[Análise] Asterix & Obelix XXL3: The Crystal Menhir [NSW]





Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir foi desenvolvido pelos estúdios Osome Studio e publicado pela editora Microids. 

 A história deste jogo leva-nos ao ano 50 a.C., onde Gália está inteiramente ocupada pelos romanos com exceção de uma pequena vila onde os heroicos gauleses ainda resistem e lutam contra os invasores. Aí os nossos dois heróis Asterix e Obélix velam pela segurança de toda a comunidade até que um dia, o druida, recebe uma carta da alta sacerdotisa de Thule. Ela avisa o druida sobre uma ameaça que pode afetar o seu povo e pede que ele recorra a um misterioso Menhir para os ajudar. 

 É aqui que começa a nossa emocionante aventura em Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir, num mundo por descobrir com variados climas, muitos romanos por esmurrar, quebra cabeças por desvendar e sem esquecer da famosa poção de Asterix que o transforma num verdadeiro mini Hulk.


 A sua jogabilidade é extremamente fluída, fora alguns momentos com mais ação no ecrã onde se sente algum frame drop.
 Tudo o que podíamos esperar nas nossas lutas contra os romanos está neste jogo. Como exemplo disso temos as particularidades de jogar com qualquer um dos nossos dois heróis, com Obélix usando o Menhir e o seu fiel cão ou Asterix com os upercuts que deixam os romanos de cabeça virada do avesso.  

 Podemos jogar sozinhos escolhendo uma das 2 personagens e alternando durante o próprio jogo ou em modo cooperativo. Em qualquer um dos dois é necessária usar a   agilidade de Asterix e a força de Obelix para resolver quebra-cabeças.
De qualquer forma nunca foi visto um modo cooperativo em nenhum dos jogos anteriores da saga.


 Em termos de grafismo temos, nada mais nada menos, do que uma replica fiel às bandas desenhadas que tanto agradam aos fãs, com muitas cores fazendo com que todos os mundos percorridos sejam uma experiência diferente para o jogador. 

 Também a sonoplastia foi muito bem trabalhada ajudando a imersão do jogador em todos os ambientes passados no jogo. No mesmo ramo temos também comentários e sons feitos pelas nossas personagens e o seu fiel amigo que nos animam e nos dão pistas sobre o que fazer.

 Em sentido inverso está a longevidade deste título, sendo que história principal peca por desafios e talvez uma maior variedade de missões. Já em termos de missões secundárias ajudam a complementar um pouco a curta narrativa bem como todos os coleccionáveis que vamos encontrando nos cenários onde vamos passando. 


Resumo:

 Temos neste Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir uma fantástica aventura para nos divertirmos num jogo a solo ou com um amigo onde as notas predominantes passam por fazer a vida negra a uns quantos romanos e descobrir o mistério deste Menhir que ajuda a alguma diversidade nos golpes aplicados. 

De referir que para um terceiro título na série (primeiro nestas novas gerações) se esperava um pouco mais de longevidade com alguns modos alternativos como mini jogos. 

O Melhor:

  • Grafismo colorido a lembrar a BD; 
  • Jogabilidade fluída e divertida; 

O Pior:
  • Longevidade da historia  


    Pontuação do GameForces – 7.5/10



    Título: Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir
    Desenvolvedora: Osome Studio 
    Publicadora: Microids
    Ano: 2019 

    Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Microids.

    Autor da Análise: Bruno Neves 






    [Análise] Asterix & Obelix XXL3: The Crystal Menhir [NSW] [Análise] Asterix & Obelix XXL3: The Crystal Menhir [NSW] Reviewed by Bruno Neves on janeiro 13, 2020 Rating: 5

    Sem comentários:

    Com tecnologia do Blogger.