nippon Ichi Software.





The Cruel King and the Great Hero [NSW] - Um Conto de Fadas em Forma de VideoJogo The Cruel King and the Great Hero [NSW] - Um Conto de Fadas em Forma de VideoJogo Reviewed by Carlos Silva on março 17, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.