Notícias Nintendo da Semana - 14/02/2022 a 20/02/2022

 Lojas digitais eShop da Wii U e 3DS serão encerradas em março de 2023

Nesta semana, a Nintendo anunciou que as lojas digitais da Wii U e 3DS serão encerradas em março de 2023, deixando portanto de ser possível adquirir todo o tipo de conteúdos a partir das mesmas (jogos, aplicativos, demos, DLCs, etc.).

Em preparação desde acontecimento, serão removidas as opções de adição de fundos a contas de eShop Wii U/3DS por cartões de crédito e por cartões pré-pagos (Nintendo eShop Cards), a 23 de maio de 2022 e 29 de agosto de 2022 respetivamente. Entre esta última data e março de 2023, será possível adquirir jogos através de códigos de download, dos fundos previamente adicionados à conta e dos fundos presentes numa Conta Nintendo (após esta conta ser associada ao Nintendo Network ID usado na Wii U/3DS).

Mesmo assim, este encerramento das eShop não terá repercussão em várias funcionalidades das consolas afetadas, pelo menos no "futuro imediato". Após março de 2023, continuará a ser possível jogar online em jogos suportados, descarregar de novo conteúdos adquiridos no passado, descarregar atualizações para os jogos possuídos e, apenas nas consolas Nintendo 3DS, descarregar temas gratuitos da Loja de Temas. Por outro lado, deixará de ser possível:

  • Adquirir quaisquer conteúdos - nas consolas Nintendo 3DS, isto inclui conteúdos pagos, partidas e passes em aplicações como a Praça Mii StreetPass, a Loja de Temas, o Nintendo Badge Arcade e o Pokémon Bank, que se tornará gratuito após o encerramento da eShop. Nas consolas Wii U, isto inclui os passes em aplicações como Wii Sports Club;
  • Descarregar demos e aplicações de instalação gratuita;
  • Utilizar ou registar códigos de download;
  • Adicionar fundos ao saldo da Nintendo eShop.

Este anúncio aconteceu aproximadamente três anos após o lançamento do último jogo publicado pela Nintendo para a 3DS, Kirby's Extra Epic Yarn, e cinco anos após o lançamento do último jogo publicado pela Nintendo para a Wii U, The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Por outro prisma, esta notícia foi divulgada aproximadamente 9 anos após a chegada às lojas da Wii U, e nas vésperas do 11º aniversário da Nintendo 3DS no Japão. 

Esta notícia tem um peso bastante negativo para a porção de jogadores ativos dentro dos 75,94 e 13,56 milhões de pessoas que adquiriram uma 3DS e Wii U respetivamente, e não é propriamente diferente em execução face às medidas similares empregues com a Wii e DS. As lojas destas consolas foram encerradas em 2019 e 2016 respetivamente, ou seja, aproximadamente 10 anos e 12 anos após a sua disponibilização no mercado, respetivamente.

Porém, se foi possível adquirir jogos digitais para estas consolas durante mais de uma década, os utilizadores da Wii e DS viram a sua atividade com estes dispositivos limitada desde algum tempo atrás. O fim dos serviços online da Wii e DS foi anunciado em fevereiro de 2014 e teve efeito em maio de 2014, apenas dois anos após o lançamento dos últimos jogos first-party para DS e Wii na Europa (Pokémon Black 2/White 2 e Mario Party 9, respetivamente). Porém, nesta ocasião, assistimos ao inverso do que está a acontecer agora com a Wii U: em vez de ter sido fechada a loja digital, foram terminadas as funcionalidades online dependentes dos servidores da Nintendo, incluindo jogabilidade online. No entanto, é importante assinalar que este encerramento do Nintendo Wi-Fi Connection em 2014 foi precipitado pela falência da GameSpy, empresa responsável pela infraestrutura online da Nintendo.

A título de curiosidade, a maioria das lojas digitais dos sistemas da Microsoft e da Sony, as outras duas grandes desenvolvedoras de consolas, encontram-se atualmente operacionais. As únicas exceções consistem na PSP, cuja loja digital foi encerrada em 2021 (e cujos jogos digitais podem ser adquiridos pela PS Vita e PS3), e na Xbox original, cujo serviço Xbox Live foi encerrado em 2010. Isto significa que as lojas digitais da Xbox 360 (lançada em 2005) e da PS3 (lançada em 2006) mantêm-se funcionais até hoje, tendo assistido ao nascimento, vida e possivelmente à morte da eShop da Wii U e 3DS.

Como seria expectável, esta notícia levantou questões relativas à preservação do software, à sua disponibilidade legítima para os interessados e ao valor a longo prazo dos produtos Nintendo vendidos em formato digital. Conforme detetado pela Kotaku, na página de assistência da Nintendo of America relativa a este término de serviços foram levantadas precisamente as duas primeiras problemáticas: 

Pergunta: Uma vez que deixou de ser possível comprar software nas Nintendo eShop da Wii U e família de consolas 3DS, vários jogos clássicos deixarão de estar disponíveis para aquisição em qualquer lugar. A Nintendo tornará estes jogos disponíveis para aquisição de alguma outra forma? Se não, porquê? A Nintendo não tem um dever de preservação dos seus jogos clássicos através da contínua disponibilização dos mesmos para aquisição?

Resposta: Mais de 130 jogos clássicos originários de vários sistemas legado estão atualmente disponíveis nas bibliotecas em crescimento incluídas nos planos do serviço Nintendo Switch Online. Vários destes jogos foram melhorados com novas funcionalidades como jogabilidade em rede.

Nós consideramos que esta é uma forma eficiente de disponibilizar conteúdo clássico para uma vasta gama de jogadores. Dentro destas bibliotecas, tanto novos jogadores como veteranos encontrarão não só jogos de que se recordam ou sobre os quais ouviram falar, mas também outros jogos divertidos que poderiam não ter pensado em experimentar de outra forma.

De momento não temos planos para oferecer conteúdo clássico por outras vias.

Este excerto foi posteriormente apagado da página, sem que no seu lugar fosse inserida uma pergunta & resposta que abordasse o mesmo tema.

Se a Nintendo for consistente com as suas posições no passado, é improvável que a companhia japonesa recue nesta decisão, apesar da reprovação manifestada pela comunidade e pela Video Game History Foundation. Como tal, é aconselhável que comprem atempadamente os vossos jogos e conteúdos adicionais mais desejados para a Wii U e 3DS. 



Site temporário da Nintendo relembra o vosso percurso na Wii U e na 3DS

Com o anúncio do encerramento das lojas digitais da Wii U e 3DS, a Nintendo criou um novo site temporário para que os utilizadores destas consolas possam revisitar a sua jornada nesta geração da Nintendo. Em "As Minhas Memórias da Nintendo 3DS e Wii U", poderão descobrir quanto tempo e quantos jogos vivenciaram nestas consolas, quais os três jogos que mais tempo investiram em cada uma delas, descobrir os gêneros de títulos que mais experienciaram, e ainda escolher o vosso jogo mais memorável!

Notem que os dados apresentados foram calculados tendo como base o tempo de jogo entre 26 de fevereiro de 2011 e o final de fevereiro de 2020, e que devido a certos fatores, como o fuso horário em que a consola foi utilizada, as informações poderão ser incorretas em alguns casos. Além disso, aplicações pré-instaladas na consola não são tidas em conta na página, exceto a Praça Mii StreetPass, os Jogos RA e Face Raiders.

Para poderem ver estas estatísticas, precisarão de associar o vosso Nintendo Network ID a uma Conta Nintendo, com as mesmas definições de países.



The Legend of Zelda: Majora's Mask chega ao Nintendo Switch Online + Pack de Expansão no dia 25/02

Na próxima sexta-feira, dia 25 de fevereiro, o clássico da Nintendo 64 The Legend of Zelda: Majora's Mask será incluído na biblioteca retro do serviço Nintendo Switch Online + Pack de Expansão.

Nesta sequela de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, encarnas Link na sua tentativa de salvar a terra Termina de uma colisão com a Lua, tendo para isso de reviver as últimas 72 fatídicas horas desse mundo!



Crunchyroll é lançado para a Nintendo Switch

Se desejam assistir a animes através da consola híbrida da Nintendo, agora terão uma opção para o fazer graças ao lançamento surpresa da aplicação Crunchyroll. 

Esta aplicação de stream contém mais de trinta mil episódios anime de séries como Attack on Titan e My Hero Academia, que podem ser assistidos gratuitamente, mas com publicidade, ou com uma subscrição que remove a publicidade e permite, por exemplo, que os episódios sejam descarregados para visualização offline e que até quatro dispositivos sejam usados em simultâneo. Se quiserem experimentar este serviço premium, podem usufruir de um período teste grátis de catorze dias.

Podem descarregar esta aplicação gratuitamente através da Nintendo eShop.



Papéis de Parede de Shin Megami Tensei V são adicionados ao My Nintendo

Duas novas recompensas digitais foram adicionadas ao programa para fãs My Nintendo. Estas consistem em papéis de parede para computadores e dispositivos inteligentes baseados no recém-lançado Shin Megami Tensei V. Cada um custa 50 pontos de platina e pode ser descarregado através da respetiva página de artigo do My Nintendo



Animal Crossing: New Horizons é atualizado para a versão 2.0.5

No dia 15 de fevereiro, Animal Crossing: New Horizons recebeu uma nova atualização. Esta coloca o simulador de vida na versão 2.0.5 e inclui várias correções de erros:

  • Foi corrigido um problema que impedia o avanço da explicação sobre Photopia em determinadas circunstâncias após o jogador se deslocar para outra ilha;
  • Foi corrigido um problema que impedia a progressão do jogo após a apresentação de uma mensagem quando bastantes objetos de decoração são posicionados na ilha e uma conversação tinha sido iniciada;
  • Foi corrigido um problema que levava a uma incessante explicação da opção "Search by island name" por parte da Luna;
  • Foi corrigido um problema que causava a apresentação de um design customizado em roupas diferente do apresentado na loja de costura;
  • Foi resolvido um problema que indevidamente mantinha um residente da ilha na casa do jogador, após este o ir visitar e o jogador usar uma das seguintes aplicações durante a visita: Room Sketch, Happy Home Network ou Custom Designs Portal;
  • Foi resolvido um problema associado ao desaparecimento da decoração que o jogador tinha aplicado na remodelação da casa de um residente da ilha, após o início de um novo dia;
  • Em Happy Home Paradise, foi resolvido um problema que impedia o avanço do ecrã de loading quando o jogador tentava visitar uma casa de férias após libertar uma formiga ou mosca no jardim dessa casa sem cumprir as condições para o aparecimento destes insetos;
  • Em Happy Home Paradise, foi resolvido um problema que impossibilitava a progressão devida de eventos após o jogador fechar o jogo num momento específico enquanto trabalhava numa instalação;
  • Outros ajustes e correções foram empregues para melhorar a experiência, tanto no jogo base como na DLC.

Notícias Nintendo da Semana - 14/02/2022 a 20/02/2022 Notícias Nintendo da Semana - 14/02/2022 a 20/02/2022 Reviewed by Tiago Sá on fevereiro 20, 2022 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.